sexta-feira, setembro 20, 2013

TEMPORADA 2013/14: Vôlei Amil se prepara para maratona jogos

Vôlei Amil se prepara para maratona jogos
            Equipe de Campinas disputará 12 partidas em um período de 35 dias, alternando compromissos entre a Superliga e o Campeonato Paulista

O Vôlei Amil se prepara para encarar uma verdadeira maratona entre o final de setembro e todo o mês de outubro. Serão 12 jogos em 35 dias, uma média aproximada de uma partida a cada três dias. Isso sem contar a disputa de dois campeonatos diferentes simultaneamente: Superliga e Paulista. Para suportar o desafio, as atletas da equipe de Campinas aproveitam este período pré-competição para se dedicar a um pesado treinamento de musculação, além de muito trabalho técnico e tático dentro de quadra.

A estreia no Campeonato Paulista será dia 27 de setembro, na Arena Amil, diante do Uniara/AFAV. Seis dias depois é a vez de iniciar a jornada em busca do título da Superliga. Dia 4 de outubro, o time de Campinas vai até São Bernardo para enfrentar as donas da casa. Entre os dois compromissos, há uma partida contra o mesmo São Bernardo, dia 1 de outubro, no ginásio campineiro. A maratona do Vôlei Amil inclui ainda uma viagem de quase 1.500 quilômetros (ida e volta), até a cidade Rio do Sul, em Santa Catarina, pela terceira rodada do nacional, dia 22/10.

Para o assistente técnico Cláudio Pinheiro, o Claudinho, que comanda o Vôlei Amil enquanto Zé Roberto está com a Seleção Brasileira no Sul-Americano, o grande problema deste calendário apertado é um eventual comprometimento de aspectos qualitativos dos treinamentos. "No vôlei não há como deixar a parte técnica de lado para ficar só pensando em montar o time para jogar, porque, assim, você começa a perder o foco, que deve ser sempre melhorar a parte técnica, pois é isso que vai influenciar positivamente na parte tática ao longo de toda a temporada. Afinal, fazemos um planejamento global visando chegar bem em todos os aspectos nas fases decisivas dos principais torneios que disputaremos", avalia.

Claudinho também se preocupa com o condicionamento físico e o repouso das atletas. "Em um período com tantas partidas, não podemos descuidar da parte física. E a recuperação faz parte da programação tanto quanto os aspectos técnicos e táticos. Se você pensa em só jogar, jogar, jogar, no final vai ficar defasado na parte técnica. Vamos ter que estudar muito bem e fazer um trabalho extremamente bem elaborado para minimizar estes riscos, planejando cada pequeno detalhe de acordo com os compromissos que temos", explica o assistente, que espera a volta de Zé Roberto, na próxima semana, para finalizar a programação para outubro.

Fonte: ZDL 
Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil