Brasil brilha na etapa de Milão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
O Brasil teve grandes resultados no primeiro dia de disputas da etapa de Milão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Itália.
A Seleção Brasileira de Conjunto se apresentou bem na série de cinco fitas. Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pircio levaram o Brasil a obter, na série de cinco fitas, 25.950 pontos, melhor nota do dia. A Polônia ficou na segunda colocação (24.400), e o Uzbequistão (24.100) alcançou a terceira melhor nota. Países que costumam concorrer com o Brasil pelas primeiras colocações, como Itália, Israel e China não apresentaram performances destacadas – nenhum foi além dos 23 pontos. Neste sábado, haverá a disputa da série mista. A soma das pontuações das duas séries apontará quais países irão ao pódio no Conjunto Geral.
Camila Ferezin, a treinadora da Seleção Brasileira de Conjunto, viu evolução no grupo. “A gente está em primeiro lugar porque não houve grandes erros. Fita é um aparelho bem imprevisível. A gente sempre fala que é o conjunto de cinco fitas que vai definir a competição. É um aparelho bem difícil da nossa modalidade. Elas conseguiram fazer melhor do que vinham apresentando anteriormente. E a gente falou bastante pra elas que no Mundial vai ter muita adrenalina. Essa série tem que sair bem na quadra, como elas fizeram aqui em Milão. Depois, o resultado é consequência”.
Duda Arakaki, capitã do conjunto, manifestou grande contentamento. “A gente está muito feliz, muito satisfeita com o que conseguiu realizar em quadra. A satisfação é ainda maior porque a gente viu que conquistou uma boa nota. O Brasil acabou a competição neste primeiro dia em primeiro lugar e ainda não foi a melhor série que a gente poderia fazer. Então a gente está muito empolgada para o Campeonato Mundial. Há muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo”.
No primeiro dia de disputas individuais, Bárbara Domingos registrou belos resultados. A ginasta curitibana se classificou para a final do arco em segundo lugar (28.300). Na bola, outra bela prova: sexta colocação (27.450). No individual geral, a finalista olímpica ocupa o quarto lugar (55.750). Restam duas séries a ser feitas. As três primeiras colocações são ocupadas pela italiana Sofia Raffaeli (59.250), pela alemã Daria Vorfolomeev (57.600) e pela búlgara Stiliana Nikolova (57.450).
A atleta fortaleceu sua confiança, pensando no Mundial do Rio. “Ainda tem muitas coisinhas que temos que ajustar. Porém, poder finalizar o primeiro dia na quarta posição geral é algo que demonstra que estamos evoluindo. Estaremos prontas no Rio. Há dois anos não competia aqui em Milão. Poder voltar pra cá e competir assim está sendo bem gratificante”.
Maria Eduarda Alexandre ficou em 20º lugar na bola (25.900). No arco, a brasileira registrou a 35ª posição (26.050). Ao final do primeiro dia, está no 25º lugar no individual geral (51.950 pontos).
Fotos: Divulgação/CBG