quarta-feira, 25 de outubro de 2023

2ª Conferência Intermunicipal de Educação acontece de 26 a 28 de outubro no Salesianos São Carlos

2ª Conferência Intermunicipal de Educação acontece de 26 a 28 de outubro no Salesianos São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação ((SME), em parceria com a Coordenação Geral da Regional 12 do Fórum Estadual de Educação de SP (FEESP), Conselho Municipal de Educação e o Polo Undime São Carlos, realizará nos dias 26, 27 e 28 de outubro a 2ª Conferência Intermunicipal de Educação com o objetivo de contribuir com a elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, envolvendo a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil.

Além de São Carlos, por ser intermunicipal, a Conferência vai reunir também as secretarias de Educação dos municípios de Ribeirão Bonito, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Porto Ferreira, Santa Rita Passa Quatro e Brotas.

A abertura será na quinta-feira (26/10), às 19h, no Salesianos São Carlos, localizado na rua Padre Teixeira, 349, na Vila Nery, com apresentação cultural, cerimonial de início dos trabalhos às 19h30, seguido do ciclo de debate com o tema “Educação Infantil, Educação Especial, Educação das Relações Étnico-Racial nos Planos Municipais e Nacionais de Educação”.

O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, ressalta que a Conferência visa estimular a gestão democrática, participativa. “É muito importante discutirmos a educação com diálogo permanente com os dirigentes educacionais e a comunidade escolar e o nosso compromisso é fomentar a participação coletiva, o empoderamento social buscando oferecer acesso à educação para todos com melhor infraestrutura de trabalho para os servidores, professores e os alunos”, frisou.

A Conferência de São Carlos é preparatória e deverá encaminhar as diretrizes sugeridas a Conferência Estadual de Educação que acontece no mês de novembro na cidade de Osasco/SP, seguindo para a Conferência Nacional a ser realizada no mês de janeiro em Brasília.

Confira a programação completa da 2ª Conferência Intermunicipal de Educação:

Quinta-feira (26/10):
19h - Abertura da Conferência Intermunicipal de Educação, credenciamento e a apresentação cultural “Eu Canto Minha África - Coral de Vozes Infantojuvenis”, coral são-carlense que nasceu a partir da idealização de Denize Castro, cientista social, diretora teatral e produtora cultural há 28 anos;
19h30 - Cerimonial de Abertura;
20h - Ciclo de Debate “Educação das relações Étnico-Racial”, tendo como primeiro palestrante o Prof. Esp. José Cláudio Salvador (professor formador na rede municipal de São Carlos, membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra em São Carlos – CMCN e membro do Núcleo Municipal de Promoção da Igualdade Racial – NUMPIR); a palestra “Educação Infantil nos planos municipais e nacional de educação”, será ministrada pela Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar e Giovana Alonso Botega, professora da Rede Sesi e doutoranda do PPGE-UFSCar; a palestra “Educação Especial nos planos municipais e nacional de educação”, fica por conta da Profa. Dra. Vanessa Cristina Paulino que é Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. A mediação das palestras será feita pelo Prof. Dr. Paulo Rogério da Silva, diretor do Departamento Pedagógico da SME.

Na sexta-feira (27/10), a Conferência terá apresentação cultural da Escola Livre de Música "Maestro João Seppe", às 19h. Na sequência, às 19h30, começa mais um ciclo de debate com o tema “Educação Integral na escola de tempo integral” com a participação da Profa. Anna Cecilia Koebcke de Magalhães Couto Simões, supervisora escolar e membro do Fórum Municipal de Educação de São Paulo e membro do Fórum de Educação Integral para uma cidade Educadora; a palestra “Financiamento da Educação e Gestão Democrática; Índices das Avaliações Externas nos Planos Municipais e Nacional de Educação”, com o palestrante Prof. Dr. Francisco Hebert Lima Vasconcelos, professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o palestrante Prof. Esp. Renato Pinheiro, dirigente municipal de Educação de Milhã, membro da diretoria Undime/CE. A mediação será do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, associado no Departamento de Educação da UFSCar e presidente do Conselho Municipal de Educação de São Carlos.

No sábado (28/10), no encerramento da 2ª Conferência, acontece a reunião dos grupos de trabalhos, às 8h, apresentação das sínteses feitas nos grupos de trabalho, às 14h e às 15h a elaboração e aprovação do texto final que será encaminhado para a Conferência Nacional de Educação - etapa São Paulo 2023 (CONAE/SP) e às 16h30, eleição dos delegados.