quinta-feira, maio 10, 2012

PRÉ-OLÍMPICO SUL-AMERICANO FEMININO: Brasil consegue segunda vitória

Brasil vence Colômbia e vai às semifinais em 1º lugar

Recordista de pontos em uma única partida, Montaño marca 17 vezes, mas seleção de José Roberto Guimarães consegue mais uma vitória tranquila


Torcida lotou o ginásio para apoiar a seleção - Foto: Walter Caparrós Blanco

Depois de vencer o Uruguai na estreia, o Brasil conseguiu a segunda vitória no Pré-Olímpico Sul-Americano feminino de vôlei. Nesta QUINTA-FEIRA (10.05), as brasileiras superaram as colombianas por 3 sets a 0 (25/11, 25/18 e 25/19), em 1h07 de partida, no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP). Com os dois resultados positivos, a equipe brasileira está classificada para as semifinais da competição.

Motivo de preocupação da equipe verde e amarela desde antes da partida, a colombiana Madelayenne Montaño, foi a maior pontuadora da partida, com 17 acertos. A jogadora é a recordista mundial de pontos em um único jogo: 54. A central Thaísa foi quem mais pontuou pelo time brasileiro com 14 acertos. Mesmo assim, a jogadora se cobrou por uma atuação melhor.


 Adenízia sacando para o Brasil - Foto: Walter Caparrós Blanco            

“Ainda tenho que melhorar muito a minha parte individual. Posso invadir mais no bloqueio. No treinamento vamos acertar essa marcação. Nós jogamos bem, mas ainda temos muitos detalhes para acertar”, disse Thaísa, que também falou sobre a maior potuadora do jogo. “A Montaño salta muito e é uma jogadora muito difícil de ser marcada”, complementou a central brasileira.

Aniversariante do dia, a ponteira Fernanda Garay também manteve a seriedade na partida. “Não fiquei totalmente satisfeita. Dei umas vaciladas bobas neste jogo. A Colômbia colocou o nosso time em dificuldade, mas isso é bom para que a gente possa sempre melhorar”, comentou Garay, que faz 26 anos neste dia 10 de maio.


Paula Pequeno vibra ao marcar mais um ponto - Foto: Walter Caparrós Blanco

O técnico do Brasil, José Roberto Guimarães analisou a partida. “A estratégia de jogo da Colômbia foi forçar o saque. Tanto que elas tiveram 12 erros neste fundamento. Arriscaram tudo e não tinham nada a perder. Neste jogo, o nosso bloqueio voltou a funcionar e tivemos alguns bons momentos”, disse o treinador brasileiro.


Jogadoras comemoram mais um ponto - Foto: Walter Caparrós Blanco

Apesar do resultado negativo, o técnico da Colômbia, o brasileiro Mauro Marasciulo saiu de quadra satisfeito. “É importante que esse time jovem jogue, pois temos o objetivo de crescer. Neste jogo, elas se defenderam bem, estou contente e penso que a experiência que ganharam jogando contra o Brasil não tem preço. Em uma partida contra a seleção brasileira, elas ganharam um ano de experiência”, afirmou o treinador.

Outros dois jogos foram realizados nesta QUINTA-FEIRA (10.05). O Peru conseguiu a segunda vitória no torneio ao superar a Venezuela por 3 sets a 1 (25/15, 25/16, 22/25 e 25/13), em 1h32 de partida. No outro confronto do dia, a Argentina se recuperou da derrota da estreia e venceu com facilidade o Chile por 3 sets a 0 (25/11, 25/6 e 25/9), em 1h01 de jogo.


Dani lins fazendo um belo levantamento - Foto: Walter Caparrós Blanco

Brasil folga na terceira rodada
A seleção brasileira terá folga na rodada desta SEXTA-FEIRA (11.05), mas estará em quadra para treinar. O técnico José Roberto Guimarães comandará o trabalho, que será das 19h às 20h30, no ginásio da USP. O treinamento será aberto à imprensa.
A rodada contará com os confrontos entre Chile e Venezuela, às 14h30; Argentina e Peru, às 17h, e, ainda, entre Colômbia e Uruguai, às 19h30. Todos serão realizados no Milton Olaio Filho.

O JOGO
Com Montaño bem no ataque, a Colômbia começou o jogo dando trabalho ao Brasil. Ela marcou os quatro pontos que deixaram as colombianas em vantagem: 4/3. Mas a equipe brasileira logo se recuperou e foi para o primeiro tempo técnico com o placar favorável em 8/4. As visitantes estacionaram nos quatro pontos, enquanto o Brasil, com Fernanda Garay no saque, fez 12. No segundo tempo técnico, a equipe verde e amarela comandava o marcador com tranquilidade: 16/05. Com o apoio da torcida, o Brasil fechou o set sem dificuldades em 25/11.


Camila Brait durante o jogo - Foto: Walter Caparrós Blanco

O Brasil seguiu com o domínio do jogo no segundo set. Com um ponto de ataque da central Thaisa, as brasileiras abriram quatro (7/3). A Colômbia encostou no marcador depois de um ace da central Lorena (8/6). O bloqueio brasileiro voltou a funcionar e o Brasil foi para segunda parada técnica com quatro pontos de vantagem (16/12). O time da casa manteve a liderança no final do set e venceu a parcial por 25/18.


 Fer Garay recebe os parabéns por seu aniversário - Foto: Walter Caparrós Blanco

O Brasil veio para o terceiro set com uma alteração. Entrou Paula Pequeno e saiu Fernanda Garay. Na primeira parada técnica, as brasileiras tinham dois pontos de liderança (8/6). O técnico José Roberto Guimarães inverteu o cinco e um. Entraram Dani Lins e Tandara e saíram Fabíola e Sheilla. A Colômbia cresceu na partida e empatou a parcial (14/14). Neste momento, foi a vez do Brasil crescer na partida. Desta forma, as brasileiras fecharam o set por 25/19 e o jogo por 3 sets a 0.


 Sheilla foi uma das melhores em quadra - Foto: Walter Caparrós Blanco


EQUIPES:
BRASIL – Fabíola, Sheilla, Adenizia, Thaísa, Jaqueline e Fernanda Garay. Líbero: Fabi
Entraram – Camila Brait, Paula Pequeno, Tandara e Dani Lins
Técnico: José Roberto Guimarães
COLÔMBIA – Paola, Lorena, Montaño, Melissa, Maria e Dalgis. Líbero: Camila Gomez
Entraram – Diana, Catalina, Maria e Paola
Técnico – Mauro Marasciulo

Fonte: CBV
Fotos: Walter Caparrós Blanco