domingo, 4 de setembro de 2016

RELIGIÃO: Com bênção do Papa Francisco, monumento a Nossa Senhora Aparecida é inaugurado no Vaticano

Com bênção do Papa Francisco, monumento a Nossa Senhora Aparecida é inaugurado no Vaticano

Pouco antes das 10h, no horário local, um monumento que homenageia Nossa Senhora Aparecida foi abençoado e passou a integrar um espaço dedicado à memória da Virgem Maria, sob seus mais diversos títulos. A Imagem da Padroeira do Brasil, em bronze com tonalidade dourada, passou a refletir a luz do sol àqueles que a partir de agora caminharem pelos Jardins do Vaticano.

Participaram da inauguração o Arcebispo de Aparecida, Cardeal do Raymundo Damasceno Assis, o Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., o Administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva, C.Ss.R., Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governadorato do Vaticano, Denis Fontes de Souza Pinto, o Embaixador do Brasil no Vaticano, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, cerca de outros 10 Bispos e 15 padres, além de outros 200 convidados.

No primeiro momento da benção Papa Francisco, que até então não havia confirmado sua participação no momento, e surpreendeu os presentes com sua ida aos Jardins do Vaticano. O pontífice expressou seu apreço com a devoção a Nossa Senhora Aparecida, mas também ressaltou sua preocupação com o atual momento vivido pelo Brasil, sobretudo com as crianças e os mais necessitados de nosso país.

Em um segundo momento, Dom Damasceno agradeceu ao Santo Padre pelo privilégio de alojar a Imagem da Padroeira do Brasil em um local tão especial, como o coração dos jardins papais.

O Cardeal ainda agradeceu ao autor do monumento. "Responsável pela concepção artística da escultura, Cláudio Pastro é o maior representante vivo da arte sacra no Brasil. Seu nome está fortemente associado ao Santo Nacional de Aparecida, onde inúmeras obras de sua autoria podem ser apreciadas."

No ano de 2017 serão celebrados os 300 anos do encontro da Imagem de Nessa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. A inauguração da obra de arte nas dependências do Vaticano já antecipa este clima de comemoração nas terras papais.

A iniciativa da instalação do monumento partiu do Santuário Nacional, e foi articulada pela Arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada Brasileira no Vaticano.

Monumento - Com a concepção de Cláudio Pastro, o mesmo autor do acabamento artístico interno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, o monumento tem 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal.

O corpo do monumento, com 2 cm de espessura, é de Aço Corten e pesa 1.713 kg. Já a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que compõe a obra é de bronze, na tonalidade dourada, e pesa 8 kg.

Uma canoa na base, a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete também a abundância de peixes, fazem referência ao momento em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717.

Um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional no dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira.

Fonte: A12
Foto: Matheus Andrade