domingo, 22 de fevereiro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Um Tira da Pesada

"Um Tira da Pesada", um dos maiores sucessos da história do cinema e que lançou que lançou Eddie Murphy ao estrelato mundial

Lançado nos Estados Unidos no dia 5 dezembro de 1984, o filme "Um Tira da Pesada" (Beverly Hills Cop)  completou 30 anos em 2014, e é considerado um dos maiores sucesso dos anos 80 e da história do cinema. Lançou Eddie Murphy, que já vinha fazendo um grande sucesso na TV no programa Saturday Night Live, ao estrelato mundial como o detetive de Detroit Axel Foley. Arrecadou 316 milhões de dólares na bilheteria mundial e ganhou duas sequências: Um Tira da Pesada II (1987) e Um Tira da Pesada III (1994).

O longa conta a história de um policial de Detroit que vai a  Beverly Hills, investigar o assassinato de seu melhor amigo e lá faz amizade com dois policiais: Billy Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton), que se unam a ele nas investigações.

Vamos aqui relembrar esse grande sucesso:




- Elenco Principal

  • Eddie Murphy  (Axel Foley)

  • Judge Reinhold  (Det. Billy Rosewood)

Edward Ernest "Judge" Reinhold, Jr. nasceu em 21 de maio de 1957 em Wilmington - Delaware Reinhold. Já atuou em mais de 60 filmes. Sua primeira aparição na tela foi em Wonder Woman episódio de "Amazônia Hot Wax" de 1979 onde ele interpretou Jeff Gordon. Seu primeiro grande filme foi "Picardias Estudantis" de 1982, junto com os atores até então desconhecidos: Sean Penn, Phoebe Cates, Forest Whitaker, Jennifer Jason Leigh, e Nicolas Cage. Mas com certeza seu papel mais famoso o do detetive Billy Rosewood na trilogia "Um Tira da Pesada". 

Também fez sucesso em filmes como "Carro Desgovernado", "Beethoven 3 e 4" e "Meu Papai é Noel 1, 2 e 3". Em 2013 participou do piloto da série "Um Tira da Pesada" que nem chegou a ser produzida. Foi rodado apenas o episódio piloto, que agradou nas sessões-teste mas não convenceu os produtores televisivos. Foi aí que a Paramount viu a oportunidade de retomar a franquia produzindo o quarto filme da série que deve ser lançado nos próximos anos.

  • John Ashton (Sgt. John Taggart)

John David Ashton nasceu em Springfield—MA em 22 de Fevereiro de 1948. Iniciou a carreira participando de vários filmes para TV e séries como "Dallas". O maior sucesso da sua carreira foi o de detetive John Taggart nos "Um Tira da Pesada 1 e 2" Não participou do terceiro filme, pois na época da gravação já estava comprometido com três outras produções. Em 1988, ele co-estrelou a comédia de ação "Midnight Run" como um caçador de recompensas rival de Robert De Niro. Também estrelou em 1994 "Um Jogo divertido" (Little Big League) com Luke Edwards, e apareceu em um papel de apoio em 2007n o aclamado drama Medo da Verdade dirigido por Ben Affleck.

Ashton afirmou que ele estaria disposto a reprisar seus papéis em Um Tira da Pesada 4 e em Midnight 2.

  • Lisa Eilbacher (Jenny Summers)

Lisa Marie Eilbacher nasceu Dhahran na Arábia Saudita em 05 de Maio de 1956. Seu maior sucesso foi no papel de Jenny Summers, em "Um Tira da Pesada". É casada com o fotógrafo Brad May.

  • Ronny Cox (Tenente Andrew Bogomil)

 Daniel Ronald Cox, conhecido por Ronny Cox nasceu em Cloudcroft - EUA em 23 de julho de 1938. Seus maiores sucessos foram nos filmes Deliverance (1972),  Robocop (1987) e em "Um Tira da Pesada 1 e 2".

A partir dos anos 90, declarou que deixaria a carreira de ator em segundo plano, focando na carreira musical como cantor e compositor. Ele se apresenta desde então em teatros e festivais nos EUA.

  • Steven Berkoff (Victor Maitland)

Leslie Steven Berks (Berkoff) nasceu em 3 de Agosto de 1937 em Stepney na Inglaterra. É um ator muito versátil que trabalhou em muitos filmes diferentes. Sua primeira aparição na sétima arte foi em Dixon of Dock Green na data 1955-07-09 e a última foi na data 2016 interpretando The Wednesday Play. É muito conhecido por papéis em filmes e séries como Doctor Who, Riders, Sins, Profissão: Repórter, e muitos mais.

Steven Berkoff participou de um total de 68 filmes e séries ao longo de sua carreira como ator.

  • Bronson Pinchot (Serge)

Bronson Alcott Pinchot nasceu em Nova Iorque em 20 de Maio de 1959) é um ator americano. Já participou de diversos filmes, tendo mais notoriedade pelos seus papéis em Negócio Arriscado e em 2 dos 3 filmes de Um Tira da Pesada. Também é conhecido pelo seus papéis em seriados como Primo Cruzado e Step by Step.

Atualmente, Pinchot está envolvido em projetos de arquitetura e restauração que podem ser vistos no programa do canal DIY , The Bronson Pinchot Project.

Ele também é um requisitado narrador de audiolivros.



- Elenco Secundário

  • James Russo - Mikey Tandino
  • Jonathan Banks - Zack
  • Stephen Elliott - Chefe de polícia de Beverly Hills
  • Gil Hill - Inspetor Douglas Todd
  • Art Kimbro - Detective Foster
  • Joel Bailey - Detective McCabe
  • Bronson Pinchot - Serge
  • Paul Reiser - Jeffrey
  • Michael Champion - Casey
  • Frank Pesce - Comprador de cigarros
  • Gene Borkan - Motorista de caminhão
  • Bronson Pinchot - Serge
  • Damon Wayans - Garçom que dá três bananas pra Axel Foley
  • Chuck Adamson - Abridor do engradado do armazém #1
  • Chip Heller - Abridor do engradado do armazém #2
  • David Wells - Police Dispatcher
  • Michael Gregory - Diretor do Beverly Palm Hotel

- Curiosidades
    • Em 1977, sete anos antes da produção, a primeira versão do roteiro envolveu um policial da costa leste, que foi transferido para Beverly Hills, antes de evoluir para a história de um policial da costa leste que veio para Beverly Hills para vingar a morte de seu amigo. 
    • No DVD do filme, o produtor Jerry Bruckheimer afirmou que o papel de Axel Foley foi oferecido primeiro a Mickey Rourke em seguida, foi oferecido a Sylvester tallone.Outros atores que foram considerados para o papel de Axel Foley incluído Richard Pryor, Al Pacino e James Caan. Em um dos rascunhos anteriores escritos por Stallone, Billy Rosewood foi chamado de "Siddons" e foi morto no meio do caminho através do script durante uma das cenas de ação considerados "muito caro" para a Paramount produzir.
    • Stallone inclusive utilizou algumas de suas idéias para o roteiro em Stallone Cobra.
    • O ator Damon Wayans que fez sucesso no Brasil como o Michael Kyle, da série Eu, A Patroa e as Crianças fez em Um Tira Pesada uma de suas primeiras aparições, justamente, na cena mais lembrada do filme, interpretando o rapaz que entrega as bananas para Axl sabotar o carro dos policiais.
    • Recorde: durante 20 anos, Um Tira da Pesada foi a maior bilheteria entre os filmes com censura 18 anos (R ou Restrict nos EUA), desbancado apenas por A Paixão de Cristo, em 2004.
    • A camiseta que Murphy usa no filme é de Mumford High School, uma escola de verdade em Detroit. O Renaissance Center é visível na cena de abertura.
    • Gil Hill, o ator que interpretou o inspetor Douglas Todd, era um detetive da vida real, no Departamento de Polícia de Detroit, que mais tarde tornou-se um membro do Conselho da cidade de Detroit e candidato a prefeito, perdendo para Kwame Kilpatrick, em 2001.
    • Na galeria de arte, há uma grande obra de arte, contendo várias figuras. Uma das figuras, um maitre com uma corrente ao redor de seu pescoço, é modelado após o diretor Martin Brest.
    • Durante seu discurso no Beverly Palms Hotel, Foley finge estar escrevendo um artigo chamado "Michael Jackson: Sentado no Topo do Mundo" para a revista Rolling Stone. Na vida real, a revista Playboy publicou um artigo chamado "Eddie Murphy: Sentado no Topo do Mundo".
    • A cena em que Foley, Rosewood e Taggart dar uma explicação para Bogomil sobre a prisão no clube de striptease foi improvisada, Eddie Murphy improvisou grande parte das suas falas cômicas. A música que toca durante a cena do clube de striptease, da Vanity "Nasty Girl", foi recomendado por uma stripper da vida real que foi contratada para a cena.
    • Ao tentar encontrar Foley e Rosewood, na sala de controle da Polícia de Beverly Hills é usado um equipamento semelhante ao GPS. A pistola de Murphy usa no filme é umBrowning High Power 9mm, que ele também usa em ambas as seqüências.
    • Participação: o comediante Paul Reiser – da série de TV Mad About You (1992~1999) – tem um papel no primeiro e segundo longas como o policial Jeffrey Friedman.

    - Recepção
      Beverly Hills Cop foi bem recebido pela crítica e é considerado por muitos como um dos melhores filmes de 1984.Eddie Murphy, em particular, recebeu muitos elogios por sua atuação. Hoje é considerado um clássico no gênero de comédia e mantém um índice de aprovação de 83% no site Rotten Tomatoes.O filme também foi escolhido como um dos 1000 Melhores Filmes Já Feitos Pelo The New York Times.


      - Bilheteria
        O filme foi lançado em 5 de dezembro e exibido em 2,006 cinemas. Estreou em primeiro lugar nas bilheterias fazendo 15,214,805 dólares em sua primeira semana de lançamento. Graças ao boca a boca, o filme gerou maior receita nas semanas após a primeira semana, com a maior sendo um 20,064,790 em sua quarta semana de lançamento. Ficou por 14 semanas não-consecutivas e empatou com Tootsie em segundo com mais semanas no topo (o primeiro é o Titanic).

        O filme arrecadou cerca de $ 234,760,478 no mercado interno e se tornou o filme de maior bilheteria do ano de 1984. O filme também foi o segundo filme de maior bilheteria em todo o mundo em 1984, atrás de "Indiana Jones e o Templo da Perdição".


        -Trilha sonora
          A trilha sonora de "Beverly Hills Cop" ganhou um Grammy Award e a música instrumental "Axel F" é um marco cultural e desde então tem sido gravada por inúmeros artistas. A trilha sonora foi masterizada por Greg Fulginiti, e que apresentam diferentes artistas, além de música estilo eletrônico.

          Faixas do Disco:
          "New Attitude" por Patti LaBelle
          "Don't Get Stopped in Beverly Hills" por Shalamar
          "Do You Really (Want My Love?)" por Junior
          "Emergency" por Rockie Robbins
          "Neutron Dance" por Pointer Sisters
          "Dynamite" por Jermaine Jackson
          "The Heat is On" por Glenn Frey
          "Gratitude" por Danny Elfman
          "Stir It Up" por Patti LaBelle
          "Rock 'N Roll Me Again" por The System
          "Axel F" por Harold Faltermeyer


          - Prêmios e nomeações
            Oscar
            Indicado por Melhor Roteiro (Roteiro Original) - Danilo Bach e Daniel Petrie, Jr.
            British Academy Film Awards

            BAFTA
            Indicado por Melhor Música Original - Harold Faltermeyer
            Edgar Allan Poe Award
            Indicado para Melhor Filme - Daniel Petrie, Jr.

            Golden Globe Award
            Indicado para Melhor Filme - Comédia/Musical
            Indicado para Melhor Ator - Comédia/Musical - Eddie Murphy

            Grammy Award
            Venceu para Grammy de Melhor Trilha Sonora Partituras de Mídia Visual - Marc Benno, Harold Faltermeyer, Keith Forsey, Micki Free, Jon Gilutin, Howard Hewett, Bunny Hull, Howie Rice, Sharon Robinson, Danny Sembello, Sue Sheridan, Richard Theisen, Allee Willis

            People's Choice Award
            Venceu para Filme Favorito
            Stuntman Award
            venceu por Melhor Conluio Veicular (Filme) - Eddy Donno
            Este filme é o número 22 na lista dos 100 filmes mais engraçados do Bravo.25 26

            American Film Institute Lists
            AFI's 100 Years... 100 Movies - Nomeado27
            AFI's 100 Years... 100 Laughs - #63
            AFI's 100 Years... 100 Heroes and Villains:
            Detective Axel Foley - Herói Nomeado28

            -Vídeos
            Trailer: 



            Axel F - Música tema do filme e que faz muito sucessoa té hoje



            -Fotos


























            Fonte: Wikipedia