quarta-feira, 9 de março de 2016

MÚSICA DE LUTO: George Martin produtor musical e considerado o quinto Beatle

George Martin, produtor musical considerado considerado o quinto Beatle, morre aos 90 anos

O produtor musical dos Beatles, George Martin, morreu aos 90 anos, anunciou nesta quarta-feira o ex-Beatle Ringo Starr em seu perfil no Twitter. As causas de sua morte ainda não foram divulgadas.

Conhecido como "o quinto Beatle", Martin não só descobriu o grupo - apesar de, na época, dizer que o grupo "não era muito bom" - como teve papel fundamental no acabamento das músicas do grupo.

Ele produziu mais de 700 álbuns ao longo de sua carreira de cinco décadas. Seu conhecimento técnico e gosto pela experimentação permitiram que produzisse sons inovadores com equipamentos que músicos modernos considerariam primitivos.

Ele também trabalhou com artistas como Dire Straits, Celine Dion, Sting e os Rolling Stones.

O baterista dos Beatles disse no Twitter que "George fará falta". "Obrigado por todo seu amor e gentileza, George. Paz e amor", escreveu Ringo.


Sean Ono Lennon, filho de John Lennon, tuitou: "R.I.P. George Martin. Estou tão desapontado que não tenho muitas palavras."

Liam Gallagher, do Oasis, banda que tinha os Beatles como modelo, também lamentou a morte na rede social.
Beatles

George Henry Martin nasceu em 1926, filho de um carpinteiro e uma faxineira, no norte de Londres

Sua paixão por música despertou quando assistiu a uma apresentação da London Symphony Orchestra no salão da escola.

No final da Segunda Guerra, ele treinou para ser piloto. Em 1947, ele tocava oboé profissionalmente, apesar de não saber, ainda, ler ou escrever notas musicais.

Fotos: Divulgação
Fonte: BBC