Goleiro Barbosa, da Copa de 1950, completaria 104 anos nesta quinta-feira
Um dos grandes nomes do futebol brasileiro, Moacir Barbosa do Nascimento, o goleiro Barbosa, da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, completaria nesta quinta-feira (27) seu 104º aniversário. Nesta data, a CBF presta sua homenagem a Barbosa por sua importante contribuição à história do esporte nacional.
Barbosa nasceu em Campinas em 27 de março de 1921 e sobressaiu em sua carreira como goleiro do Vasco, pelo qual jogou 431 vezes e conquistou diversos títulos, tornando-se um dos maiores ídolos do Cruz-Maltino.
Sua trajetória foi marcada pela derrota do Brasil na final do Mundial de 50 para o Uruguai, no Maracanã. Depois disso, ele sofreu com o racismo estrutural ao ser considerado injustamente como um dos principais vilões daquele revés.
Pela Seleção, Barbosa fez 20 jogos, obteve 14 vitórias e dois empates, com apenas quatro derrotas. Sofreu ao todo 22 gols e evitou uma quantidade muito maior. Depois da decisão no Maracanã, ele só atuaria uma única vez com a camisa da Seleção Brasileira – na vitória por 2 a 0 sobre o Equador em março de 1953.
Por tudo o que representa para o Vasco, o clube carioca decidiu batizar seu centro de treinamento como o nome do goleiro. Barbosa morreu em 7 de abril de 2000, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Fonte: CBF - Foto: Reprodução