Brasil se despede de Nagoya com vitória em
amistoso

Brasileiras e japonesas confraternizam após o amistoso
A seleção brasileira feminina de vôlei
se despediu de Nagoya, cidade onde fez a aclimatação para a Fase Final do Grand
Prix no Japão, com vitória. Neste sábado (24.08), o Brasil venceu a equipe
feminina do Denso Airbees por 3 sets a 0 (25x23, 25x17 e 25x16) e encerrou o
período de treinamento na cidade japonesa. O time verde e amarelo embarcará no domingo(25.08) para Sapporo onde disputará a etapa decisiva da competição a
partir do dia 28 de agosto.
As brasileiras estrearão na Fase Final contra os Estados
Unidos, às 3h30 (horário de Brasília), da próxima quarta-feira (28.08). A TV
Globo, o SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo. Disputarão esta
etapa, as cinco seleções mais bem colocadas na primeira fase, respectivamente,
China, Brasil, Sérvia, Estados Unidos, Itália e o Japão, já garantido por ser o
anfitrião das finais.
As atuais bicampeãs olímpicas terminaram a fase de
classificação em segundo lugar com oito vitórias e apenas uma derrota. O
Brasil, maior vencedor da história da competição, luta pelo nono título.
O treinador José Roberto Guimarães gostou da atuação
brasileira contra a equipe japonesa.
“Essa partida valeu para dar ritmo de jogo ao time. O nosso
sistema defensivo foi exigido ao máximo, o que foi muito positivo. Por isso, é
importante jogar com equipes japonesas. O volume de jogo, a atenção e a
concentração foram postos a prova. É isso que buscamos. Outro ponto positivo
foi a participação de todas as jogadoras”, disse José Roberto Guimarães, que
ainda lembrou do desafio que será encarado pelo time brasileiro nos próximos
dias.
“O fundamental nessa Fase Final é conseguir jogar como
grupo. Teremos cinco jogos muito difíceis, onde vamos precisar de todo o elenco
para suportar essa maratona”, afirmou o treinador tricampeão olímpico.
A ponteira Fernanda Garay comentou sobre a importância de
enfrentar adversários com características diferentes como o Denso Airbees.
“O mais importante desse jogo foi ganhar ritmo. Precisamos
dessa pressão e responsabilidade que só as partidas nos trazem. Enfrentamos uma
equipe que joga rápido e defende muito. Isso nos exigiu bastante. Tivemos que
nos adaptar ao ritmo delas, o que foi muito positivo”, garantiu a ponteira, que
afirma ainda que o foco das atuais campeãs olímpicas está todo voltado para a
Fase Final.
“Estamos focadas nos jogos da semana que vem. Essa
preparação foi importante para ajustarmos alguns pontos. A Fase Final será
difícil pela qualidade dos adversários e a sequência de jogos, mas estamos bem
preparadas”, finalizou Fernanda Garay.
Fonte: Vicente Condorelli - CBV
Foto: CBV