sábado, 24 de janeiro de 2015

CIDADES: Mais de 150 mil pessoas devem participar da 140ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Mais de 150 mil pessoas devem participar da 140ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre (RS) chega a sua 140ª edição, sendo celebrada com louvor por fiéis gaúchos, que iniciam neste sábado (24) a novena preparatória com o tema “A alegria do Evangelho”. Inspirados pela exortação apostólica do Papa Francisco, a novena segue até o dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, com previsão de 300 mil participantes.

“Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira do coração do nosso povo. Ela é a Mãe de Deus! Ela caminha conosco e nos acompanha nos mares dessa vida. Ela nos abençoa, protege e nos livra das dificuldades e problemas que enfrentamos” afirmou o Padre Ricardo Mostardeiro Costa, capelão do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

O dia festivo terá início às 7h, com a missa celebrada pelo arcebispo, dom Jaime Spengler, seguida de retorno da imagem do Centro ao bairro Navegantes – o traslado da imagem foi realizado no domingo (18). Nesta edição, o trajeto foi modificado, retornando sua passagem pela avenida Farrapos, ao contrário do que se deu em 2014. O motivo é a grande presença de pessoas idosas, que sentiram dificuldades para subir a ladeira que leva à via do bairro Floresta.

Às 10h30min, após a procissão, ocorre a missa campal, presidida por dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil - o representante do Papa Francisco permanecerá na Arquidiocese de Porto Alegre entre os dias 1º e 4 de fevereiro. Durante a tarde, haverá apresentação de bandas católicas.

Fonte: A12
Foto: Ricardo Stricher/PMPA