sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CULTURA: André Luiz é recebido pelo Ministro da Cultura

André Luiz, o filho do Jeca, é recebido pelo Ministro da Cultura para tratar da preservação do acervo de Mazzaropi

A preocupação com a preservação da memória do caipira brasileiro foi pauta de reunião, nesta terça-feira (21), entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e o cineasta André Luiz Mazzaropi. Filho adotivo de Amácio Mazzaropi, que interpretou no cinema o personagem Jeca Tatu, André apresentou ao ministro a história do pai e pediu ajuda para a preservação da cultura caipira, da qual Amácio foi um dos maiores expoentes. 

"A cultura caipira vem se perdendo. É um pedacinho da cultura de cada um dos nossos povos, das nossas regiões. É a origem do que temos hoje no Brasil, do que somos. A cultura brasileira se inicia no campo, na roça, então vem para a cidade e domina o conjunto da base da nossa cultura", afirmou André, ao apresentar os projetos Tem um Jeca na Cidade, o Memorial Amácio Mazzaropi e a Semana Mazzaropi.

Amácio Mazzaropi era apaixonado pela arte circense, mas foi no cinema que eternizou seu nome com o caipira Jeca Tatu. Foram 32 filmes com o personagem, que reuniram público de mais de 200 milhões de espectadores entre 1958 e 1981, segundo André.

O ministro Freire comentou que as produções de Mazzaropi fazem sucesso até hoje. "Atualmente há até mais espectadores, pois as pessoas não precisam ir necessariamente ao cinema, porque os filmes chegam às casas pela televisão. Eu mesmo assisti a mais filmes de Mazzaropi pela TV do que no cinema", contou.

Fonte/foto: Ministério da Cultura