Ricardo e Pedro Cunha fecham a primeira fase com campanha perfeita
Londres 2012: Brasileiros em primeiro lugar
Juliana/Larissa no feminino, Ricardo/Pedro Cunha no masculino. Pouco depois de as campeãs mundiais fecharem a primeira fase do torneio de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres com 100% de aproveitamento e sem perder sets, o baiano e o carioca repetiram a campanha ao garantir a terceira vitória da dupla no Grupo F, superando os canadenses Josh Binstock e Martin Reader por 2 a 0 (21/18 e 24/22) na arena montada no Horse Guards Parade.
"A gente não teve isso nos dois primeiros jogos, é importante sentir uma dificuldade também no caminho. Quando nós relaxamos, aconteceram alguns erros, principalmente de saque. É bom para ficarmos mais atentos", diz Pedro Cunha, sobre as parciais apertadas do confronto.
Com a campanha perfeita, os brasileiros passaram às oitavas de final da competição em primeiro lugar na chave, à frente também dos noruegueses Tarjei Skarlund e Martin Spinnangr e dos britânicos Steve Grotowski e John Garcia-Thompson. A dupla agora aguarda o término da fase de classificação para conhecer seus adversários na sequência do torneio olímpico. A fase eliminatória começa na SEXTA-FEIRA (03.08).
"A gente forma um dos times mais novos dessa competição, então ainda temos muito o que crescer. Como é uma competição longa, dá tempo desse crescimento ir acontecendo durante os Jogos, para a gente brigar lá na frente", analisa Ricardo.
No duelo com os canadenses, o campeão olímpico Ricardo contribuiu com 17 pontos para a vitória brasileira – 15 de bloqueio, um de saque e um de bloqueio. Pedro Cunha marcou 16 pontos, todos no ataque, e obteve dez defesas durante o jogo.
O JOGO
A dupla brasileira controlou o primeiro set desde o começo e logo abriu 3/1 com um saque de Ricardo. No meio da parcial, a diferença aumentou para quatro pontos, após uma devolução de primeira de Pedro Cunha que caiu no fundo da quadra: 11/7. Eficiente na virada de bola e cometendo poucos erros, os brasileiros sustentaram a vantagem até o fim e fecharam o set com um erro de saque de Reader: 21/18.
O segundo set foi mais equilibrado do que o primeiro. Os canadenses ficaram à frente, marcando 6/5, mas o Brasil logo reagiu e fez 7/5. Os canadenses viraram novamente em 13/12, com um bloqueio de Reader e o Brasil só chegou à igualdade no 18º ponto, com Ricardo fechando a rede. Depois de algumas trocas de pontos, Pedro Cunha defendeu e contra-atacou com categoria para garantir a vitória brasileira em 24/22.
Alison e Emanuel encerram fase classificatória contra italianos
Líderes do ranking olímpico, Alison e Emanuel tentarão garantir a primeira posição do Grupo A na terceira e última rodada da chave, nesta QUINTA-FEIRA (02.08), às 6h (de Brasília), quando enfrentarão os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
Os brasileiros lideram o grupo, com duas vitórias e quatro pontos conquistados, enquanto os italianos, que são treinados pelo ex-jogador brasileiro Paulão, somam três, com um resultado positivo e outro negativo. Para garantir a primeira posição, Alison e Emanuel precisam da vitória. O retrospecto é favorável aos brasileiros, que venceram seis dos sete confrontos já realizados.
A outra partida do Grupo A reunirá os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst, que venceram um jogo e perderam o outro, e o brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro Patrick Heuscher, que não ganharam e Londres, às 16h.
TABELA E RESULTADOS:
CLASSIFICAÇÃO:
GALERIA DE FOTOS:
Fonte: CBV
