terça-feira, 5 de janeiro de 2016

LUTO: Ator Antônio Pompêo morre aos 62 anos

Ator Antônio Pompêo morre aos 62 anos


O mundo da teledramaturgia está de luto. Faleceu o ator Antônio Pompêo. O corpo foi encontrado nesta terça-feira, dia 05, por vizinhos em sua casa no bairro de Guaratiba (zona oeste do Rio de Janeiro), porém o delegado local afirmou que o ator já estava morto desde o último sábado, dia 02. Os atores Milton Gonçalves e Jorge Coutinho se encarregaram de avisar aos familiares do ator que, morava sozinho. 

Zezé Motta que trabalhou com Pompêo no longa "Xica da Silva" lamentou a morte do colega em suas redes sociais: "Em choque e com muito pesar que comunicado a perda do meu amigo e grande ator Antonio Pompêo. Juntos, trabalhos em 'Xica da Silva', 'Quilombo', entre tantos outros projetos no cinema, na televisão foram mais de cinco novelas onde tivemos a oportunidade em estarmos juntos... Pompêo também presidiu o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, fundado por mim em 1984. A dor é grande! Descanse em paz meu amigo", escreveu a atriz no Facebook. 


Na televisão sua última emissora foi a Rede Record, a qual enviou sua nota de pesar: "A Record recebeu com pesar a notícia do falecimento do ator Antonio Pompêo. Pompêo está no ar nas reprises das novelas "Prova de Amor" (2005) e "Chamas da Vida" (2008). O ator também esteve no elenco de outras duas produções da Record: "Rebelde" (2011) e "Balacobaco" (2012), seu último trabalho na TV. Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e fãs de Antônio Pompêo"

Durante toda sua carreira, Pompêo fez mais de 30 trabalhos na TV (entre minisséries e novelas) e também no cinema. Sua estreia na televisão foi em "A Moreninha", de 1975. Atuou também nas minisséries "Lampião e Maria Bonita", "A Máfia do Brasil", "O Tempo e O Vento" e "Tenda dos Milagres". 


Entre as décadas de 1990 e 2000 trocou por várias vezes de emissora, migrando entre Manchete e Globo, onde fez novelas como: "Kananga do Japão", "A História de Ana Raio e Zé Trovão", "Pedra Sobre Pedra", "Mulheres de Areia", "Fera Ferida", "A Viagem", entre outras, até assinar contrato com a Rede Record em 2005 onde fez "Prova de Amor", "Chamas da Vida", "Rebelde" e "Balacobaco" (seu último trabalho). 

Paralelamente a carreira artística, Pompêo também era artista plástico e ativista dos direitos dos negros. Foi também diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura. 

Fonte: UOL - TV e Famosos