domingo, 29 de maio de 2016

GASTRONOMIA/INCLUSÃO: Casal paranaense tem canal no YouTube ensinando receitas na língua de sinais

Casal paranaense tem canal no YouTube ensinando receitas na língua de sinais

O diretor Lucas Costa com o cachorro Bart, Débora e Felipe Dable, intérprete e cozinheiro do Chef Cenoura, respectivamente

Visando a inclusão de surdo-mudos e ouvintes cada vez mais na sociedade, o casal curitibano Débora Claudio Dable e Felipe Dable lançou em novembro passado no YouTube o canal "Chef Cenoura" com um tempero a mais. As receitas de origem ovo-lacto-vegetarianas são ensinadas em Libras, a famosa "linguagem de sinais" propondo uma versão audiovisual das receitas já publicadas no blog de mesmo nome do canal do YouTube. A direção dos vídeos fica por conta de Lucas Costa, um amigo do casal. 

A interpretação das receitas fica por conta de Débora que já tem a irmã mais velha que é deficiente auditiva total e por isso usam a linguagem de Libras. 


O canal surgiu após uma conversa entre Débora e sua irmã, quando a mesma perguntou se facilitaria para ela entender as receitas em vídeos com Libras. Prontamente ela disse que "se pudesse aprender receitas por vídeo cozinharia muito mais. Se não facilitasse para os surdos, não faríamos os vídeos neste formato”

Débora e Felipe se conheceram na faculdade de Psicologia quando ainda estudavam e moravam no Rio Grande do Sul. Nesta época ela já falava Libras e ele já dominava as artes da cozinha influenciados pelos pais que são especialistas em culinária francesa e cozinheiro amador de mão cheia, respectivamente. Aos 15 anos o rapaz já inventava comidas.

Débora mudou-se para Curitiba pouco antes de Felipe e depois de 7 anos juntos, em 2014, criaram o blog "Chef Cenoura" de forma a "ajudar familiares e amigos a entenderem o que comem". O casal trabalha na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ela como intérprete e ele como professor. Sendo que ela também é professora de Libras na Universidade Positivo e ele é psicólogo. Até o dia 15 de dezembro com 6 vídeos publicados, Débora conta que o retorno tem sido muito positivo, com surdos de todo o Brasil agradecendo. Até uma ouvinte mandou mensagem dizendo que está estudando Libras e aproveitará estudar cozinha assistindo ao canal do casal. 

- Confira algumas das receitas feitas e explicadas por Débora e Felipe: 

  • Bruschetta:
  • Endívia com Gorgonzola: 
  •  Hambúrguer de Grão de Bico:

Fontes: Catraca Livre e Gazeta do Povo
Vídeos: YouTube - Canal Chef Cenoura: Cozinhar é dar amor 
Foto: Divulgação