Na estreia de Lucão, Sesi-SP vence São Bernardo por 3 sets a 0
.jpg)
Equipe soma cinco vitórias no campeonato paulista
Em partida válida pelo campeonato paulista, o time masculino
do Sesi-SP venceu o São Bernardo por 3 sets a 0 (21x18, 21x18 e 24x22). O jogo
aconteceu na tarde deste sábado (24/08), no ginásio da Vila Leopoldina.
O jogo marcou a estreia do ponta Manius Abbadi e do central
Lucas Saatkamp, o Lucão, campeão mundial, medalhista olímpico em Londres e
campeão da Superliga 2012/13 (RJX).
Após a partida, Lucão avaliou sua atuação. “Foi um jogo bom.
Mesmo no primeiro jogo, deu para acertar a primeira bola do [levantador]
Sandro”, disso o central, que marcou nove pontos.
Lucão fez uma avaliação de sua estreia. “Fui bem no ataque.
No saque e no bloqueio, um pouco irregular. Dá para melhorar bastante. Treinei
muito pouco depois de uma semana parada”, comentou, referindo-se ao período de
férias depois de atuar pela seleção brasileira na conquista do sul-americano e
do vice da Liga Mundial.
O central elogiou o novo clube. “O Sesi-SP tem uma estrutura
espetacular. Montaram aqui algo de primeiro mundo. Tem pessoas que gostam de
voleibol. É sempre muito bom jogar aqui.”
O treinador Marcos Pacheco analisou a atuação da equipe. “O
que a gente pode melhorar. O entrosamento no bloqueio. Com o saque que a gente
tem, pode evoluir muito mais no bloqueio. Isso é treinamento. Tem que dar tempo
ao tempo”, ressaltou o treinador.
De acordo com Sidão, maior pontuador do Sesi-SP (14
acertos), a presença de Lucão desafoga o ataque. “Eu acho que com o passe
chegando na mão, eu e ele vamos dar bastante trabalho [para os adversários.”
Para o camisa 9 do Sesi-SP, mesmo nos momentos em que os
visitantes estiveram na frente do placar, a equipe manteve a cabeça no lugar e
soube aproveitar as oportunidades.” A postura foi muito legal. A gente entrou
com muita determinação”, afirmou,
revelando que ainda não s habituou ao novo placar, que encerra os sets aos 21
pontos.“Eu até tinha esquecido”, confessou,
referindo-se- ao “súbito” final do primeiro set.
A próxima partida será novamente em casa, no sábado (31/08),
às 17h, diante do Campinas.
O jogo
A partida começou equilibrada, com as equipes alternando
dianteira no placar, mas o São Bernardo conseguiu chegar ao primeiro tempo
técnico em vantagem (5x7) em pontos de Leozão (ex-oposto do Sesi-SP) e num erro
de ataque dos dons da casa. Na volta, Lucão fez seu primeiro ponto com a camisa
do Sesi-SP. O adversário continuou mais regular, abrindo 11x08 e forçando um
pedido de tempo de Marcos Pacheco. O Sesi-SP voltou melhor e, depois de um belo
rali, diminuiu com Sidão, chegando ao empate no ponto seguinte (11x11). A
partida prosseguiu disputada ponto a ponto até que Lucão, pelo meio, chamou a
segunda parada técnica (15x14). O Sesi-SP conseguiu abrir dois pontos (17x15) –
foi a vez do treinador Cezar Souglas pedir tempo. Lucão fez o 18x16, mas os
visitantes reduziram para 19x18. O set point veio com Alisson. Um erro de
recepção do São Bernardo depois de saque de Lucianinho deu números finais ao
parcial: 21x18.
Na retomada do segundo set, o Sesi-SP manteve o ritmo e um
ataque do oposto Evandro fez com que o técnico visitante pedisse novo tempo. O
primeiro tempo técnivo veio depois de erro de saque dos visitantes: Sesi-SP 7x5.
Na volta, Evandro continuou bem e o Sesi-SP abriu três pontos: 9x6. O São
Bernardo melhorou, com a atuação do ponta Luis, e Leozão fez o ponto da virada
(10x11). O Sesi-SP empatou com Sidão, depois de mais um rali. Na sequência,
Lucão levou o jogo para a segunda parada técnica em ponto comemorado pelas
torcedoras (15/14). Em ponto de bloqueio triplo, o Sesi-SP fez 18x16 e forçou
novo pedido de tempo do adversário. O ponta Luis, maior pontuador do São
Bernardo, continuou bem, mas Sidão fez o set point: 20x18. O ponteiro passador
Manius fechou o set com ponto pela entrada de rede.
No terceiro set, o São Bernardo seguiu mostrando
consistência, chegando a abrir dois pontos de vantagem. Sandro começou a
acionar os centrais, ambos da seleção brasileira – Lucão e Sidão – e o Sesi-SP
conseguiu virar (7x6). O equilíbrio continuou sendo a tônica do jogo, e os
visitantes viraram novamente, abrindo 10x12, Marcos Pacheco preferiu pedir
tempo. Mas os visitantes continuaram bem e chegaram à segunda parada técnica na
frente: 13x15. Melhor, o Sesi-SP virou de novo o placar (16x15). O São Bernardo
empatou (18x18) e Marcos Pacheco não perdeu tempo – pediu tempo. O Sesi-SP teve
vários set points, mas só encerrou o jogo com Sidão: 24/x2.
Fonte: Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp
Foto: Helcio Nagamine/Fiesp