sexta-feira, 17 de junho de 2016

LUTO: Morre Rubén Aguirre, o intérprete do "Professor Girafales"

Morre Rubén Aguirre, o intérprete do "Professor Girafales"

E a sexta-feira começa mais triste. Faleceu no México o ator Rubén Aguirre, intérprete do querido "Professor Girafales", do seriado "Chaves. A notícia foi confirmada por Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga, na manha desta sexta-feira (17). A causa da morte não foi divulgada. 

"Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Edgar em seu perfil no Twitter.




O ator tinha 82 anos e sofria de diabetes, controlada por medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. No final de 2007 Aguirre e sua mulher Consuelo Reyes sofreram um acidente sofreram um acidente de carro que resultou no encerramento da carreira do ator e sua mulher perdeu uma das pernas e passou por quatro cirurgias. 


Em junho de 2015 Aguirre escreveu uma carta para a ANDA, (Asociación Nacional de Actores) pedindo para que a mesma custeasse o seu tratamento. O título era "E agora, quem poderá me defender?", fazendo referência ao "Chapolin". Na carta o ator revelou que há 10 anos lutava pelo direito de ter assistência médica, visto que sempre contribuiu com as cotas estabelecidas pela associação e admitiu que suas forças haviam se acabado por conta deste descaso. 

Reprodução Twitter

Em agosto de 2014 o ator foi internado na capital mexicana com quadro de desidratação e anemia, porém tomava medicamentos há pelo menos duas décadas para controlar as doenças renais e o diabetes. Mas com o avanço de sua idade foi recomendado que ele morasse ao nível do mar e assim sendo já não ia mais para a Cidade do México (capital do país, que fica a 2250m de altitude) e nem fazia viagens longas, por isso não vinha ao Brasil com frequência. 

Carreira


Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor de rádio e TV. Seu perfil no Facebook informa que, desde 1976, fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales.


Seu primeiro trabalho com Roberto Gomez Bolaños, o Chaves, foi no final da década de 60 no programa “El Ciudadano Gómez”, o diretor do canal pediu que escolhesse entre as duas funções e Rubén optou pela carreira de ator. Em “Chaves”, ele ganhou destaque como o professor Girafales que sempre levava flores para Dona Florinda e tinha o bordão “Ta, ta, ta, ta, ta” quando se irritava.



Rubén Aguirre como o Sargento Refúgio em Los Caquitos (Chompiras)

Rubén Aguirre com a esposa, Consuelo

Trabalhou com Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, em séries como "Chespirito", "El Cidadano Gómez" e "Chapolin". 


Como o personagem Girafales, do "Chaves", conheceu o sucesso internacional. Na série, interpretava o professor apaixonado pela dona Florinda e que sempre ficava nervoso com o menino Chaves. 

Rubén Aguirre com os filhos Arturo e Veronica

Com o fim de “Chaves”, ele seguiu fazendo participações no programa “Chespirito” às vezes como Girafales e outras em esquetes como “Los Caquitos”, em que vivia o amoroso Sargento Refúgio. Ficou até o fim definitivo do programa em 1995.
Rubén também produziu o programa “Aqui esta la Chilindrina”, centrado na personagem Chiquinha do antigo programa.

Aguirre era casado desde 1960 e deixa sete filhos.


- Vídeos

- Professor Girafales e Dona Florinda - "Quando me Dizes"



- Professor Girafales e Dona Florinda - Somos Cursis (Somos Cafonas, Sim) - Original



- Professor Girafales e Elenco do Chaves cantam: "Se Você É Jovem Ainda"



- Professor Girafales e Elenco do Chaves cantam: "Que Bonita Sua Roupa"



- Professor Girafales e Dona Florinda - Somos Cursis (Somos Cafonas, Sim) - 2016


Com a saúde um pouco debilitada e de cadeira de rodas, o ator de 81 anos foi recebido por uma orquestra ao lado de Florinda. A filha do ator, Veronica Aguirre, publicou o vídeo do momento e agradeceu.

"Então, eles foram recebidos na beira da praia em Puerto Vallarta, rapidamente as pessoas que caminhavam ali os cercaram. Não podia acreditar", comemorou na ocasião.

Fotos: Divulgação