quarta-feira, 29 de junho de 2016

Segurança no Rio 2016: Jogos Rio 2016 mobilizam estrutura inédita, com 85 mil homens

Jogos Rio 2016 mobilizam estrutura inédita, com 85 mil homens

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mobilizam uma estrutura inédita de segurança no país. Oitenta e cinco mil homens vão patrulhar a Vila dos Atletas, as arenas esportivas, regiões turísticas e áreas estratégicas, como aeroportos e vias expressas. Desse contingente, 47 mil pertencem à segurança pública e 38 mil são das Forças Armadas, cedidos pelo Ministério da Defesa. 

De acordo com Andrei Rodrigues, chefe de segurança para grandes eventos do Ministério da Defesa, a estrutura de proteção é reforçada pela presença de 250 policiais de 55 países. 

“Entendemos que, com o reforço do policiamento, apoiado ainda pelas Forças Armadas e por membros de forças internacionais, temos total capacidade de garantir um ambiente de tranquilidade”, disse ele nesta quinta-feira (29), em entrevista coletiva no Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.

O combate ao terrorismo recebe atenção especial do programa de segurança. Dois centros de comando e controle vão funcionar 24 horas por dia, tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro. Ambos contarão com a presença de membros das inteligências americana, belga e francesa, entre outras.

A proteção de atletas, espectadores e funcionários também envolve uma complexa varredura de dados. Até o momento, foi feita uma análise no histórico de 400 mil pessoas, entre voluntários, jornalistas e funcionários. O procedimento, chamado de background check, encontrou irregularidades em 7.262 pessoas. Como resultado, elas tiveram suas credenciais de acesso negadas.

O inédito aparato de segurança a ser colocado em prática no Brasil também será um dos principais legados deixados pelos Jogos Olímpicos. Segundo o secretário, cerca de 20 mil policiais foram capacitados através de cursos de segurança. Os Estados Unidos, por exemplo, trabalharam na habilitação de 400 homens, com 15 diferentes tipos de formação.

Fonte/foto: Rio 2016