Minas bate o Eczacibasi, da Turquia, e está na final do Mundial de Clubes

Depois de 26 anos do vice-campeonato mundial, em 1992, o Minas volta à decisão da maior e mais importante competição interclubes do planeta. Na noite desse sábado (8/12), em Shaoxing, na China, o time minastenista fez um jogo implacável e derrotou, com muita raça, o forte Eczacibasi, da Turquia, por 3 sets a 2. A equipe turca saiu na frente (25/22), mas viu o Minas virar o jogo após uma arrancada espetacular no segundo set, em que o time mineiro perdia a parcial, por 24/19, e virou para 26/24. Embaladas pela vitória, as minastenistas desempataram o jogo no terceiro set com ampla vantagem: 25/13. As turcas equilibraram o duelo e empataram no quarto set (25/23). No tie-break, as minastenistas fizeram 15/13 e garantiram a classificação para brigar pelo título. Na segunda decisão de Campeonato Mundial da história, o Minas vai enfrentar o Vakifbank, também da Turquia, que venceu o Praia Clube, na outra semifinal, por 3 sets a 1. O duelo será neste domingo (9/12), às 10h, no horário de Brasília (DF), 20h, no horário local. O Sportv 2 transmite a partida.
O nome do jogo foi a ponteira Natália. A atleta marcou 31 pontos no jogo e foi escolhida, pela Federação Internacional de Volleyball (FIVB), a melhor jogadora em quadra. Além dela, Gabi e Bruna Honório também pontuaram bem, com 19 e 17 acertos, respectivamente.
Minas e Eczacibasi fizeram um grande jogo no Complexo Esportivo de Shaoxing. O duelo foi marcado pelo equilíbrio e pela boa qualidade técnica apresentada pelas equipes. No primeiro set, o Minas jogou de igual para igual com as turcas, que chegou a abrir quatro pontos de vantagem antes do 20º ponto. O time brasileiro, sem se abalar, fez o seu jogo e conseguiu empatar (20 a 20). Porém, na reta final, o Eczacibasi teve um pouco mais de calma nas finalizações e conseguiu fechar a parcial em 25/22.
O Minas voltou para o segundo set determinado a buscar a igualdade no placar e conseguiu de forma espetacular. O Eczacibasi controlou o jogo o set inteiro e o Minas sempre acreditou. Na reta final, as turcas abriram 24 a 19. Lavarini parou o jogo e corrigiu o posicionamento da equipe. O bloqueio minastenista, formado Bruna Honório, Mayany e Natália, se transformou em um verdadeiro paredão e parou o ataque adversário, que viu o Minas virar o placar para empatar o jogo: 26 a 24.
No terceiro set, o Eczacibasi foi totalmente dominando pelo Minas. Empolgadas pela vitória no segundo set, as minastenistas ganharam o apoio do torcedor chinês e foram ao ataque. Gabi e Natália ditaram o ritmo e desconcertaram a defesa adversária, que nada pode fazer para evitar a ampla vantagem de 12 pontos do Minas: 25/13.
No quarto seguinte, o Eczacibasi se encontrou novamente e conseguiu equilibrar a partida. As minastenistas mantiveram o pique, mas faltou um pouco de definição na reta final. Assim, a equipe turca conseguiu empatar o jogo: 25/23.
No tie-break, o equilíbrio entre as equipes mostrava que a disputa seria dura. E assim foi. O Minas liderou o placar a maior parte do jogo. As turcas encostaram, mas, no fim, as brasileiras tiveram calma e, na raça, fecharam o duelo em 15/12.
A central Carol Gattaz disse que o Minas acreditou o tempo todo que era possível vencer, e a vitória foi construída após a espetacular virada no segundo set. “O nosso time acreditou o tempo todo. A nossa vitória começou a ser construída no segundo set, quando viramos o placar daquela forma. A partir daquele momento, jogamos melhores e controlamos muito bem o adversário. Começamos o jogo um pouco lentas, após aquela virada no segundo set, nós crescemos e fomos para cima. Fizemos um terceiro set maravilhoso e, no quarto, o Eczacibasi, que é muito forte, conseguiu empatar. No tie-break, conseguimos impor o nosso jogo e estamos na final”, comentou a capitã do Minas.
EQUIPES:
Minas: Macrís, Bruna Honório, Mara, Carol Gattaz, Natália, Gabi e a líbero Léia.
Entraram: Bruninha, Mayany, Malu e Georgia.
Técnico: Stefano Lavarini.
Eczacibasi: Boskovic, Lauren, Gamze, Kiliçli, Larson, Kim e a líbero Simge.
Entraram: Meliha, Arici, Gozde e Ezgi.
Técnico: Marco Aurélio Motta.
Árbitros: Nathanon Sowapark, da Tailândia, e Jiang Liu, da China.
Fonte: Minas Tênis Clube
Foto: FIVB