quinta-feira, setembro 26, 2013

TEMPORADA 2013/14: Zé Roberto encontra seu time "inteiro", unido e motivado para o Superliga e Paulista

Zé Roberto encontra seu time "inteiro", unido e motivado para o Superliga e Paulista
Treinador reassumiu a equipe de Campinas após dois títulos com a Seleção Brasileira e comemora o fato de ter suas jogadoras recuperadas de lesão e entrosadas para a temporada que começa nesta sexta-feira

Depois de conduzir a Seleção Brasileira à medalha de ouro no Grand Prix e no Sul-Americano, José Roberto Guimarães está de volta ao Vôlei Amil. O treinador montou um time capaz de lutar pelos títulos da Superliga e Campeonato Paulista e aposta em muito treino e dedicação para chegar lá. Mas também sabe que é preciso ter o grupo ‘inteiro’ para poder trabalhar. Por isso, não esconde a satisfação em chegar e encontrar praticamente todas as jogadoras à disposição para a temporada que começa nesta sexta-feira (27), diante do Uniara/AFAV, de Araraquara, na estreia do Campeonato Paulista, em Campinas.

Após sofrer com desfalques na Copa São Paulo, principalmente por lesões, o Vôlei Amil conta com suas atletas em boas condições físicas. "Importante é que elas estão bem e evoluindo nos treinamentos. O fato de terem jogado a Copa Paulista já ajuda e agora é começar a armar o time, aprimorar todos os fundamentos e formar um conjunto com um padrão de jogo", afirmou Zé Roberto, que comandou o primeiro treino ao reassumir o Vôlei Amil nesta terça-feira (24), em Campinas. Após abraços, sorrisos e um breve e animado bate-papo, o tricampeão olímpico colocou suas atletas para trabalhar técnica e taticamente. 

Zé Roberto fez questão de elogiar suas comandadas. "Temos um grupo bom. As atletas se dão muito bem e isso é bacana. São garotas de cabeça boa, que gostam de treinar e conviver com as pessoas do meio. Enfim, adoram o que fazem", afirmou. Mas, apesar do entusiasmo e do comprometimento de suas jogadoras, o treinador explica que é preciso buscar uma evolução gradativa. "Precisamos dosar a carga de treino em função da maratona de jogos (serão 12 partidas em 35 dias). Por outro lado, temos que adequar a preparação individual para que elas tenham um ganho na parte física mesmo com tantos compromissos, pois isso é importante para a temporada inteira, que será longa", explicou.

Após a estreia no Campeonato Paulista nesta sexta-feira (27), o Vôlei Amil tem seis dias até iniciar sua jornada em busca do título da Superliga. Dia 4 de outubro, o time de Campinas vai até São Bernardo para enfrentar as donas da casa. Mas antes, há uma partida contra o mesmo São Bernardo, dia 1º de outubro, no ginásio campineiro, pela competição estadual. 

Do grupo montado para a temporada 2013/14, apenas a ponteira norte-americana Kristin e a meio de rede Angélica não estão à disposição do treinador neste momento. A primeira chega no início de outubro, enquanto a segunda se recupera de cirurgia no joelho e tem retorno previsto para dezembro. Desta forma, Zé Roberto conta com as levantadoras Claudinha, Pri Heldes e Rosane, as ponteiras Natália e Tandara, as centrais Walewska, Carol Gattaz e Gabi, as opostas Rosamaria e Ju Nogueira e as líberos Michelle e Stephany. Apesarem de estrem com a seleção brasileira sub-23, Pri e Rosamaria serão liberadas para os jogos do Vôlei Amil.

"O Paulista é um campeonato curto. São sete jogos para definir os quatro classificados para as finais. Já a Superliga nos dá um tempo maior para desenvolver o trabalho. Nossas atletas já adquiriram um lastro físico, as que estavam lesionados se recuperaram e agora é buscar equilíbrio para lutarmos pelo título nas duas competições", completa o tricampeão olímpico.

Fonte/foto: ZDL