Brasil vence o Japão e fará final contra EUA
Brasil comemora vaga na final
A seleção brasileira feminina de vôlei está na final dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta QUINTA-FEIRA (09.08), o Brasil, que luta pelo bicampeonato olímpico, venceu a semifinal contra o Japão por 3 sets a 0 (25/18, 25/15 e 25/18), em 1h16 de jogo, no Earls Court, em Londres.
A data era histórica para o voleibol brasileiro. No dia em que o Brasil celebrou 20 anos da inédita conquista da medalha de ouro com a seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, um personagem fundamental nessa vitória tem mais um motivo para comemorar. Assim como há 20 anos, no banco de reservas, a seleção brasileira era comandada por José Roberto Guimarães. Desta vez eram as mulheres e uma semifinal, mas, mais uma vez, o resultado foi o mesmo - vitória do Brasil por 3 sets a 0.
Os Estados Unidos serão o adversário das brasileiras na decisão. As americanas bateram a Coréia do Sul na outra semifinal, também nesta quinta-feira, por 3 sets a 0. A final olímpica será disputada às 14h30 deste SÁBADO (11.08).
Meninas comemoram mais um ponto do Brasil
O bloqueio foi o destaque do time brasileiro. Ao todo, foram 14 pontos deste fundamento. A oposto Sheilla e a central Fabiana tiveram as maiores pontuações entre as brasileiras, com 13 acertos cada. Pelo lado do Japão, a ponteira Saori Kimura foi a maior pontuadora da partida, com 14.
O treinador José Roberto Guimarães comentou como foi difícil vencer uma semifinal, depois de terminar a fase de classificação em quarto lugar.
“Sofri muito no início do jogo. Tivemos que ajustar nossa defesa para o jogo começar a fluir. Tecnicamente o time foi muito bem. Nós fomos capazes de contra-atacar com eficiência. Merecemos essa vitória. Agora queremos a medalha de ouro. Vamos enfrentar os Estados Unidos e podemos ter uma boa atuação”, disse José Roberto Guimarães, que ainda analisou o confronto da final.
“Na primeira fase sofremos muito com os ataques dos Estados Unidos. Nós temos que defender contra as americanas como defendemos hoje”, afirmou o técnico.
A levantadora Dani Lins falou sobre a expectativa para a decisão. “Nós vamos dar 150% na final contra as americanas. Nosso time está muito unido depois de tudo que passamos. Nós queremos terminar essa campanha com a medalha de ouro”, garantiu a levantadora.
Fabi comemora chance de ser bicampeão olímpica
O JOGO
Com um contra-ataque da central Thaísa, o Brasil fez o primeiro ponto da partida. O set começou equilibrado. Na primeira parada técnica, as brasileiras tinham um de vantagem (8/7). A parcial seguiu disputada ponto a ponto. Depois de um belo rally, o time verde e amarelo abriu três (18/15). A defesa e o bloqueio das brasileiras passaram a incomodar a equipe nipônica e a diferença subiu para quatro (20/16). O Brasil seguiu melhor na final do set e fechou a primeira parcial por 25/18.
O Brasil seguiu melhor no início do segundo set e abriu quatro (6/2). Com a levantadora Dani Lins bem na distribuição de bolas, as brasileiras fizeram 8/4. O Japão conseguiu uma boa sequência de saques e encostou (8/7). O bloqueio do time verde e amarelo voltou a funcionar e a diferença subiu para seis (16/10). Com tranquilidade, as brasileiras fecharam o segundo set por 25/15.
Jaque comemora classificação para a final
O bloqueio brasileiro seguiu arrasador no terceiro set. E foi com um ponto deste fundamento que o Brasil fez 6/3. Na segunda parada técnica, o Brasil tinha cinco de vantagem (16/11). As brasileiras seguiram dominando o set e fecharam a terceira parcial por 25/18 e o jogo por 3 sets a 0.
Dani Lins teve mais uma grande atuação
EQUIPES:
BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Jaqueline, Fernanda Garay, Fabiana e Thaisa. Líbero – Fabi
Entraram: Tandara e Fernandinha
Técnico – José Roberto Guimarães
JAPÃO – Takeshita, Araki, Otomo, Shinnabe, Ebata e Kimura. Líbero – Sano
Entraram: Inoque, Nakamichi, Yamaguchi, Kano e Sakoda
Técnico – Masayoshi Manabe
GALERIA DE FOTOS:
Fonte: CBV




