sexta-feira, junho 22, 2012

WORLD GRAND PRIX 2012: Brasil enfrenta Cuba num clássico de muita rivalidade

Brasil estréia contra Cuba na terceira etapa 

Brasil treinou nesta quinta-feira no Luohe Sports Center 


LUOHE (CHINA), 21.06.2012 – A seleção brasileira feminina de vôlei estreará na terceira semana da 20ª edição do Grand Prix contra Cuba, às 8h30 desta SEXTA-FEIRA (22.06). A partida será disputada no Luohe Sports Center e terá a transmissão ao vivo dos canais SporTV e Esporte Interativo.

Nesta etapa, o Brasil forma o grupo K, com Cuba, Porto Rico e China. Estes três jogos serão decisivos para as brasileiras. O time verde e amarelo aparece em sexto lugar na classificação geral, com 11 pontos. Os Estados Unidos lideram a competição, com 18 pontos, seguidos pela China, com os mesmos 18, mas com um pior saldo de sets, e pela Turquia, com 15.

Classificam-se para a Fase Final as cinco equipes mais bem colocadas após o termino da terceira semana, além da anfitriã China. As seis seleções jogarão entre si e a equipe que somar o maior número de pontos será a campeã. A fase final acontecerá na cidade de Ningbo, na China, entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Brasil e Cuba, que tiveram uma das grandes rivalidades na década de 90, se enfrentaram pela última vez na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado. Na ocasião, as brasileiras levaram a melhor por 3 sets a 2.

Para o treinador José Roberto Guimarães, a equipe cubana merece ser repeitada. Mesmo sem ter se classificado para os Jogos Olímpicos, o time caribenho já fez boas apresentações nesta edição do Grand Prix. Até agora foram cinco vitórias e uma derrota, e a seleção cubana aparece em quinto lugar na classificação geral, com 14 pontos.

“Cuba sempre teve no potencial de ataque o seu ponto forte. As ponteiras atacam pelas extremidades e as levantadoras costumam atacar pela saída de rede. Precisamos de um saque forçado para tentar quebrar o passe delas, além de uma boa atenção na marcação de bloqueio”, explicou José Roberto Guimarães.

Novidades

O Brasil terá duas novidades entre as 14 jogadoras que disputarão a etapa de Luohe, na China. A ponteira Fernanda Garay se recuperou da contusão sofrida na primeira etapa, na Polônia, e a oposto Tandara retorna ao grupo depois de ficar de fora da rodada de São Bernardo (SP).

A equipe verde e amarela disputará a etapa de Luohe com as levantadoras Fabíola, Fernandinha e Dani Lins; as opostos Sheilla, Mari e Tandara; as centrais Thaisa, Fabiana e Adenízia; as ponteiras Paula Pequeno, Jaqueline e Fernanda Garay, e as líberos Camila Brait e Fabi. Destas, 12 serão relacionadas para cada partida.

A central Juciely e a ponteira Natália também estão com a seleção na China, mas não jogarão nesta terceira semana.

A ponteira Fernanda Garay garantiu que a contusão já é passado, e que está pronta para defender novamente as cores do Brasil.

“Depois de ter ficado uma semana fora estou feliz de estar de volta. Tive uma distensão em um músculo do braço esquerdo, mas não sinto mais dor. Não foi uma lesão grave e dei uma segurada na última etapa para não agravar. Estou recuperada e posso ajudar o grupo nesta fase”, garantiu a atacante, que também analisou o adversário desta sexta-feira.

“Temos uma grande rivalidade com o time cubano. É uma equipe que não foi bem no Grand Prix do ano passado, mas elas cresceram nesse ano após o Pré-Olímpico Mundial e fizeram boas apresentações nas duas primeiras fases. Não podemos esquecer que elas deram muito trabalho na final dos Jogos Pan-Americanos. Foi um jogo disputado e decidido no quinto set”, recordou a atacante.

Jaqueline vira dúvida para a estréia

A ponteira Jaqueline sentiu o joelho durante o treino da tarde desta quinta-feira e virou dúvida para a partida de estreia do Brasil.

“A grande preocupação do nosso time é com a Jaqueline, que sentiu o joelho no treino da tarde. Temos que ver como ela vai acordar para saber se terá condição de jogo”, disse o técnico José Roberto Guimarães.

Fonte: CBV