sábado, 6 de fevereiro de 2016

MÚSICA: Gramado em contagem regressiva para a realização da segunda edição do Gramado in Concert

Gramado em contagem regressiva para a realização da segunda edição do Gramado in Concert

Em 2015, Gramado preencheu a lacuna existente no seu Calendário Oficial de Eventos após a realização do Natal Luz. Com o Gramado in Concert, a Secretaria de Turismo da cidade garantiu em sua agenda mais um evento cultural de qualidade, idealizado para atrair um público que aprecia a música clássica e erudita e o clima ameno da serra durante o período. A aposta deu certo: a primeira edição do Gramado in Concert recebeu, durante nove dias de evento, cerca de 200 mil pessoas, realizou cerca de 30 espetáculos gratuitos, capacitou 150 estudantes em 17 modalidades musicais diferentes e contou com a participação de cinco professores internacionais na formação pedagógica.

Para a Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk, o sucesso do evento veio para reforçar o já consolidado calendário turístico da cidade, considerada, em 2015, o melhor destino de viagem do Brasil pelo Trip Advisor e a quarta cidade com melhor reputação do mundo segundo o site Trivago. "Gramado já tem no Carnaval uma movimentação bacana e o Gramado In Concert veio para incrementar ainda mais esse aspecto, aumentando o período de alta no agradável verão da Serra Gaúcha. O impacto da circulação dos turistas e participantes do evento na economia do município foi visível, contribuindo para o combate à sazonalidade no período", avalia a Secretária.

Entre os dias 12 e 21 de fevereiro de 2016, o Gramado in Concert novamente é a trilha sonora do município - e com as melhores expectativas. "O aumento de estudantes inscritos (230 estudantes nacionais e internacionais contra 150 do ano passado), a maior oferta de oficinas de formação (este ano serão 20 modalidades) e o aumento do período de realização (dez dias de uma programação intensa) engrandecem o evento de forma especial. Nossas expectativas são as melhores possíveis", indica Rosa Helena. Na programação deste ano, o Gramado in Concert ainda traz uma novidade: o evento promove pela primeira vez o primeiro Concurso de Composição Erudita Gramado in Concert. A obra vencedora será executada pela Orquestra Sinfônica, com regência do maestro Linus Lerner, no dia 20 de fevereiro durante o evento, além de receber premiação em dinheiro.

Realizada pela Secretaria de Turismo de Gramado, com direção artística de Linus Lerner, Leandro Serafim e Allan John Lino, a segunda edição do evento traz novamente orquestras e bandas sinfônicas, grupos de câmara e solistas se dividindo em diferentes pontos de Gramado para unir a beleza do gênero musical às paisagens do município. Inteiramente gratuita, a programação apresenta um mosaico de talentos locais, regionais e internacionais, proporcionando um momento de muita integração e troca artística entre participantes e plateias. "A vinda da Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona (EUA) como orquestra convidada será o auge do evento, com duas apresentações: uma no ExpoGramado e outra na Rua Coberta. Atração já consolidada na programação, o Grande Concerto da Orquestra Sinfônica do Festival também se destaca e acontecerá no dia 20 de fevereiro no ExpoGramado", adianta a Secretária.

O II Gramado in Concert está, segundo Rosa Helena, sendo preparado com muito carinho e empenho pela equipe da Secretaria de Turismo em parceria com a Orquestra Sinfônica de Gramado e diretores artísticos. "O evento só foi possível graças a existência da Orquestra, que dá a base e sustentação ao projeto. Juntos, formatamos o Gramado in Concert com o intuito de oferecer música de qualidade e de forma gratuita ao público, de modo a aumentar a movimentação turística no período. Queremos tornar o evento cada vez mais consistente e fortalecê-lo como mais uma opção de cultura e entretenimento de qualidade para quem prestigia a cidade de Gramado", avalia.

Fonte/foto: PMG