Brasil atropela Estados Unidos no primeiro jogo da fase
final do Grand Prix

A seleção brasileira feminina de
vôlei começou a fase final do Grand Prix com um grande resultado. Nesta quarta-feira
(28.08), numa reedição das últimas duas finais olímpicas, o Brasil venceu os
Estados Unidos por 3 sets a 0 (25/19, 25/12 e 25/10), em apenas 51 minutos de
jogo, no Hokkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, no Japão.
O próximo desafio do time verde e
amarelo, que luta pelo nono título da competição, será às 7h10 desta quinta-feira
(29.08) contra o Japão. O SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo.
As ponteiras Fernanda Garay e a
central Thaisa, ambas com 13 pontos, foram as maiores pontuadoras da partida. A
atacante Gabi, de 19 anos, também pontuou bem com 11 acertos e foi eleita a
melhor jogadora do confronto.
“Estudamos bastante os Estados
Unidos. Isso foi decisivo. Tudo que vimos nos vídeos aconteceu e conseguimos
colocá-las em dificuldades. Deixamos as americanas sem alternativas. Sabemos
que essa foi apenas a primeira final, ainda temos outras quatro decisões em
Sapporo”, disse Fernanda Garay.
Companheira de posição de
Fernanda Garay, a ponteira Gabi fez questão de elogiar a atuação do grupo verde
e amarelo.
“Todo mundo jogou muito bem.
Estudamos os Estados Unidos e soubemos marcar a equipe delas. O diferencial foi
que jogamos bem taticamente. Tanto o nosso bloqueio quanto a nossa defesa
funcionaram. Espero cada vez evoluir mais junto com esse grupo”, afirmou a
jovem atacante que fez sua estreia na fase final do Grand Prix.
Gabi também lembrou que o foco
das atuais campeãs olímpicas tem que se voltar para o jogo contra o Japão.
“Sabemos que o Japão sempre será
um adversário difícil. Elas têm muito volume de jogo e vão vir pressionando o
tempo todo. Estamos com os pés no chão e cada partida aqui será uma final”,
garantiu Gabi.
JOGO PARA FICAR NA
HISTÓRIA
O treinador José Roberto Guimarães analisou a vitória
brasileira e afirmou que não esperava uma vitória como essa.
“Nem no meu sonho poderia imaginar um resultado desses. Hoje
deu tudo certo. A nossa marcação de bloqueio, a defesa, o saque e os
contra-ataques funcionaram bem. Treinamos exaustivamente, vimos muitos vídeos e
ensaiamos as movimentações dos Estados Unidos. As americanas sentiram a
presença do nosso time em quadra. O mérito é do Brasil que se concentrou muito
nas jogadas delas. Eu disse que o sistema defensivo era a chave desse confronto
e defendemos muito bem. Fizemos um grande jogo para ficar na nossa história”,
analisou o treinador José Roberto Guimarães.
Para a partida desta quinta-feira contra o Japão, o
treinador tricampeão olímpico pede paciência para suas jogadoras.
“O Japão é sempre aquele time difícil de ser batido pela
defesa, além da habilidade das jogadoras. É um time que você precisa de
paciência para jogar. Também precisamos manter o sistema defensivo
equilibrado”, finalizou José Roberto Guimarães.
O JOGO
A partida começou equilibrada e os Estados Unidos foram para
a primeira parada técnica com um de vantagem (8/7). Com um bom volume de jogo,
o Brasil virou o marcador e abriu oito pontos (18/10). O time verde e amarelo
seguiu melhor e venceu o primeiro set por 25/19.
Brasil manteve o bom momento no início do segundo set e
abriu seis (10/5). O técnico dos Estados Unidos, Karch Kiraly, pediu tempo. O
time verde e amarelo fez quatro pontos seguidos e a diferença aumentou para
sete (12/5). As brasileiras se destacavam na defesa e no bloqueio e fecharam a
parcial por 25/12.
O time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico do
terceiro set com dois de vantagem (8/6). O Brasil manteve a liderança em toda a
terceira parcial e venceu o set por 25/10 e o jogo por 3 sets a 0.
Equipes
BRASIL – Dani Lins, Monique, Fê Garay, Gabi, Fabiana e
Thaísa. Líbero – Fabi
Entraram – Sheilla e Michelle
Técnico – José Roberto Guimarães
ESTADOS UNIDOS – Glass, Murphy, Hildebrand, Hill, Harmotto e
Gibbemeyer. Líbero – Miyashiro
Entraram – Fawcett, Lichtman, Paolini, Hood e Haglund
Técnico – Karch Kiraly
Fonte:CBV
Foto: FIVB