sábado, outubro 19, 2013

CAMPEONATO MUNDIAL MASCULINO DE CLUBES 2013: Sada Cruzeiro bate Upcn e enfrenta os russos do Lokomotiv na final do Mundial de Clubes

Sada Cruzeiro bate Upcn e enfrenta os russos do Lokomotiv na final do Mundial de Clubes 
 Melhor levantador da competição no ano passado, William celebra classificação para mais uma decisão

O primeiro passo para a conquista do título inédito para o voleibol masculino brasileiro foi dado. Por 3 sets a 0, o Sada Cruzeiro derrotou nesse sábado, 19, o time argentino UPCN e conquistou a vaga para a grande final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado no Ginásio Divino Braga, em Betim. As parciais foram 25/22, 25/18 e 25/20.


O adversário da final já estava definido antes mesmo de os anfitriões entrarem em quadra: o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, que bateu o Trentino por 3 a 1 no primeiro jogo da semifinal e deixou os representantes italianos, tetracampeões do torneio, fora da decisão.

Presente na final do Mundial em Doha, no ano passado, o Sada Cruzeiro escreve seu nome na história recente do vôlei mundial. Após a vitória sobre os argentinos, a equipe cruzeirense comemorou muito a classificação, mas o foco total já é na final desse domingo contra os russos.

“É a segunda final seguida nossa. Isso não é fácil. A gente está feliz demais com essa classificação e queremos muito buscar esse título. Conseguimos manter um bom nível e um crescimento nos últimos quatro anos, com várias finais e alguns títulos. Esse título mundial iria coroar esse trabalho. Espero que amanhã seja um dia de sorte para nós, pois isso também é importante em um jogo único. Vamos encarar um adversário difícil e temos que jogar bem. Vamos lutar muito. Queremos demais esse troféu”, destacou o capitão William.

O duelo pelo título acontece neste domingo, 20, às 16h. Antes da decisão, às 13h, UPCN e Trentino fazem a disputa pelo terceiro lugar da competição. Ainda restam ingressos e as bilheterias do Ginásio Divino Braga abrem às 10h. Eles custam R$ 30 e são válidos para todas as atividades programadas para o dia. Após a última partida, tem show de encerramento do evento com Lô Borges.

O JOGO

Contra os argentinos o time celeste começou a partida impondo um ritmo de jogo muito forte. Com o saque eficiente durante todo o confronto, os cruzeirenses dificultaram a recepção adversária e ainda marcaram sete pontos do fundamento. A torcida, que compareceu em peso ao ginásio, com 5.400 espectadores, ajudou os donos da casa a pressionarem o campeão sul-americano, que cometeu muitos erros e não conseguiu conter o ataque do Sada Cruzeiro.

Um dos protagonistas do duelo foi o oposto Wallace, que está entre os melhores atacantes do campeonato e marcou 20 pontos no jogo, sendo quatro de saque. “Saque é um fundamento que a gente treina demais, até a exaustão. E hoje, finalmente, o saque entrou. Espero que do mesmo jeito que entrou hoje, entre amanhã, porque isso vai fazer toda a diferença no jogo. A última partida contra os russos foi definida nos detalhes, por isso vamos tentar errar menos e agir na defesa, pois eles complicam bem o bloqueio atacando muito alto. Temos que usar a inteligência para superá-los”, disse o camisa 8.

O comandante Marcelo Mendez concordou com o seu oposto. “Acho que a grande diferença de hoje passou pelo saque, pois da forma que sacamos hoje não permitimos que eles fizessem o que vinham fazendo durante a competição. Acho que na final teremos que sacar como hoje, na primeira partida contra o time russo erramos muito nesse fundamento e não podemos repetir isso amanhã”, finalizou o treinador.

EQUIPES:

Sada Cruzeiro: William, Wallace, Éder, Isac, Filipe, Leal e o líbero Serginho. Entraram: Douglas Cordeiro, Vinhedo e PV. Técnico: Marcelo Mendez.

UPCN: Theo, Gonzales, Olteanu, Rogrigo, Junior, Filardi e o líbero Garrocq. Entraram: Lucas Tell e Fernandez.


Fonte: Sada Cruzeiro

Foto: Renato Araújo Divulgação Sada Cruzeiro