segunda-feira, abril 02, 2012

Vôlei 2012: Volta de Ricardinho?

"Ricardinho está jogando um vôlei de primeira qualidade", diz Bernardinho

Adam Pretty/Getty Images
Adam Pretty/Getty Images

Bernardinho, campeão olímpico em Atenas-2004, chegou à seleção masculina em 2001; para 2010, continuará trabalhando com a seleção renovada em 2009, ainda em transição, mas com perspectivas para as Olimpíadas de 2012 e 2016

São nove anos de seleção brasileira masculina de vôlei e o técnico Bernardo Rezende sempre tem pela frente períodos de transição, como diiz. Mas, ao mesmo tempo em que fala em “mudanças necessárias”, em encerramento de ciclo, e da equipe que está bem renovada, o treinador, em entrevista ao R7, elogia o levantador Ricardinho que, aos 34 anos, “está jogando um vôlei de primeira qualidade”. A lista de convocados para este ano de Liga Mundial e Mundial em Roma sai no dia 30.
Depois do encontro, na Itália, do preparador físico José Inácio Salles Neto com o levantador do Treviso, Bernardinho conta que conversou algumas vezes com Ricardinho, em uma reaproximação depois de três anos. Diz que se preocupa em ser correto, que tomou uma atitude que, acredita, era a conveniente no momento (quando, em 2007, deixou de fora o levantador da disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro), por questões que não acha conveniente divulgar, porque eram relacionadas ao grupo.
Mas agora houve “uma retomada de relação adulta”. Bernardinho dá pistas de que poderá voltar a contar com o campeão olímpico de Atenas-2004 e do Mundial do Japão-2006.
- Não podemos condenar ninguém à prisão perpétua. E, sim, já conversei com ele algumas vezes.