terça-feira, julho 31, 2012

LONDRES 2012: Talita e Maria Elisa vencem e lideram

Talita e Maria Elisa derrotam alemãs e lideram o Grupo E
Londres 2012: Brasileiras invictas

O Vôlei de Praia brasileiro fechou a segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Londres com 100% de aproveitamento. No oitavo jogo envolvendo duplas do país na arena montada no Horse Guards Parade, nesta TERÇA-FEIRA (31.07), Talita e Maria Elisa derrotaram as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig por 2 sets a 1 (21/19, 29/31 e 15/13), em partida válida pelo Grupo E, e garantiram vaga na segunda fase do torneio olímpico.

A dupla brasileira é a única da chave a somar duas vitórias ao fim da segunda rodada e lidera o Grupo. Goller e Ludwig têm uma vitória e uma derrota. O último jogo da segunda rodada acontecerá nesta terça, às 12h30, reunindo Madelein Meppelink/Sophie Van Gestel, da Holanda, e Louise Bawden/Becchara Palmer, da Austrália, que perderam na primeira rodada de jogos.

Talita e Maria Elisa voltarão à quadra na QUINTA-FEIRA (02.08), às 13h30, para tentar confirmar a primeira colocação da chave diante da dupla australiana, em partida que será transmitida pelo canal Sportv. As brasileiras contam com o retrospecto amplamente favorável, que aponta quatro vitórias e nenhuma derrota diante de Bawden/Palmer, para fechar a primeira fase invictas.

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

Talita domina a rede

A boa atuação de Talita na rede foi determinante para a vitória brasileira sobre as alemãs. A sul-mato-grossense assinalou 18 pontos de ataque e seis de bloqueio. Maria Elisa marcou 20 pontos de ataque e dois de saque, além de ter conseguido 12 defesas na partida.

Para Maria Elisa, o alto nível de concentração da dupla vem sendo fundamental na boa campanha traçada nas areias de Londres.

“É muito difícil colocar em pratica tudo que treinamos, pois estamos em uma competição diferente, em uma arena diferente, com um público enorme. Por isso, a concentração precisar estar elevada o tempo todo. Estamos muito unidas e conversamos o tempo todo para acertar os detalhes durante o jogo”, explica.

O JOGO

O começo da partida foi bastante equilibrado e a dupla brasileira só conseguiu abrir dois pontos de vantagem em 12/10. Após uma boa sequência do Brasil, com dois erros de ataque de Goller e um bloqueio de Talita, a vantagem cresceu: 16/11. As alemãs logo se recuperaram do mau momento e se aproximaram no placar em 17/15, após uma boa devolução de primeira de Ludwig. Mantendo a diferença até o fim, as brasileiras venceram o set por 21/19 após ataque na diagonal de Maria Elisa.

No segundo set, o bloqueio de Talita foi fundamental para o bom início do Brasil. Depois de parar duas vezes Goller na rede, a brasileira marcou 6/4. As alemãs se recuperaram e chegaram à igualdade no 13º ponto, com uma largada de Ludwig. Pouco depois, a alemã finalizou um contra-ataque para marcar 15/13. O bloqueio de Talita apareceu novamente e o Brasil virou para 18/17. No fim, as brasileiras tiveram nove oportunidades de fechar o set e não conseguiram. Com um saque na linha de Goller, as europeias marcaram 31/29 e levaram o jogo para o tie-break.


O Brasil abriu dois pontos de vantagem logo no começo do terceiro e decisivo set, marcando 3/1, mas as alemãs reagiram e viraram para 5/4 após um erro brasileiro. As brasileiras não se abateram e conseguiram passar à frente novamente em 9/7 após um erro de ataque de Goller. Mantendo o controle até o fim, a dupla brasileira garantiu a vitória com uma largada de Maria Elisa: 15/13.

Juliana e Larissa tentam garantir a liderança

Líderes isoladas do Grupo A, as campeãs mundiais Juliana e Larissa encerram, nesta QUARTA-FEIRA (01.08), a participação da dupla na primeira fase do torneio olímpico. Invictas nas duas primeiras rodadas, as brasileiras terão pela frente as tchecas Lenka Hajeckova e Hana Klapalova, que venceram um jogo e perderam outro, às 11h30 (de Brasília), em partida que terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

Em oito encontros no Circuito Mundial, Juliana e Larissa nunca perderam para Klapalova e Hajeckova. Se confirmarem o retrospecto, as brasileiras garantirão o primeiro lugar da chave e a vaga direta nas oitavas de final.

O outro jogo da terceira rodada do Grupo será entre Katrin Holtwick e Ilka Semmler, da Alemanha, que têm uma vitória e uma derrota, e Natacha Rigobert e Elodie Li Yuk, das Ilhas Maurício, que ainda não venceram, às 6h.

TABELA E RESULTADOS:

CLASSIFICAÇÃO:

GALERIA DE FOTOS:

Fonte: CBV