domingo, 21 de agosto de 2016

RIO 2016: Rússia faz dobradinha na ginástica rítmica

Rússia faz dobradinha na ginástica rítmica

Margarita Mamun se apresenta com o arco na final individual geral da ginástica rítmica 

Pela quinta edição Olímpica consecutiva, a Federação da Rússia foi ao topo do pódio na prova individual geral da ginástica rítmica. E desta vez teve dobradinha, com o ouro de Margarita Mamun e a prata deYana Kudryatseva, conquistados neste sábado (20) na Arena Olímpica do Rio.

Duas vezes vice-campeã mundial da prova, Mamun superou Kudryatseva pela primeira vez em uma grande competição internacional. A ginasta de 20 anos recebeu 76.483 pontos no somatório de suas apresentações com o arco, a bola, a fita e a maça.

"Foi muito surpreendente para mim ter vencido, pois Yana costuma ser a campeã na maioria das vezes. Eu nem pensava em ganhar o ouro. Tentei ficar o mais calma e focada possível e isso me ajudou a ter um bom desempenho. Tentei evitar os erros e prestar atenção às orientações da minha técnica", admitiu a campeã.


Bicampeã mundial, Kudryatseva foi penalizada por deixar a maça cair durante sua apresentação e perdeu pontos, fechando a prova com 75.608. O bronze foi para a ucraniana Ganna Rizatdinova, que somou 73.583 pontos na competição.

"Foi tudo muito rápido e não consegui encontrar uma forma de corrigir o erro. Já me apresento há 13 anos, então não foi a primeira vez que isso aconteceu. Às vezes no fim da apresentação eu fico um pouco mais relaxada e acho que o aparelho já está nas minhas mãos quando ainda não está. A partir do erro, sabia que não ganharia mais o ouro e passei a competir mais para mim, para minha técnica e para o público, sem me preocupar com o resultado", contou Kudryatseva.

Neste domingo (21), Mamun e Krudyatseva competirão juntas na prova por equipes, que começa às 11h. Os oito países classificados para a final são Espanha, Federação da Rússia, Israel, Itália, Ucrânia, Belarus, Japão e Bulgária.

Fotos: Getty Images/Laurence Griffiths