quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Iniciada as obras de revitalização das calçadas na área central de Poços de Caldas

Iniciada as obras de revitalização das calçadas na área central de Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, iniciou nesta segunda-feira (28), a execução do projeto de revitalização das calçadas na área central do município, que totalizam pouco mais de 8 mil m².

O trecho selecionado para o início das melhorias foi entre as ruas Prefeito Chagas e Junqueiras. Neste primeiro momento o local já foi isolado, para as demolições necessárias e remoção do material utilizado e já com a execução da base para revestimento do novo material de acabamento.


Segundo o secretário de Obras, José Benedito Damião, o trabalho começa com força total, serão dois turnos de trabalho para garantir menor tempo possível de obras. “São diversas equipes que irão trabalhar dia e noite para que a execução seja ágil e com segurança, as demolições necessárias estão começando, para o assentamento do novo revestimento com a execução dos canteiros e limpeza geral para a liberação do local e remanejamento do canteiro das obras para um novo trecho.”


O granito com acabamento flameado foi o material selecionada para o piso devido a maior resistência, proporcionando maior segurança aos pedestres, por apresentar textura antiderrapante.

Está previsto também acabamento em tijolos requeimados, mais resistentes e duráveis, menos suscetíveis às rachaduras e desgaste em comparação com outros materiais, além de conferir um aspecto rústico e charmoso, dando um contraste agradável no mosaico, além de ser de simples manutenção em futuras e possíveis substituições.


O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, tendo como a empresa vencedora da licitação CGPLAN Engenharia, por meio da concorrência pública 001/2023. A fiscalização da obra estará a cargo da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, com investimento de R$ 5.188.106,15.

Cabe ressaltar que toda a revitalização atende às leis de acessibilidade n. 10.098, de dezembro de 2001, ABNT NBR 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Com consulta aos órgãos, CONPEDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e CONDEPHACT-PC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços.

A implantação de novas calçadas nesta primeira etapa vai acontecer no quadrilátero das ruas Assis Figueiredo, Junqueiras, Praça Pedro Sanches e Avenida Francisco Salles.

Esse projeto não apenas realçará a estética da região central, mas também proporcionará uma experiência mais segura e acessível para todos os pedestres. A revitalização das calçadas contribuirá diretamente para a valorização do espaço público, tornando os locais mais atrativos e convidativo para os poços caldenses e turistas.