quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

CIDADES: Disque Pichação 153 auxilia no combate ao vandalismo em Porto Alegre

Disque Pichação 153 auxilia no combate ao vandalismo em Porto Alegre


O Disque Pichação foi inaugurado em 25 de maio de 2006 e integra o programa "Vizinhança Segura" e permite à população denunciar atos de vandalismo contra prédios e monumentos, por meio do telefone 153. Após receber a chamada, a Guarda Municipal vai ao local, aborda o infrator e o encaminha à Polícia Civil ou à Delegacia da Criança e do Adolescente (Deca). A atuação possibilita traçar, pela primeira vez, um perfil dos pichadores que atuam em Porto Alegre, danificando monumentos e desvalorizando pontos turísticos, além de mapear as ocorrências. 

Cerca de 60 agentes da Guarda Municipal atuam nas centrais de monitoramento do Centro Integrado de Comando (Ceic), na Central de Operações da Guarda Municipal, com o apoio das guarnições de rua motorizadas, distribuídos em dois turnos de 12 horas, sendo em média 30 por turno e atendem 24 horas por dia, mantendo também um serviço integrado com a Brigada Militar. 

Os pichadores flagrados são autuados no procedimento de apuração de ato infracional na Lei de Crime Ambiental 960.598, artigo 65, que prevê pena de três meses a um ano, com prestação de serviço à comunidade ou reparação ao dano.

A iniciativa possibilita traçar um perfil dos pichadores que atuam em Porto Alegre, danificando monumentos e desvalorizando pontos turísticos, além de mapear as ocorrências.

DENÚNCIAS - A Guarda Municipal realizou no último ano de cerca de 56 detenções motivadas por pichação, furtos, invasão e dano ao patrimônio público, desacato e depredação. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Estratégia da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), durante o ano passado foram realizadas 90.335 providências e encaminhamentos por conta de patrulhamentos preventivos; inspeções; abordagens; ameaças, agressões e denúncias da população através do Disque Pichação.

De acordo com o secretário José Freitas este serviço está à disposição da comunidade porto-alegrense 24 horas por dia e é uma excelente ferramenta de apoio no combate ao vandalismo do patrimônio público.”Contamos com o apoio de toda a população para que utilize o 153 e denuncie para que possamos ter agilidade nos serviços da Guarda Municipal e possamos preservar a identidade visual de nossa cidade”, finaliza.

Fonte: PMPA