sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Alunos das escolas de municipais de São Carlos receberão orientações do Procon sobre direitos do consumidor e consumo sustentável

Alunos das escolas de municipais de São Carlos receberão orientações do Procon sobre direitos do consumidor e consumo sustentável

Em comemoração ao Dia das Crianças o Procon de São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará na próxima terça-feira (10/09), no teatro municipal “Alderico Vieira Perdigão”, o projeto “Procon nas Escolas”, com o objetivo de levar noções de direito do consumidor e de consumo sustentável para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Serão duas apresentações (9h e 15h), do espetáculo “A formiga e a cigarra” da Trupe Tópatu focando como temas o consumo responsável, desperdício e a amizade, com classificação livre.

Segundo o diretor do Procon, André Di Salvo, o objetivo do projeto é levar o direito dos consumidores de uma maneira lúdica e divertida para as crianças, mostrando desde cedo a importância de agir com responsabilidade na hora das compras e fazendo com que elas cresçam com a certeza de que os seus direitos no futuro estão garantidos.

“Esse projeto foi preparado por todos nós com muito carinho para as crianças da rede municipal de ensino, em comemoração ao dia das crianças. Dessa forma, nós iremos desde cedo reforçar a importância da proteção e defesa do consumidor e tirar as dúvidas da criançada através da apresentação de uma peça de teatro infantil com o tema consumo consciente e da distribuição de uma história em quadrinhos desenvolvida especialmente para conscientizar os pequenos consumidores de seus direitos”, explicou André Di Salvo.

Di salvo ressalta, ainda, que este projeto nasceu em razão de uma lei de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Marquinho Amaral, que dispõe sobre a implantação do Programa “Procon nas Escolas – educação para o consumo”, voltado à garantia do desenvolvimento intelectual, social e cultural dos alunos da rede pública municipal de ensino de São Carlos, visando colocar em prática uma das premissas do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que é o direito à educação, também previsto na Constituição Federal.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, o objetivo da lei é conscientizar as crianças acerca do consumo consciente e responsável, “para que cresçam sabendo discernir a importância do consumo por necessidade e o prejuízo causado pelo consumismo desenfreado. Além disso, crianças devem ser identificadas como multiplicadores desse conhecimento, levando as informações recebidas aos pais e familiares”, destacou.

Sinopse do espetáculo: Dona Formiga Gastadeira, é muito trabalhadeira, passa a maior parte do seu dia de lá para cá e daqui para lá recolhendo folhas, sementes e grãos. Sua grande motivação é poder comprar equipamentos de última geração. Já a amiga da formiga, a Cigarra Boavida, é uma moça muito esperta, sabe muito bem como ocupar o seu tempo e gastar o seu provento. Ela é cantora, e faz muito sucesso cantando no teatro, no clube e no boteco da floresta. Suas apresentações estão sempre lotadas com a presença de toda a bicharada. O que será que essas amigas tão diferentes podem ensinar para gente?