terça-feira, 1 de setembro de 2015

CULTURA: Confira opções culturais em São Paulo sem gastar nada

Confira opções culturais em São Paulo sem gastar nada
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)

Para os fãs de arte, São Paulo é um prato cheio, e o melhor, independentemente do tamanho do bolso de cada um! Com diversos museus e galerias espalhados pela cidade, o que não falta são opções gratuitas.

Atividades e atrações são para todas as idades. Foto: Divulgação.

Para quem tem um tempinho de sobra, muitas das exposições possuem entrada franca uma vez por semana.

Exibição de fotografias é uma das muitas opções para o público. Foto: Divulgação.

É o caso do Museu Afro Brasil, que resgata a influência da cultura africana no país, da Pinacoteca, com rico acervo próprio, e do MAM, especializado em arte moderna.

Bibliotecas, como do Centro Cultural São Paulo, são ótima opção para quem gosta de ler. Foto: Divulgação. 

Para ver a lista completa, confira aqui!

Para quem não pode esperar, fizemos uma lista com alguns museus bem bacanas e que não custam nada, seja qual dia for. 
A Casa das Rosas, na região da Paulista, por si só já vale a visita. Mas se o charme da construção não for o suficiente, vale pela programação cultural, com exposições, saraus e leituras.


Sede do MAC USP ao lado do Parque Ibirapuera é casa de diversas obras. Foto: Divulgação.

Já o MAC, Museu de Arte Contemporânea, localizado ao lado do Parque Ibirapuera, conta com extenso catálogo de obras e mostras itinerárias.


Intervenções artísticas invadem os muitos museus de São Paulo. Foto: Divulgação.

Na região do Jardim Europa, uma boa pedida é o Museu Brasileiro da Escultura, ou MuBE, com estátuas de artistas como Brecheret.

MuBe reúne rico acervo de esculturas. Foto: Divulgação.

No Centro, o CC Banco do Brasil é lar de diversas exposições nacionais e internacionais, que trazem nomes renomados da arte.


CCBB também oferece translado gratuito para o metrô. Foto: Divulgação.

E por falar em centros culturais, o Centro Cultural São Paulo, mais conhecido como Vergueiro, traz diversas atividades para quem passar por lá. Exposições, shows, leituras, dança e muitas outras atividades fazem parte do cotidiano do local.


Centro Cultural Vergueiro oferece diversas opções de lazer e cultura. Foto: Divulgação.

Ainda, há o Itaú Cultural, que também conta com rica programação, com diversos shows e mostras, sempre variando artistas e estilos.


Shows e peças com entrada franca fazem parte da agenda da cidade. Foto: Divulgação.

E para quem gosta de curtir o dia ao ar livre, dê um pulinho no Beco do Batman, na Vila Madalena. As paredes do Beco são carregadas de tinta e muita arte, e se der sorte ainda pode estar rolando algum show ao vivo nas redondezas.


Grafites dão cor ao Beco do Batman. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

Ou então visite o Mirante 9 de Julho. Reaberto e reformado, o local conta com espaço para exposições, festas, projeções de filme ao ar livre, café e muitas outras atividades culturais bem bacanas. Isso, é claro, sem contar com o principal: a super vista sobre a Av. 9 de Julho!


Cemitério da Consolação oferece passeios para descobrir as preciosidades que possui. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.

E que tal um passeio um pouco mais mórbido, como uma visita guiada pelo Cemitério da Consolação? Basta agendar! Realizado durante o dia, o tour leva os participantes entre túmulos de celebridades que são verdadeiras obras de arte.

Obs: As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.

Fonte: Conheça São Paulo-SP