De olho no Sul-Americano de Clubes, Unilever treina forte

Rio de Janeiro - O orgulho pela conquista do oitavo título na Superliga pode ser notado no rosto feliz de cada jogadora. Apesar do pouco tempo de descanso (a final da competição foi dia 7 de abril), a equipe Unilever retornou nesta segunda-feira (dia 15) à tarde aos treinamentos na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, já visando ao Campeonato Sul-Americano de Clubes, que será disputado de 1º a 5 de maio, em Lima, no Peru. Um título que falta no currículo da equipe carioca que, além do octocampeonato nacional, é bicampeã do Top Volley Internacional, tricampeã da Salonpas Cup e tem ainda dez títulos estaduais.
Entre uma brincadeira e outra, o clima era de descontração na Urca. Segundo o técnico Bernardinho, é preciso recomeçar com menos pressão, uma vez que estavam treinando com muita intensidade para a final da Superliga. "Vamos começar a apertar um pouco mais adiante. O Sul-Americano é uma competição importante e vale vaga para o Mundial de Clubes", explica o treinador. "Ainda vamos avaliar nossos adversários.
Tradicionalmente a equipe peruana exige sempre atenção. "Será uma boa oportunidade para a Bruna atuar. Espero que ela possa se apresentar bem", completa Bernardinho, referindo-se à oposta reserva da canadense Sarah Pavan, cujo contrato com a Unilever se encerra no final do mês de abril, antes da competição. Por isso, a jogadora foi liberada e retornou a seu país, o mesmo acontecendo com a ponteira norte-americana Logan Tom. As demais atletas têm contrato até o dia 31 de maio.
Bernardinho também comentou o fato de o vôlei estar em evidência no Rio, com times campeões nacionais na Superliga feminina e masculina. "É um momento especial para a modalidade no Estado. Particularmente, fico feliz de fazer parte de um projeto de mais de 16 anos, o mais longo e o de maior sucesso que o vôlei brasileiro já teve", diz em relação à equipe feminina da Unilever, formada em 1997.
Para a líbero carioca Fabi, foi bacana reencontrar suas companheiras de trabalho. "Durante essa semana de folga, a gente se falou mais por mensagens. Todas estamos contentes e orgulhosas pela forma como conquistamos a Superliga. O grupo é muito unido", lembra. Sobre o Sul-Americano, Fabi diz que há um comprometimento do time em relação à competição. "Queríamos muito poder disputar esse torneio e vamos buscar mais esse título", garante.
Primeira vez
Num time que mescla experiência e juventude, a oposta paulista Bruna, de 23 anos, é uma das novatas que curte intensamente o seu primeiro título da Superliga. Semana passada, na chegada à cidade onde vive sua família, em Agudos, no interior de São Paulo, a jogadora foi recebida com festa e direito a desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Ali Bruna iniciou, aos 13 anos, sua trajetória no vôlei, jogando pela Prefeitura da cidade. "Foi uma homenagem muito bonita. Nenhum outro atleta havia levado um título desse para a região", comemora.
Além de vibrar com seu primeiro título nacional, Bruna vai viver, em breve, uma outra experiência inédita: a viagem para o Sul-Americano de Clubes será a primeira de sua vida. "Nunca saí do Brasil, nunca viajei para o exterior. Será minha primeira competição internacional e estou muito animada", avisa a jogadora, que, recentemente, tirou seu passaporte. "Eu e o Bernardo já conversamos. Sei que ainda tenho muito a evoluir e vou aproveitar cada minuto dessa oportunidade. Estou muito feliz por merecer a confiança da Comissão Técnica da Unilever", finaliza.
A Unilever tem a equipe octacampeã da Superliga, a mais vencedora da história da competição. Ganhou em 1997/98, 1999/2000, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009, 2010/2011, 2012/2013. O time carioca também soma no currículo dez títulos estaduais, os últimos nove consecutivos. A equipe é bicampeã do Top Volley Internacional, na Suíça, e tricampeã da Salonpas Cup. Nesta temporada, algumas jogadoras e o técnico Bernardinho são personagens da campanha "Se você tem orgulho do Rio, vai sentir o mesmo desse time", que aproxima ainda mais a equipe da comunidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Unilever Oficial
Foto: Divulgação