sexta-feira, agosto 03, 2012

LONDRES 2012: Ricardo e Pedro Cunha vencem espanhóis

Ricardo e Pedro Cunha passam por espanhóis nas oitavas
Londres 2012: Brasileiros nas quartas

Os brasileiros Ricardo e Pedro Cunha seguem avançando no torneio de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de passarem pela primeira fase com três vitórias e sem perder sets, os brasileiros mantiveram o ritmo nas oitavas de final e derrotaram os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19), na tarde desta SEXTA-FEIRA (03.08), na arena montada na Horse Guards Parade.

Decisivo no final do jogo, o campeão olímpico Ricardo marcou nove pontos de ataque e seis de bloqueio na partida. O estreante Pedro Cunha foi muito eficiente na virada de bola. Ele marcou 21 pontos de ataque contra os espanhóis e conseguiu ainda sete defesas na partida.

“Nossa concentração foi muito importante para mantermos a virada de bola funcionando o tempo todo e, com isso, tivemos tranquilidade para mudar a tática durante o jogo. Sabemos que a nossa virada de bola é um ponto alto da dupla e estamos conseguindo manter isso forte. Ter mantido o placar próximo em todo o segundo set foi fundamental”, analisa Pedro Cunha.

Outro fator determinante na vitória brasileira foi o forte bloqueio de Ricardo, que conseguiu dois pontos no fundamento no fim da partida.

“Os pontos de bloqueio aconteceram no momento certo. Não estávamos tão bem como no primeiro set e, depois de passar o jogo inteiro sacando no Herrera, decidimos mudar o jogo para o Gavira. Tivemos erros, mas soubemos controlar. Sabíamos que seria um jogo difícil, mas conseguimos mudar a estratégia na hora certo com sucesso. Estamos vivendo intensamente cada partida e tem sido muito prazeroso jogar em Londres”, explica o baiano.

Garantida nas quartas, a dupla brasileira aguarda o duelo entre Julius Brink/Jonas Reckermann, da Alemanha, e Aleksandrs Samoilovs e Ruslans Sorokins, da Letônia, às 13h (de Brasília) deste SÁBADO (04.08), para conhecer seus próximos adversários no torneio olímpico. O jogo das quartas será na SEGUNDA-FEIRA (06.08), em horário ainda indefinido.

O JOGO

A dupla espanhola foi a primeira a abrir vantagem no jogo, marcando 4/2, mas os brasileiros logo empataram no quarto ponto com um contra-ataque de Cunha. Após uma sequência de cinco pontos, Cunha atacou novamente para colocar o Brasil em situação confortável: 10/5. Eficiente na virada de bola, a dupla brasileira sustentou a vantagem no placar até o final, quando o carioca atacou com força no meio da quadra para marcar 21/18 e fechar o set.

O Brasil começou bem no segundo set e marcou 3/1 com um bloqueio de Ricardo. Com uma largada de Gavira, os espanhóis empataram. Com os ataques prevalecendo sobre os bloqueios e as defesas, o placar seguiu próximo até a reta final do set, quando Ricardo cresceu na rede, conseguiu dois bloqueios seguidos sobre Gavira e fechou o jogo em 21/19.

Alison e Emanuel enfrentam alemães na manhã de sábado

Os campeões mundiais Alison e Emanuel tentarão garantir a segunda vaga brasileira nas quartas do torneio masculino em Londres neste SÁBADO (04.08), às 6h (de Brasília), quando enfrentarão os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik.

O encontro na capital inglesa será o 12º entre as duplas em torneios internacionais. Vencedores do último confronto, em junho, no Grand Slam de Roma do Circuito Mundial, os brasileiros levaram a melhor em sete oportunidades.

A dupla que avançar disputará uma vaga na semifinal com os poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel, que superaram os suíços Sascha Heyer e Sebastian Chevallier por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/17, na rodada das quartas.

TABELA E RESULTADOS:

GALERIA DE FOTOS:

Fonte: CBV