domingo, 23 de agosto de 2015

ALIMENTAÇÃO: Ações de segurança alimentar de Pinhais são destaques em revista da ONU

Ações de segurança alimentar de Pinhais são destaques em revista da ONU 


Referência no que diz respeito às políticas que visam a soberania alimentar, o município de Pinhais tem conquistado cada vez mais destaque em relação ao tema. Desta vez, as ações de segurança alimentar desenvolvidas pela Prefeitura de Pinhais estampam a revista da Organização das Nações Unidas (ONU), Cities for the future, que apresenta exemplos vivenciados no mundo todo, enquadrados na proposta do Pacto Global.

O texto, escrito em inglês e português, além de detalhar as práticas do município, traz um mapa que mostra a localização de Pinhais no globo. O destaque é para o Projeto Agricultura Urbana, do Departamento de Agricultura e Abastecimento, que busca promover a prática desta atividade, em um ambiente onde não lhe é comum: a cidade. “O reconhecimento deste projeto, por um órgão internacional, representa o fortalecimento da necessidade de ocupar espaços na cidade para a produção de alimentos saudáveis. Tudo isso, envolvendo as famílias com a natureza, pois o manuseio da terra é algo que acaba se perdendo no ambiente urbano”, destaca Ari Frozza, do Departamento de Agricultura e Abastecimento.

A publicação apresenta ainda as demais ações que integram o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como a alimentação escolar que se estabelece no contexto da agricultura urbana. O resgate lembra que no ano de 2010, o município realizou a primeira chamada pública para a compra de produtos da agricultura familiar, priorizando a compra de produtos orgânicos, e desde então todo semestre o procedimento é concretizado.

Cabe destacar que Pinhais foi o primeiro a aderir ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e primeiro a lançar oficialmente o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no Estado do Paraná. Para concretizar estas práticas, o município conta com um Conselho, o qual desempenha um importante papel neste cenário apresentado.

Consea Pinhais


O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é um órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. A entidade é composta por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o município, as diretrizes gerais para o setor.

Pacto Global

A iniciativa foi desenvolvida pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar instituições a adotarem práticas com base em valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em 10 princípios. 

Fonte: PMP