quinta-feira, 2 de maio de 2019

LUTO: Morre Peter Mayhew, o Chewbacca original de 'Star Wars'

Morre Peter Mayhew, o Chewbacca original de 'Star Wars', aos 74 anos

O ator britânico Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca nos filmes de "Star Wars", morreu, aos 74 anos. A morte, que ocorreu na última terça (30), foi anunciada por sua família numa rede social dois dias depois, sem ter a causa informada.

Segundo publicação em sua conta no Twitter, ele estava em sua casa no Texas, nos Estados Unido s, acompanhado pela família.


"Com profundo amor e tristeza, comunicamos que Peter se foi. Ele nos deixou na noite de 30 de abril de 2019, com sua família a seu lado, em sua casa no norte do Texas", diz a postagem. 

Mayhew tinha passado por uma cirurgia na coluna em julho de 2018 para melhorar sua mobilidade.

O britânico estreou como ator em "Star Wars: Uma nova esperança" (1977). No filme, ele vestia a roupa peluda de Chewbacca, um Wookie (raça alienígena) que acompanhava o contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Mayhew repetiu a atuação nos outros dois filmes da trilogia original, e também em "A vingança dos Sith" (2005).

O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres. Do alto de seus 2,18 metros de altura, ele fez uma participação sem crédito no filme "Sinbad e o olho do tigre" (1977), sua primeira aparição no cinema.

"Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em 'Star Wars: O despertar da Força'", diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.

Fonte: Globo
Foto: Divulgação