quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Novo sistema para travessia de cegos é implantado no calçadão de São Carlos

Novo sistema para travessia de cegos é implantado no calçadão de São Carlos

A Prefeitura de São Carlos inaugura nesta quinta-feira (10/08), a partir das 11h, no cruzamento de pedestres da rua General Osório, no “Calçadão da General” com a rua Episcopal, um novo sistema de semáforo com detecção de presença e sinal sonoro para deficientes visuais.

Esse sistema inovador amplia a autonomia desse segmento da sociedade e dá maior segurança na circulação de pedestres pelas ruas e avenidas.


Implantado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), a partir desta quinta (10/08) também estará disponível para os cidadãos de São Carlos por iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).


O local escolhido pelos técnicos para fixar o primeiro equipamento é A SMTT instalou o protótipo na parte superior da coluna semafórica, que se comunica com as tags. Ao primeiro acionamento, o deficiente visual escutará um alerta. Em seguida, é emitido um sinal sonoro, indicando que o pedestre pode iniciar a travessia. O alerta segue o padrão regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e se intensifica ao final do tempo de travessia

A utilização será feita por deficientes visuais previamente cadastrados. Na fase inicial do projeto, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito cadastrará os primeiros usuários das tags. Todos deverão apresentar o Cartão Mais Acesso que é expedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.