quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ESPORTES: Felipe Massa anuncia que irá se aposentar da Fórmula 1

Felipe Massa anuncia que irá se aposentar da Fórmula 1 
Felipe Massa

O piloto brasileiro Felipe Massa anunciou que vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na cidade de Monza, na Itália, onde o piloto de 35 anos confirmou que não renovou contrato com a Williams e que encerrará sua longa história na categoria.

"Durante a carreira de um piloto, há momentos muito especiais e o que vou contar agora faz com que eu me emocione um pouco. Nos últimos meses, pensei muito sobre meu futuro e tomei a decisão de que ao fim desta temporada vou deixar a Fórmula 1", disse.

"A vida nos apresenta uma série de decisões, e acho que chegou o momento em que tenho de seguir e fazer algo diferente. Talvez eu volte a estar ao volante de um carro de corridas, mas a única coisa é que agora vou ter muito tempo para decidir o que vou fazer no futuro", seguiu.

A confirmação aconteceu em um lugar que Massa, 35 anos, definiu como "sua segunda casa". No Grande Prêmio italiano, o brasileiro já conquistou três pódios, incluindo seu último, um terceiro lugar em 2015 - em 2016, a corrida, 14ª da temporada, acontece neste final de semana.

"O motivo pelo qual escolhi Monza para anunciar minha saída não é casualidade. Há dez anos, em Monza, um piloto anunciou também que estava saindo, e foi ele quem mais influência teve na minha carreira: Michael Schumacher", afirmou o brasileiro.

"Fui elevado a titular da Ferrari no começo da temporada 2006, mas me disseram que já em 2007 chegaria Kimi Räikkönen, de modo que minha experiência de vermelho poderia ter sido só de uma temporada. Então Michael tomou a decisão de sair, e isso me garantiu continuar na Ferrari para as temporadas seguintes. Dez anos depois deste dia, e no mesmo lugar, decidi anunciar minha decisão", completou.

Na carreira, Massa tem 13 temporadas completas na Fórmula 1, 11 vitórias, 16 poles positions, 14 voltas mais rápidas e 41 pódios, além do vice-campeonato mundial de 2008, com a Ferrari.

Antes da escuderia italiana, Massa estreou na Fórmula 1 em 2002, na Sauber. Ficou na equipe até 2005, sem ter corrido como titular, porém, a temporada de 2003. Sua chegada à Ferrari aconteceu em 2006, quando foi companheiro do alemão Michael Schumacher.

O fim da trajetória do brasileiro na escuderia italiana se deu em 2013, quando chegou à sua atual equipe. Na Williams, Massa foi contratado para dar experiência para um time que buscava se reerguer. Seu companheiro nesses três anos foi o finlandês Valtteri Bottas.

Vídeo com anúncio da despedida:


Fontes: ESPN e Uol
Foto: Divulgação