sábado, 29 de agosto de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: O Fantástico Mundo de Bob

Vamos relembrar o Fantástico Mundo de Bobby


O Fantástico mundo de Bobby (Bobby's World) é série de televisão animada, exibida entre 1990 e 1998 pela Fox Kids, em 7 temporadas (80 episódios). Fez um enorme sucesso nos anos 90 e é lembrada até hoje. Contava o cotidiano e pensamentos de Bobby Generic, garoto de 4 anos com imaginação fértil. Ele é o alter-ego do criador/ator da série, Howie Mandel. A série foi produzida por Film Roman para a Alevy Produtions e Fox Kids Produtions. 

Além dos personagens animados, o desenho trazia um personagem humano (o ator e comediante Howie Mandel) que aparecia ao início e final de cada episódio, comentando-o e trazendo algum tipo de lição. O pequeno Bob pilotava o seu triciclo aprendia a desvendar o mundo, valendo-se da sua extraordinária imaginação.

A família do garoto também não ficava de fora das confusões, a mãe dele, Martha, era fã de Elvis Presley, sua irmã, Kelly, era uma adolescente “aborrecente” e o irmão mais velho, Derek, adorava pegar no pé de Bobby. O pai, Howard, aparecia no episódio em dose dupla, já que além de aparecer na animação, também interagia com o garoto no final de cada desenho, já na pele de Howie Mandel.

Vamos aqui relembrar os personagens desse inesquecível desenho que marcou a infância de muita gente:

  • Personagens:

  • Robert Advice “Bobby”Generic 

Garoto de 4 anos com imaginação fértil e têndencia a interpretar literalmente o que lhe é dito. Tem como companheiro de estimação a aranha de pelúcia Webbly. 

  • Howard Generic 
                                   

Pai de Bobby, empresário que mesmo sendo homem sério, parece ter bom senso de humor.


  • Martha Generic 

Mãe de Bobby, mulher doce e calma que está sempre cuidando de seus três filhos.


  • Derek Generic 

Irmão de 10 anos de Bobby, adora chamá-lo de nanico e raramente está junto em suas brincadeiras.



  • Kelly Generic 


Irmã mais velha de Bobby, tem 14 anos. Kelly é uma adolescente desesperada por reconhecimento social e ao mesmo tempo com medo de multidões.


  • Tio Ted 

Tio materno de Bobby, é vendedor e frequentemente visita a casa do sobrinho com o qual cria um forte vínculo quando ouve suas ideias e responde suas perguntas.


  • Tia Ruth 

Tia de Bobby que insiste em lhe apertar suas bochechas. Também aparece com certa frequência nos episódios.


  • Roger 

Cão de estimação da família Generic, confidente e melhor amigo de Bobby, com o qual partilha conclusões sobre sua vida quando está só.


  • Outros personagens:
  • Jackie 

Amiga de Bobby que nutre paixão por ele e o dá beijos em alguns episódios.

  • George 
 Amigo de Kelly por quem ela nutre uma paixão.


- Sinopse

O Sr. Generic era um homem de negócios que enfrentava os mesmos problemas de qualquer outro chefe de família de classe média, mas o seu diferencial é que ele encarava a vida sempre com muito bom humor. Já a mãe de Bobby, a Senhora Martha Generic, era uma mulher moderna e muito doce e que adorava chamá-lo de “meu pequeno herói”. Estava sempre atenta a criação de Bobby, mas disciplinava os filhos com muita tranqüilidade. Suas qualidades maternas fizeram com ela participasse até de um concurso de melhor mãe.

Bobby podia ter os privilégios de ser o caçula, mas para isso tinha sempre que enfrentar as pequenas desavenças com os irmãos mais velhos. Sua irmã Kelly tinha 14 anos e suas maiores preocupações incluíam fazer compras, alcançar popularidade entre os colegas e paquerar, mas o que a menina gostava mesmo era de reclamar de tudo e de todos. O maior medo de Kelly era de um dia passar vergonha na frente de outras pessoas. Já o insolente irmão do meio, Derek, tinha 10 anos, e seus dias eram preenchidos por esportes em companhia dos colegas, como skate ou baseball. Derek tinha a mesma preocupação com Bobby do que qualquer outro menino de sua idade, ou seja, nenhuma.

Bobby era muito pouco compreendido por sua família, que não assimilava muito bem esse mundo de sonhos onde o menino vivia metido, por isso ele acabava apelando para outros amigos imaginários como sua aranha de pelúcia Webbly. As expressões de Webbly valiam por mil palavras, vivia sendo arrastada por Bobby pela casa inteira e era uma segurança para o garoto, pois quando ele se metia em alguma confusão em suas imaginações, como ser perseguido por um monstro, era Webbly que salvava o menino e o trazia para o mundo real.

Bobby podia ter como herói o Capitão Squash, de quem possuía os mais variados brinquedos e tranqueiras, mas o herói de verdade do menino era o seu Tio Ted, irmão de Martha, que vivia visitando a família e sempre aproveitava a oportunidade para brincar com o garoto, parecia ser um dos poucos que entendiam a mente fértil do menino, mas não podia estar sempre presente pois era vendedor e vivia viajando. Além destes Bobby tinha o sheepdog Roger, outro inseparável companheiro em suas aventuras, que tinha um pêlo tão grande que até um boné de beisebol já foi encontrado dentro dele.

Como não podia faltar, o menino tinha uma tia chata, daquelas que vem lambuzando sua cara com beijos molhados, e sempre tem um elogio padrão do tipo “como você cresceu”, era a tia Ruth, uma senhora obesa que era a pedra no sapato de Bobby.

Na última temporada Martha ficou grávida e deu a luz a gêmeos, mas eles apareceram muito pouco nos episódios seguintes.


- Abertura



- Dublagem
  • Bobby Generic: voz de Howie Mandel; Sérgio Rufino no Brasil.
  • Howard Generic / Howie Mendel: voz de Howie Mandel /Tatá Guarnieri / Marcelo Pissardini (últimos episódios)
  • Martha Generic: voz de Gail Matthius / Nair Silva / Maralise Tartarine.
  • Kelly Generic: voz de Charity James/ Rosa Maria Baroli.
  • Derek Generic: voz de Kevin Smets, nas temporadas 1-5 e Pamela Segall, nas temporadas 6-7 / Marcelo Campos.
  • Tio Ted: voz de Tino Insana / César Leitão.
  • Tia Ruth: voz de Edie McClurg / Zaíra Zordan.
  • Roger: voz de Frank Welker.
  • George: voz de Pauly Shore.
  • Jackie: voz de Deby Derryberry / Fernanda Bullara.
  • Guarda magro: Jonas Mello.
  • Capitão Squash: Ézio Ramos.
  • Locutor: Nano Filho.

- Como surgiu O Fantástico Mundo de Bob?

Em 1989 a FOX estava criando uma divisão de TV e convidaram o ator/comediante Howie Mandel para fazer um show baseado no personagem Bob, o qual ele fazia em suas apresentações de stand up.

Segundo Howie, para elaborar o roteiro do desenho, ele e 2 amigos se sentaram e começaram a lembrar de histórias que realmente aconteceram na própria infância, ou histórias verdadeiras que eles ouviram que aconteceram com outros amigos. Essa foi a semente do Mundo de Bob.

Os personagens do desenho também foram baseados em características dos amigos de seus pais e parentes. Todas enroladas e misturadas em cada um.