sábado, agosto 24, 2013

CAMPEONATO PAULISTA MASCULINO DA DIVISÃO ESPECIAL 2013: Na estreia de Lucão, Sesi-SP vence São Bernardo por 3 sets a 0

Na estreia de Lucão, Sesi-SP vence São Bernardo por  3 sets a 0
Equipe soma cinco vitórias no campeonato paulista
  
Em partida válida pelo campeonato paulista, o time masculino do Sesi-SP venceu o São Bernardo por 3 sets a 0 (21x18, 21x18 e 24x22). O jogo aconteceu na tarde deste sábado (24/08), no ginásio da Vila Leopoldina.

O jogo marcou a estreia do ponta Manius Abbadi e do central Lucas Saatkamp, o Lucão, campeão mundial, medalhista olímpico em Londres e campeão da Superliga 2012/13 (RJX).

Após a partida, Lucão avaliou sua atuação. “Foi um jogo bom. Mesmo no primeiro jogo, deu para acertar a primeira bola do [levantador] Sandro”, disso o central, que marcou nove pontos.

Lucão fez uma avaliação de sua estreia. “Fui bem no ataque. No saque e no bloqueio, um pouco irregular. Dá para melhorar bastante. Treinei muito pouco depois de uma semana parada”, comentou, referindo-se ao período de férias depois de atuar pela seleção brasileira na conquista do sul-americano e do vice da Liga Mundial.

O central elogiou o novo clube. “O Sesi-SP tem uma estrutura espetacular. Montaram aqui algo de primeiro mundo. Tem pessoas que gostam de voleibol. É sempre muito bom jogar aqui.”

O treinador Marcos Pacheco analisou a atuação da equipe. “O que a gente pode melhorar. O entrosamento no bloqueio. Com o saque que a gente tem, pode evoluir muito mais no bloqueio. Isso é treinamento. Tem que dar tempo ao tempo”, ressaltou o treinador.

De acordo com Sidão, maior pontuador do Sesi-SP (14 acertos), a presença de Lucão desafoga o ataque. “Eu acho que com o passe chegando na mão, eu e ele vamos dar bastante trabalho [para os adversários.”

Para o camisa 9 do Sesi-SP, mesmo nos momentos em que os visitantes estiveram na frente do placar, a equipe manteve a cabeça no lugar e soube aproveitar as oportunidades.” A postura foi muito legal. A gente entrou com muita determinação”,  afirmou, revelando que ainda não s habituou ao novo placar, que encerra os sets aos 21 pontos.“Eu até tinha esquecido”, confessou,  referindo-se- ao “súbito” final do primeiro set.

A próxima partida será novamente em casa, no sábado (31/08), às 17h, diante do Campinas.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as equipes alternando dianteira no placar, mas o São Bernardo conseguiu chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem (5x7) em pontos de Leozão (ex-oposto do Sesi-SP) e num erro de ataque dos dons da casa. Na volta, Lucão fez seu primeiro ponto com a camisa do Sesi-SP. O adversário continuou mais regular, abrindo 11x08 e forçando um pedido de tempo de Marcos Pacheco. O Sesi-SP voltou melhor e, depois de um belo rali, diminuiu com Sidão, chegando ao empate no ponto seguinte (11x11). A partida prosseguiu disputada ponto a ponto até que Lucão, pelo meio, chamou a segunda parada técnica (15x14). O Sesi-SP conseguiu abrir dois pontos (17x15) – foi a vez do treinador Cezar Souglas pedir tempo. Lucão fez o 18x16, mas os visitantes reduziram para 19x18. O set point veio com Alisson. Um erro de recepção do São Bernardo depois de saque de Lucianinho deu números finais ao parcial: 21x18.

Na retomada do segundo set, o Sesi-SP manteve o ritmo e um ataque do oposto Evandro fez com que o técnico visitante pedisse novo tempo. O primeiro tempo técnivo veio depois de erro de saque dos visitantes: Sesi-SP 7x5. Na volta, Evandro continuou bem e o Sesi-SP abriu três pontos: 9x6. O São Bernardo melhorou, com a atuação do ponta Luis, e Leozão fez o ponto da virada (10x11). O Sesi-SP empatou com Sidão, depois de mais um rali. Na sequência, Lucão levou o jogo para a segunda parada técnica em ponto comemorado pelas torcedoras (15/14). Em ponto de bloqueio triplo, o Sesi-SP fez 18x16 e forçou novo pedido de tempo do adversário. O ponta Luis, maior pontuador do São Bernardo, continuou bem, mas Sidão fez o set point: 20x18. O ponteiro passador Manius fechou o set com ponto pela entrada de rede.

No terceiro set, o São Bernardo seguiu mostrando consistência, chegando a abrir dois pontos de vantagem. Sandro começou a acionar os centrais, ambos da seleção brasileira – Lucão e Sidão – e o Sesi-SP conseguiu virar (7x6). O equilíbrio continuou sendo a tônica do jogo, e os visitantes viraram novamente, abrindo 10x12, Marcos Pacheco preferiu pedir tempo. Mas os visitantes continuaram bem e chegaram à segunda parada técnica na frente: 13x15. Melhor, o Sesi-SP virou de novo o placar (16x15). O São Bernardo empatou (18x18) e Marcos Pacheco não perdeu tempo – pediu tempo. O Sesi-SP teve vários set points, mas só encerrou o jogo com Sidão: 24/x2.


Fonte: Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp
Foto: Helcio Nagamine/Fiesp