quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OSCAR 2016: A animação brasileira "O Menino e o mundo" é indicada ao Oscar

A animação brasileira "O Menino e o mundo" é indicada ao Oscar

'O menino e o mundo' mostra visão de um garoto do campo sobre a cidade; filme foi indicado ao Oscar (Foto: Divulgação/ Ascom Sesc TO)

Pela primeira vez o Brasil concorre ao Oscar na categoria animação. O escolhido para a disputa é o filme "O Menino e o mundo" dirigido por Alê Abreu. O anúncio de todos os indicados ao Oscar foi dado na manhã desta quinta-feira, dia 14/01.

Assim que soube da indicação, Alê escreveu em seu Facebook: "Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema". E ainda completou: "Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!" 

Concorrendo com o brasileiro estão: "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie". 

"O Menino e o mundo" que en 2015 conquistou o Prêmio Cristal de longa-metragem no 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, conta a história de um menino que vive numa cidade isolada e se lança numa missão para encontrar seu pai. Com fantasia e inocência, o filme aborda os problemas enfrentados pelo planeta Terra atualmente, como: a globalização, a crise econômica e a perda de valores. 

Alê Abreu de 44 anos, já dirigiu "Garoto Cósmico" (2007) e os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007). 

  • Confira o que Alê Abreu fala sobre a animação: 

Fonte: G1 - Globo.com