Sada Cruzeiro bate Upcn e enfrenta os russos do Lokomotiv na final do
Mundial de Clubes

O primeiro passo para a conquista do título inédito para o
voleibol masculino brasileiro foi dado. Por 3 sets a 0, o Sada Cruzeiro
derrotou nesse sábado, 19, o time argentino UPCN e conquistou a vaga para a
grande final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado no
Ginásio Divino Braga, em Betim. As parciais foram 25/22, 25/18 e 25/20.
O adversário da final já estava definido antes mesmo de os
anfitriões entrarem em quadra: o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, que bateu o
Trentino por 3 a
1 no primeiro jogo da semifinal e deixou os representantes italianos,
tetracampeões do torneio, fora da decisão.
Presente na final do Mundial em Doha, no ano passado, o Sada
Cruzeiro escreve seu nome na história recente do vôlei mundial. Após a vitória
sobre os argentinos, a equipe cruzeirense comemorou muito a classificação, mas
o foco total já é na final desse domingo contra os russos.
“É a segunda final seguida nossa. Isso não é fácil. A gente
está feliz demais com essa classificação e queremos muito buscar esse título.
Conseguimos manter um bom nível e um crescimento nos últimos quatro anos, com
várias finais e alguns títulos. Esse título mundial iria coroar esse trabalho.
Espero que amanhã seja um dia de sorte para nós, pois isso também é importante
em um jogo único. Vamos encarar um adversário difícil e temos que jogar bem.
Vamos lutar muito. Queremos demais esse troféu”, destacou o capitão William.
O duelo pelo título acontece neste domingo, 20, às 16h.
Antes da decisão, às 13h, UPCN e Trentino fazem a disputa pelo terceiro lugar
da competição. Ainda restam ingressos e as bilheterias do Ginásio Divino Braga
abrem às 10h. Eles custam R$ 30 e são válidos para todas as atividades
programadas para o dia. Após a última partida, tem show de encerramento do
evento com Lô Borges.
O JOGO
Contra os argentinos o time celeste começou a partida
impondo um ritmo de jogo muito forte. Com o saque eficiente durante todo o
confronto, os cruzeirenses dificultaram a recepção adversária e ainda marcaram
sete pontos do fundamento. A torcida, que compareceu em peso ao ginásio, com
5.400 espectadores, ajudou os donos da casa a pressionarem o campeão
sul-americano, que cometeu muitos erros e não conseguiu conter o ataque do Sada
Cruzeiro.
Um dos protagonistas do duelo foi o oposto Wallace, que está
entre os melhores atacantes do campeonato e marcou 20 pontos no jogo, sendo
quatro de saque. “Saque é um fundamento que a gente treina demais, até a
exaustão. E hoje, finalmente, o saque entrou. Espero que do mesmo jeito que
entrou hoje, entre amanhã, porque isso vai fazer toda a diferença no jogo. A
última partida contra os russos foi definida nos detalhes, por isso vamos
tentar errar menos e agir na defesa, pois eles complicam bem o bloqueio
atacando muito alto. Temos que usar a inteligência para superá-los”, disse o
camisa 8.
O comandante Marcelo Mendez concordou com o seu oposto.
“Acho que a grande diferença de hoje passou pelo saque, pois da forma que
sacamos hoje não permitimos que eles fizessem o que vinham fazendo durante a
competição. Acho que na final teremos que sacar como hoje, na primeira partida
contra o time russo erramos muito nesse fundamento e não podemos repetir isso
amanhã”, finalizou o treinador.
EQUIPES:
Sada Cruzeiro:
William, Wallace, Éder, Isac, Filipe, Leal e o líbero Serginho. Entraram:
Douglas Cordeiro, Vinhedo e PV. Técnico: Marcelo Mendez.
UPCN: Theo,
Gonzales, Olteanu, Rogrigo, Junior, Filardi e o líbero Garrocq. Entraram: Lucas
Tell e Fernandez.
Fonte:
Sada Cruzeiro
Foto: Renato Araújo Divulgação Sada Cruzeiro