segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Férias Frustradas

"Walley World, aí vamos nós!" Vamos aqui relembrar "Férias Frustradas", um grande clássico dos anos 80

Imagine umas férias em que tudo dá errado. Isso é o que acontece "Férias Frustradas"(National Lampoon's Vacation), um grande clássico dos anos 80. Lançado em 1983, o filme foi dirigido por Harold Ramis e teve roteiro de John Hughes e conta a história de Clark Griswold (Chevy Chase) quer passar mais tempo com sua esposa Ellen (D'Angelo) e os seus filhos Rusty (Anthony Michael Hall) e Audrey (Dana Barron) e decide aproveitar as férias e cruzar o país de carro para levá-los até o maravilhoso parque de diversões Walley World. E nessa viagem tudo dá errado.

O longa teve orçamento de US$ 15 milhões e faturou o triplo disso, cerca de US$ 47 milhões. O sucesso foi tanto que o filme deu origem a uma série de sequências, comoFérias Frustradas na Europa, Férias Frustradas no Natal e Férias Frustradas em Vegas, todos eles com a família Griswold passando por desastres e situações ridículas na tentativa de aproveitar as férias. 

Vamos aqui relembrar esse verdadeiro clássico dos anos 80: 



- Sinopse

Clark Griswold (Chevy Chase) quer passar mais tempo com sua esposa Ellen (D'Angelo) e os seus filhos Rusty e Audrey (Hall e Barron). Aproveitando as férias, decide levar a sua família numa uma expedição pelo país, cruzado os subúrbios de Chicago até o maravilhoso parque de diversões Walley World, que é também uma peça de ficção, no filme, localizado na Califórnia. O parque tem a fama de - Parque de Diversões Favorito da Família Americana - e enquanto Ellen quer ir de avião, Clark insiste em ir carro, fazendo um meticuloso planejamento da longa viagem. Porém tudo corre mal: a tia de Ellen (Imogene Coca) que pegou carona no meio do caminho com a família para ir até Phoenix, morre no carro; o automovél avaria num acidente que tem no meio do deserto e outras peripécias acontecem, deixando a família toda à beira de um ataque de nervos. Porém durante a viagem, Clark ainda tem tempo de conhecer na estrada uma linda jovem (Christie Brinkley) que casualmente acompanha a viagem numa (português brasileiro) ou num(português europeu) Ferrari vermelho e flerta com ele.



- Elenco Principal
  • Chevy Chase (Clark W. (Wilhelm) Griswold, Jr.)

Chevy Chase viveu Clark Griswold, o atrapalhado pai que decide cruzar o país de carro com a família.

Formado em artes, ficou famoso no "Saturday Night Live", tendo sido o primeiro ator a dizer a famosa frase “Live from New York, it’s Saturday Night!”. Apesar do sucesso (chegou a ganhar um Emmy), acabou deixando o programa após a primeira temporada. Nos anos 80, fez sucesso como o atrapalhado chefe da família Griswold, em “Férias Frustradas”. 

Entre outros filmes de destaque do ator estão “Assassinato por encomenda” (1985), “Herói por Acidente” (1992) e “Memórias de um homem invisível” (1992). 

Ele começou a atuar na comédia Community também em 2009. No entanto, deixou a série ao fim da quarta temporada por entrar conflito com o criador da série, Dan Harmon e não estar satisfeito com o rumo de seu personagem


  • Beverly D'Angelo (Ellen Griswold)

Beverly D’Angelo viveu Ellen, a mãe da família Griswold.

Antes de se tornar atriz, Beverly foi cartunista nos estúdios Hanna-Barbera. Mas logo preferiu ir para o Canadá, onde virou vocalista de uma banda de rock, que se apresentava tanto em cafés familiares como em clubes de striptease. A experiência como cantora lhe rendeu papeis na Broadway, e pouco depois foi parar no cinema, em musicais como “Hair” (1979) e no clássico de Woody Allen “Noivo neurótico, noiva nervosa” (1977). Além da saga cômica “Férias Frustradas”, onde interpretou a esposa de Clark Griswold, Beverly também participou de dramas como “A outra História americana” (1998). Após um relacionamento de idas e vindas com Al Pacino, deu à luz, em 2001, aos gêmeos Olivia e Anton. Durante a última década, fez participações em séries como “Law & Order: SVU” e “Entourage”. Atualmente, canta em uma banda de jazz com o irmão, o baixista Jeff D’Angelo.

  • Imogene Coca (Tia Edna)

Imogene Coca intepretou Tia Edna, a tia de Ellen (Imogene Coca) que pegou carona no meio do caminho com a família para ir até Phoenix, morre no carro.

Imogene faleceu com 92 anos em 2 de junho de 2001 em sua casa em Westport, Connecticut de causas naturais inerentes à doença de Alzheimer,

  • Randy Quaid (Primo Eddie)


Randy Quaid deu vida ao primo Eddie

Mais conhecido por seu papel como o primo Eddie nos filmes da série Férias Frustradas, bem como seus numerosos papéis coadjuvantes em filmes como The Last Detail, Independence Day, Kingpin e Brokeback Mountain. Ganhou um Globo de Ouro e foi nomeado para um Óscar, um Emmye um BAFTA. É irmão, do também ator, Dennis Quaid.

Protagonizou em 2003 o "As Ridículas Férias de Eddie" (National Lampoon's Christmas Vacation 2: Cousin Eddie's Island Adventure (2003), único filme da série que não conta com a presença Chase e D'Angelo reprisando seus papéis como Clark e Ellen Griswold.


  • Anthony Michael Hall (Rusty Griswold)

Anthony Michael Hall viveu Rusty Griswold, filho de Ellen e Clark. 

O mais novo do grupo de atores que fizeram sucesso nos anos 80, os chamados “brat packs”, Anthony ficou marcado por filmes como “A mulher nota 1000”, “Clube dos 5”e “Gatinhas e gatões”. Em “Férias Frustradas”, interpreta o filho adolescente dos Griswolds. Anthony foi o membro mais novo do “Saturday Night Live”, mas durou só uma temporada, já que, aos 17 anos, foi para o rehab por conta do alcoolismo. Parou de beber aos 22 e se mantém sóbrio desde então. Entre seus trabalhos de destaque nos anos 90 e 2000 estão os filmes “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “Pirates of the Silicon Valley” (1999), onde interpreta Bill Gates, e “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008). Também participou de séries como “O Vidente”, de Stephen King, e “Community”, onde atuou ao lado de Chevy Chase. 

Em 2002 foi convidado a participar da série de televisão O Vidente, baseada no livro do Autor Stephen King. A série é filmada em Vancouver – Canadá e está em sua sexta temporada, teve altíssimos índices de audiência em sua estréia e mantêm um publico fiel. Além de atuar, Anthony também dirigiu um episódio da terceira temporada da série.

Anthony reencontrou alguns amigos de set do filme O Clube dos Cinco em 2005, quando o filme recebeu uma homenagem no MTV Videos Awards , em seu vigésimo aniversário de lançamento. Foi mencionado também em 2006 pelo canal VH1 em sua lista dos maiores atores adolescentes de todos os tempos ficando em quarto lugar.

Atuou em três filmes do diretor John Hughes, que disse que todos os personagens interpretados por Hall eram na realidade baseados em si próprio, Hughes. Dirigiu a comédiaHail Caesar em 1994, na qual também atuou.

É o ator principal da popular série de televisão The Dead Zone, que esteve no ar de 2002 a 2007.


  • Dana Barron (Audrey Griswold)

Dana Barron interpretou Audrey. a filha do casal Grisold. 

É a menos famosa dos Griswolds. Filha de atores premiados, Dana tinha 15 anos quando fez “Férias Frustradas”. A atriz participou de séries como “Barrados no baile”, pela qual ganhou um Young Artist Award. Na trama, a personagem de Dana, Nikki Witt, envolveu-se com David (Brian Austin Green), e logo depois com Brandon (Jason Priestley). No fim dos anos 90, Dana participou de vários episódios da série “Sete homens e um destino”, além de filmes sem grande relevância. É casada com o diretor Michael Vickerman e tem um filho.

Em 2003 voltou ao papel de Audrey no filme "As Ridículas Férias de Eddie" (National Lampoon's Christmas Vacation 2: Cousin Eddie's Island Adventure (2003), que foi protagonizado pelo "Primo Eddie".

  • John Candy (Guarda Russ Lasky)

John Candy interpretou o Guarda Russ Lasky, que é obrigado por Clark com uma arma de brinquedo a ir em todas as atrações do Walley World.

 começou sua carreira na televisão canadense, inicialmente em programas infantis. Depois, em 1976, ao lado deRick Moranis, figurou em 90 Minutes Live, um talk show comandado por Peter Gzowski. Ainda naquele ano de 1976, Candy também passou a integrar o elenco de Second City Television, um programa de esquetes que era muito popular no Canadá.


Por sua participação no Second City Television (SCTV), mais tarde rebatizado SCTV Network 90 quando da sua compra pela rede de televisão americana NBC em 1981, Candy passou a ganhar notoriedade em todo os EUA.

Candy fez novas pontas em Stripes (Recrutas da Pesada) e Vacation (Férias Frustradas). Nesses dois filmes, Candy conseguiu se destacar, e assim ele acabou recebendo o papel principal em Going Bersek (Ficando Louco), de 1983.

Em baixa, Candy foi escalado pelo diretor John Hughes para co-estrelar, juntamente com Steve Martin, um despretensioso filme chamado Planes, Trains & Automobiles (Antes Só do que Mal Acompanhado). O filme acabou se tornando um verdadeiro sucesso, faturando cerca de 150 milhões de dólares, e com isso, a carreira de Candy sofreu uma nova guinada.

Finalmente alçado à condição de estrela, Candy emplacou de novo com The Great Outdoors (As Grandes Férias), quando co-estrelou com Dan Aykroid. Seus filmes seguintes de maiores relevância foram Who's Harry Crumb? (Quem é Harry Crumb?), Uncle Buck (Quem Vê Cara não Vê Coração) e Only the Lonely (Mamãe Não Quer que Eu Case).

Em 4 de março de 1994, durante as filmagens de Wagons East (Dois Contra o Oeste), em Durango, no México, Candy sofreu um ataque cardíaco fulminante. A autópsia feita nele revelou que ele tinha um avançado estágio de aterosclerose nas coronárias.

O último filme de Candy, lançado antes de sua morte, Cool Runnings (Jamaica Abaixo de Zero) se tornou um grande sucesso de bilheteria, faturando mais de 154 milhões de dólares, o que acabou fazendo deste o filme mais rentável de toda sua carreira.


  • Christie Brinkley (Garota na Ferrari vermelha)

Christie Brinkley viveu uma linda jovem que tinha uma Ferrari vermelha e flertava com Clark. Torna famosa a cena onde toma banho com Chase na piscina do motel. Este filme foi considerado pela revista Bravo Special um dos mais cómicos de sempre.

Em 1997, o filme tem uma das sequelas, Vegas Vacation (Férias Frustradas em Las Vegas) e Brinkley reaparece no mesmo papel de sedutora no seu Ferrari vermelho conversível.

Primeira modelo a ilustrar por três vezes consecutivas a capa da prestigiada revista norte-americana Sports Illustrated Swimsuit Issue, detém o contrato mais longo de sempre de uma modelo, com a empresa de cosméticos CoverGirl que foi renovado sucessivamente por mais de 20 anos.

Além da sua longa carreira na indústria internacional de moda, também exerce atividades como atriz, ilustradora, fotógrafa,escritora e designer, assim como ativista dos direitos humanos e dos animais, ecologia e meio-ambiente.

A sua fortuna foi avaliada em 2008 com um valor estimado em 80 milhões de dólares, primariamente como proprietária de diversosimóveis, a maior parte localizados nos Hamptons. Brinkley foi colocada em 3º lugar na lista das "20 modelos mais ricas do mundo", publicada pelo Daily Mail em fevereiro de 2012

Em maio de 2008 é convidada para recriar a famosa cena onde toma banho na piscina do motel com Chevy Chase, num comercial especial para o canal de televisão norte-americano DirecTV.

Em 8 de abril de 2011 faz a sua estreia na Broadway, interpretando o papel de Roxie Hart no premiado teatro musical Chicago


- Elenco Secundário
  • Eddie Bracken (Roy Walley)

Eddie Bracken interpretou Roy Walley, o dono do Walley World.

  • Miriam Flynn (Prima Catherine)

Miriam Flynn viveu a prima Catherine, esposa do Primo " Eddie" (Randy Quady)


  • James Keach (Policial na motocicleta)

James Keach viveu um policial que a família Griswold encontrava em meio à sua longa jornada.

  • Eugene Levy (Ed Shohet)

Eugene Levy viveu o vendedor de carros que vende para Clark uma velha perua usada chamada Wagon Queen Family Truckster, que foi usada pela família Griswold para atravessar o país rumo à Wally World.


  • Jane Krakowski (Prima Vicki)

A atriz Jane Krakowski interpretou a Prima Vicki em Férias Frustradas


  • John P. Navin Jr. (Primo Dale)


John P. Navin Jr. interpretou o primo Dale.


  • Frank McRae (Guarda Grover)



Frank McRae interpretou o Guarda Grover, que trabalhava no Walley World junto com Guarda Russ Lasky (John Candy).



- Produção

No conto original de John Hughes, o parque temático foi a Disneylândia. Devido a isso, todos os nomes foram alterados para imitações. O parque Disneylândia da Walt Disneytornou-se em Walley World, ela própria uma bem-humorada paródia do local Anaheim. O nome do mascote, Marty Moose, é uma reminiscência do personagem da DisneyMickey Mouse.

O parque que serviu como "Walley Park" era na verdade o Six Flags Magic Mountain. A montanha russa que Clark chamou no filme de "Whipper Snapper" tem na verdade, o nome de "The Revolution" e foi a primeira montanha russa a ter um giro vertical de 360 graus. Vários anos após o lançamento do filme, o parque "Walley World Water Park" abriu em Londres e em Ontario, no Canadá. John Candy foi convidado para a cerimônia de abertura, mas os donos do parque não puderam pagar o cachê da sua participação no evento.

Quando os Griswold estão saindo de Chicago, é possível ver ao fundo a fonte de Buckingham (uma atração popular no Grant Park de Chicago que foi usada na introdução deUm Amor de Família, título brasileiro da série de TV Married with Children).

As fotos de infância de Audrey na parede da sala de estar são do portfolio da própria atriz Dana Barron, quando ela atuava em comerciais.



- Música

A música do filme foi composta por Ralph Burns, com canções originais de Lindsey Buckingham. A trilha sonora foi lançada em 1983; Embora não gráfico, único single de Buckingham "Holiday Road" alcançou o número 82 na Billboard Hot 100.
  • "Holiday Road" – Lindsey Buckingham
  • "Mister Blue" – The Fleetwoods
  • "Blitzkrieg Bop" – Ramones
  • "Deep River Blues" – Ralph Burns
  • "Summer Hearts" – Nicolette Larson
  • "Little Boy Sweet" – June Pointer
  • "The Trip (Theme from Vacation)" – Ralph Burns
  • "He's So Dull" – Vanity 6
  • "Christie's Song" – Ralph Burns
  • "Dancin' Across the USA" – Lindsey Buckingham

- Sequências

- National Lampoon's Vacation gerou uma série de sequências:


  • National Lampoon's European Vacation (1985)

  • National Lampoon's Christmas Vacation (1989)

  • Vegas Vacation (1997)

  • National Lampoon's Christmas Vacation 2: Cousin Eddie's Island Adventure (2003)
  • Hotel Hell Vacation (2010)
  • Vacation (2015)

Com as exceções de  "As Ridículas Férias de Eddie" (Christmas Vacation 2: Cousin Eddie's Island Adventure) e do novo Férias Frustradas de 2015 (Vacation), todas as demais sequências tiveram Chase e D'Angelo reprisando seus papéis como Clark e Ellen Griswold, suportando a sua marca única e invejável de sofrer acidente nas férias em várias localidades. No entanto, os filhos Rusty e Audrey são interpretados por um conjunto diferente de atores em cada filme (com exceção de Audrey na última sequência). Em julho de 2013, Barron explicou que por causa de Hall ter preferido fazer o filme Weird Science, a diretora de European Vacation Amy Heckerling solicitou que as crianças Griswold fossem reformuladas. Este fato virou uma brincadeira com início em Vegas Vacation: quando vemos pela primeira vez as crianças mudadas, Clark diz que ele "dificilmente reconhece" mais elas. Os diversos atores eram Anthony Michael Hall e Dana Barron em Vacation,Jason Lively e Dana Hill em European Vacation, Johnny Galecki e Juliette Lewis em Christmas Vacation, e Ethan Embry e Marisol Nichols em Vegas Vacation. Barron novamente interpreta Audrey em Christmas Vacation 2, mas Rusty, como seus pais, não poderia fazê-lo para Cousin Eddie's Island Adventure, um filme para a televisão da NBC. No entanto, Flynn e Quaid reprisam seus papéis como os primos Catherine e Eddie, como fizeram em cada filme, além de European Vacation. Christie Brinkley reprisou seu papel como a menina na Ferrari vermelha em Vegas Vacation e, posteriormente, falsificando-a em um comercial de 2008 da DirecTV usando imagens de Vacation, recriando famosa cena da piscina.

Cada sequência também consegue fazer referência a Walley World de alguma forma.



- Curiosidades

  • O parque que serviu como "Walley Park" era na verdade o Six Flags Magic Mountain. A montanha russa que Clark chamou no filme de "Whipper Snapper" tem na verdade, o nome de "The Revolution" e foi a primeira montanha russa a ter um giro vertical de 360 graus.
  • Baseado no artigo "Vacation 58" que foi escrito por John Hughes. O conto apareceu na edição de setembro de 1979 da revista de humor americana National Lampoon.
  • Quando os Griswold estão saindo de Chicago, é possível ver ao fundo a fonte de Buckingham (uma atração popular no Grant Park de Chicago que foi usada na introdução de Um Amor de Família, título brasileiro da série de TVMarried with Children).
  • Vários anos após o lançamento do filme, o parque "Walley World Water Park" abriu em Londres e em Ontario, no Canadá. John Candy foi convidado para a cerimônia de abertura, mas os donos do parque não puderam pagar o cachê da sua participação no evento.
  • O "W" em Clark W. Griswold é a inicial de Wilhelm.
  • As fotos de infância de Audrey (Dana Barron) na parede da sala de estar são do portfolio da própria atriz, quando ela atuava em comerciais.

- Trailer

- Música Tema do Filme