Brasil é perde de virada para os Estados Unidos
Danta ataca contra o bloqueio americano
A seleção brasileira masculina de vôlei não conseguiu a terceira vitória consecutiva nos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de vencer a Tunísia e a Rússia, ambas por 3 sets a 0, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos, em uma reedição da final em Pequim/2008. Nesta QUINTA-FEIRA (02.08), os brasileiros perderam por 3 sets a 1 (25/23, 25/27, 19/25 e 17/25), no confronto realizado no Earls Court.
O oposto Leandro Vissotto foi o jogador que mais pontuou pela seleção brasileira, com 15 acertos (12 de ataque, um de bloqueio e dois de saque). O capitão americano, Clayton Stanley, foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos.
Para o técnico Bernardinho, faltou um pouco de calma aos jogadores brasileiros nesta partida.
“Temos que ter paciência e nós não tivemos em alguns momentos. Erramos demais, sacamos abaixo do que vínhamos sacando e o nosso time foi até perdendo um pouco de vida durante a partida. Jogamos abaixo hoje e eles erraram menos. Mas estamos no início da competição e temos muita coisa para consertar”, disse Bernardinho.
O experiente Rodrigão acredita que a equipe tenha perdido o foco em momentos que não poderia.
“Eles passaram na frente em dois pontos e o nosso time desestabilizou um pouco. Sabemos que não podemos deixar isso acontecer. Não podemos parar de jogar e foi esse o detalhe que acarretou a nossa derrota”, opinou o meio de rede do Brasil.
O líbero Serginho também lamentou o resultado negativo, mas deu méritos ao adversário.
“Sabíamos que eles iam jogar com inteligência. Eles sempre jogam assim. E, por outro lado, nosso ataque não funcionou do jeito que esperávamos”, comentou Serginho, que já pensa no próximo confronto. “O campeonato segue. Temos que pensar no próximo adversário. Ninguém gosta de perder, mas temos que dar sequência ao que vínhamos fazendo”, disse.
O próximo jogo do Brasil será no SÁBADO (04.08), às 18h, contra a Sérvia.
O JOGO
Lucão abriu o placar com a bola de meio. No ataque de Murilo pela entrada de rede, a equipe brasileira abriu dois (5/3). No bloqueio, os Estados Unidos empataram em cinco pontos. No erro de saque dos americanos, o time verde e amarelo fez 8/7 no primeiro tempo técnico. Com ponto direto de saque, os Estados Unidos empataram em 9/9. Então foi a vez do Brasil fazer ace, com Bruno, e o placar voltou a ficar igual: 12/12. O Brasil errou o saque e o time americano foi para a segunda parada técnica em vantagem: 16/14. A seleção brasileira empatou em 18 pontos e, no erro americano, passou à frente na jogada seguinte. A reta final de set foi equilibrada. Dante atacou e deixou tudo igual em 23/23. E foi com Vissotto, com dois pontos de saque, que o Brasil fechou o primeiro set em 25/23.
A segunda parcial também começou bastante disputada. Os americanos conseguiram abrir vantagem e foram para o primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem: 8/5. Os Estados Unidos subiram de rendimento e quando, no erro de recepção do Brasil, fizeram 11/6, Bernardinho pediu tempo. Com uma bola de meio, os americanos fizeram 16/11 na segunda parada técnica. Ricardinho e Wallace entraram bem e o oposto brasileiro teve boa participação. Com quatro pontos seguidos, Wallace levou o Brasil a 18/19. Neste momento, o técnico americano, Alan Knipe, pediu tempo. No erro do adversário, a equipe verde e amarela chegou ao empate em 19 pontos. Mais um empate em 21/21 no final do set. Mas os americanos levaram a melhor e fecharam o set por 27/25.
Os Estados Unidos abriram o placar da terceira parcial e seguiram no comando do placar. No ponto de bloqueio de Dante, o Brasil empatou em 13/13. Os Estados Unidos estiveram melhor e foram para o segundo tempo técnico vencendo por 16/14. O adversário do Brasil abriu no placar e, quando fez 19/15, Bernardinho pediu tempo. Com o crescimento do oposto Stanley, os Estados Unidos estiveram com melhor rendimento e, assim, venceram o terceiro set com um pouco mais de facilidade: 25/19.
A seleção americana começou melhor também no início do quarto set e fez 4/2. Após um erro do Brasil, os Estados Unidos abriram três pontos (6/3) e Bernardinho parou o jogo com pedido de tempo. A parada não adiantou muito e o adversário seguiu melhor. No primeiro tempo técnico, vantagem de três pontos para eles: 8/5. Com Wallace, que tinha acabado de entrar, o Brasil empatou em 9/9. Quando a equipe verde e amarela perdia por 12/10, Bernardinho colocou Giba no lugar de Murilo. O adversário ainda fez 14/10 e o treinador brasileiro pediu tempo. O time brasileiro seguiu errando e os Estados Unidos abriram seis pontos na segunda parada técnica (16/10) e marcaram mais um aumentando a vantagem para sete. Com domínio da partida, os americanos venceram por 25/17.
EQUIPES:
BRASIL – Bruno, Leandro Vissotto, Sidão, Lucão, Dante e Murilo. Líbero – Serginho
Técnico – Bernardinho
Entraram: Wallace, Ricardinho, Rodrigão e Giba
ESTADOS UNIDOS – Anderson, Lee, Suxho, Priddy, Holmes, Stanley. Líbero – Lambourne
Técnico – Alan Knipe
Entraram: Mckenzie, Smith, Rooney e Lotman
Galera de Fotos:
Fonte: CBV
