sábado, 19 de agosto de 2023

Ação da PM Ambiental resgata baleias que corriam risco de encalhar no Porto de Santos

Ação da PM Ambiental resgata baleias que corriam risco de encalhar no Porto de Santos

A ação rápida de equipes da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental do 3º BPAmb possibilitou o resgate nesta segunda-feira (21) de duas baleias que corriam o risco de encalhar no Porto de Santos, no litoral sul de São Paulo. Os dois animais nadavam em direção à entrada do canal, mas foram guiados pelos policiais até voltarem ao mar aberto.

Depois de serem acionados, os policiais se deslocaram imediatamente em duas embarcações até o local. Lá, depois de constatarem que as baleias eram da espécie “Eubalaena Australis”, sendo possivelmente a mãe e o filhote, os PMs bloquearam a passagem ao porto e a rios da região para evitar acidentes.

Após três horas de uma operação complexa, com orientações aos navegantes sobre como interagir com os cetáceos para evitar acidentes, as equipes conseguiram direcionar as duas baleias para fora do canal, em direção ao mar aberto.

Os animais ainda foram acompanhados por mais algum tempo depois de saírem do canal e estavam aparentemente saudáveis, nadando perfeitamente.

Já nesta terça-feira (22), as equipes permanecem na costeira caso os animais ainda estivessem pela região e necessitem de novo acompanhamento para retornar ao mar aberto ou auxílio em avaliação da mobilidade, saúde ou possíveis internações com petrechos de pesca.