segunda-feira, agosto 06, 2012

LONDRES 2012: Alison e Emanuel conquistam vaga na final

Alison e Emanuel garantem a primeira vaga nas semifinais
Londres 2012: Semifinal no masculino

O Brasil está nas semifinais do torneio masculino de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta SEGUNDA-FEIRA (06.08), no primeiro jogo das quartas de final do torneio olímpico, os brasileiros Alison e Emanuel superaram os poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 16/21 e 17/15, na arena montada na Horse Guards Parade.

“Nossa experiência fez a diferença. Em três anos de parceria, ganhamos e perdemos muito, sempre levando conosco 180 milhões de brasileiros, e isso não é para qualquer um. Tive dificuldades para fazer o levantamento em alguns momentos por causa do vento e o Emanuel teve muita paciência. Fazemos um trabalho psicológico para suportar toda a pressão que sofremos dentro da quadra e mais uma vez colhemos os frutos por isso”, diz Alison.

Líderes do ranking olímpico e atuais campeões mundiais, os brasileiros chegam à semifinal com ótima campanha. Alison e Emanuel venceram os cinco jogos que disputaram até o momento na capital inglesa – três na primeira fase, um nas oitavas e outro nas quartas – e cederam apenas dois sets aos rivais.

O campeão olímpico Emanuel, que luta em Londres por sua terceira medalha olímpica, marcou 27 pontos na partida contra os poloneses, todos no ataque, e conseguiu 16 defesas. O estreante Alison pontuou nove vezes no ataque, cinco no bloqueio e três no saque.

“Lidamos com uma pressão muito grande dentro da quadra e tivemos serenidade para executar bem os fundamentos nos momentos mais importantes. Nos ajudamos muito ao longo da partida e uma parceria tem que ser assim. Quando um não está em um bom momento, o outro deve dar força e fazer o possível para ajudar”, comenta Emanuel.

Nas semifinais, os brasileiros jogarão contra os letões Martins Plavins e Janis Smedins, que surpreenderam e derrotaram os norte-americanos Jake Gibb e Sean Rosenthal, líderes do ranking mundial, por 2 sets a 1 (21/19, 18/21 e 15/11), também nas quartas. O duelo será às 13h (de Brasília) desta TERÇA-FEIRA (07.08) e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.

No outro cruzamento, os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann terão pela frente os holandeses Richard Schuil e Reinder Nummerdor, às 19h.

O JOGO

Os poloneses foram mais eficientes no começo da partida e conseguiram marcar 3/1 com uma largada de Fijlaek. Mantendo a tranquilidade, a dupla brasileira tomou a liderança quando Alison sacou para marcar 9/8. Os poloneses chegaram à igualdade no 10º ponto, com um bloqueio de Prudel, e passaram à frente em 13/11, após dois erros de Emanuel. No bloqueio, Alison empatou em 14/14. O Brasil passou a frente em 17/6 e abriu vantagem até o fim, quando Alison garantiu a vitória em 21/17 com uma bola de segunda colocada de manchete.

O bom início dos poloneses se repetiu na segunda parcial: 3/0. A reação brasileira veio ainda mais rápida desta vez e Alison empatou em 5/5 com um ponto de saque. Os poloneses escaparam novamente e fizeram 14/11 com um erro do “Mamute”. Os brasileiros tentaram reagir, mas, mostrando boa regularidade, os poloneses sustentaram a liderança e fecharam o set em 21/16 com um saque de Fijalek.

Os poloneses marcaram 2/0 no início do tie-break, mas, após longo rally, a dupla brasileira empatou. A virada veio em 5/4, com Alison ganhando uma disputa na rede. Outro bloqueio do capixaba ampliou a vantagem para 6/4. No meio do set, os poloneses voltaram a crescer e, aproveitando dois erros de Emanuel, viraram para 10/8. Um erro de Fijalek empatou o placar em 13/13. No final, um ataque potente de Alison definiu a vitória brasileira: 17/15.

TABELA E RESULTADOS:

GALERIA DE FOTOS:

Fonte: CBV