quarta-feira, abril 16, 2025

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Vamos relembrar a Novela Gata Comeu que estreou há 40 anos

Vamos relembrar a Novela Gata Comeu que estreou há 40 anos

'A Gata Comeu' é uma adaptação de Ivani Ribeiro de outra novela de sua autoria, 'A Barba Azul' (TV Tupi, 1974), e tem como tema central a história de Jô Penteado (Christiane Torloni). A jovem, bonita, rica e mimada, não consegue encontrar seu grande amor. Já ficou noiva sete vezes, mas nunca se apaixonou de verdade. A vida dela muda, no entanto, quando Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) entra em seu caminho.

O professor de uma escola de segundo grau é viúvo, pacato, conservador, embora liberal com seus alunos. É pai de Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). Um dia, ele promove uma excursão marítima para seus estudantes e alguns pais. A lancha que serve de transporte para a excursão é de propriedade do empresário Horácio Penteado (Mauro Mendonça), pai de Jô, que também embarca na aventura.


Em alto-mar, a lancha apresenta problemas técnicos e o grupo fica à deriva. Eles vão parar em uma ilha deserta, onde ficam presos por dois meses. A convivência diária faz nascer um tumultuado romance entre Fábio e Jô, um sentimento inédito para ela. Nem a presença da noiva de Fábio, Paula (Fátima Freire), inibe a paixão entre os dois.


O Resgate

Após o resgate de helicóptero, os náufragos voltam para casa e encontram suas casas e vidas modificadas, já que foram dados como mortos por seus amigos e familiares. Jô tem duas meias-irmãs, Lenita (Deborah Evelyn), que a acompanhou no passeio de lancha, e Gláucia (Bia Seidl), noiva de Rafael (Eduardo Tornaguhi), ex de Jô. E é exatamente no meio da festa de noivado de Gláucia que Lenita e Jô reaparecem.

As duas ficam furiosas quando percebem que Ester (Anilza Leoni), madrasta de Jô, desmontou os quartos e doou suas roupas. Fábio chega em casa e descobre que sua fiel escudeira Zazá (Aracy Cardoso) levou sua filha Adriana para morar em Belo Horizonte. Ao voltar para a escola, o professor é informado ainda que foi substituído por Ivete (Nina de Pádua).


Jô e Fábio continuam vivendo como cão e gato, e a milionária planeja diversas armações para impedir seu casamento com Paula, incluindo o sequestro do noivo no dia da cerimônia. Com o tempo, a obsessão por Fábio se transforma numa grande paixão. Mas o amor tempestuoso dos dois é atrapalhado pelas artimanhas de Gláucia, irmã invejosa de Jô.

Após muitas brigas, Fábio assume seus sentimentos e escreve uma carta de amor e pede Jô em casamento. Radiante, a moça vai à sua procura, mas, no caminho, sofre um acidente de carro. No hospital, Gláucia induz Jô, sonâmbula, a escrever uma carta para Fábio dizendo que não sente mais nada por ele. Depois de conseguir provar que tudo não passou de mais uma armação, Jô e Fábio se encontram, fazem as pazes, trocam juras de amor e decidem se casar.


Horácio não recebe bem a notícia e reage com hostilidade ao professor. Além de não aceitar a união dos dois, o empresário descobre que está falido, mas não aceita contar a verdade para a família. Já destituído do cargo de presidente da empresa, ele nega a realidade e resolve dar uma grande festa para comemorar seu aniversário e o de Ester. Durante o evento, ele tranca a porta do quarto e sai de casa sem ser notado. Jô tenta falar com o pai, mas ele não atende seus chamados. Muito nervosa, ela desmaia achando que ele se matou. No hospital, Jô tem uma crise de amnésia e não reconhece Fábio. Ele chega a mostrar a certidão de casamento, mas nem assim ela se convence. Para ajudar a amiga, Ivete lembra que Jô impediu o casamento de Fábio quatro vezes, o sequestrou e, depois de muita luta, conseguiu se casar com ele. Jô começa a acreditar, mas sente-se muito angustiada.


Para tentar fazer Jô recuperar a memória, Fábio propõe uma nova excursão à ilha. Todos se reúnem, a lancha sai, mas Jô fica angustiada por não estar se lembrando de nada. Na ilha, o grupo tem a ideia de armar uma cena igual à que Jô passou no outro passeio, quando viu Cuca quase ser atacado por uma cobra. Assustada, Jô desmaia ao ver a cobra empalhada. Ela acorda e não recupera a memória, desapontando a todos.

Horácio chega à ilha e discute com Fábio enfaticamente. Jô dá um tapa em Fábio, e ele revida com muita força deixando um clima tenso no ar. Fábio diz que o tapa era mais uma tentativa de fazer com que Jô recuperasse a memória. Decepcionado, ele vai embora. Lenita entra na discussão, diz algumas verdades a Horácio sobre seu comportamento como pai e o acusa de ter abandonado Jô quando se casou com Ester. Jô observa atentamente a discussão e começa a se lembrar de tudo. Ela fica extremamente emocionada, e todos comemoram. Jô sai atrás de Fábio para contar a novidade, mas descobre que ele e as crianças já voltaram para o Rio.


Jô resolve fazer uma festa à fantasia para comemorar o fato de ter recuperado a memória. Ela consegue falar com o amado ao telefone, e eles marcam um encontro para o dia seguinte. Quando Jô e Fábio finalmente se encontram, ela revela estar recuperada, e os dois se beijam. Jô descobre que está grávida e conta a Fábio, que em seguida procura as crianças para contar a novidade.

Estreou em 15 de abril de 1985 na TV Globo e foi exibida até 19 de outubro de 1985 em 160 capítulos.


Bastidores

As cenas da excursão de lancha em que todos ficam presos numa ilha deserta após uma tempestade foram gravadas na região de Angra dos Reis, localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro. A equipe ficou hospedada num hotel e diariamente faziam uma viagem de barco para a locação: uma das ilhas da região.


Trilha Sonora

Caetano Veloso compôs o tema de abertura, 'Comeu', que ganhou uma versão exclusiva gravada especialmente para a novela pela banda Magazine. Confira a Trilha Sonora de 'A Gata Comeu'.


Audiência

Em sua exibição original alcançou médias de audiência de 64 pontos (Rio de Janeiro) e de 56 pontos (São Paulo).

Em sua reprise de 1989, a telenovela teve média geral de 33 pontos, sendo até hoje, a maior média geral do Vale A Pena Ver De Novo.


Exibição

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 27 de fevereiro a 28 de julho de 1989, substituindo Gabriela e sendo substituída por Brega & Chique, em 110 capítulos.

Foi reexibida novamente pelo Vale a Pena Ver de Novo de 23 de julho a 7 de dezembro de 2001, substituindo Você Decide e sendo substituída por História de Amor, em 100 capítulos.


Foi reexibida no quadro Novelão do Video Show em duas ocasiões: a primeira de 11 de junho a 15 de junho de 2012 e a segunda de 19 de janeiro a 23 de janeiro de 2015, ambas em cinco capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Viva de 24 de outubro de 2016 a 27 de abril de 2017, substituindo Mulheres de Areia e sendo substituída por Tieta às 15h30.


ELENCO

Alberto Perez – diretor do colégio
Alfredo Murphy – Benjamin
Ana Luiza Folly – Cecília
Anilza Leoni – Ester Penteado
Aracy Cardoso – Zazá
Arlete Salles – participação especial
Bia Seidl – Gláucia
Carlos Freitas – participação especial
Christiane Torloni – Jô Penteado
Claudia Wagner – criada
Cláudio Corrêa e Castro – Gugu
Cosme dos Santos – participação especial
Danton Jardim – amigo de Jô (participação especial)
Danton Mello – Cuca
David Pinheiro – Zé Bento
Deborah Evelyn – Lenita
Diana Morel – Ofélia
Dirce Migliaccio – Conceição
Doc Comparato – participação especial
Eduardo Ribas – participação especial
Eduardo Tornaghi – Rafael
Élcio Romar – Zé Mário
Eliane Narduchi – Iara
Ênio Santos – delegado (participação especial)
Eva Todor – participação especial
Fátima Freire – Paula
Fernando Bastos – participação especial
Fernando Lajes – participação especial
Germano Filho – Vicente
Gonzaga Blota – participação especial
Grande Otelo – participação especial
Herval Rossano – participação especial
Jayme Periard – Tito
João Signorelli – participação especial
Joel Grijo – contínuo
Jomba – guarda (participação especial)
Jorge Luiz – porteiro
José Mayer – Edson
Juan Daniel – Padre Aurélio
Juliana Lucas Martin – Verinha
Juliana Martins – Suely
Júnior Prata – Mauro
Kátia Moura – Adriana
Kleber Macedo – Televina
Laerte Morrone – Vitório/ Conde de Parma
Leonardo José – policial
Levy Salgado – participação especial
Luiz Carlos Arutin – Oscar
Marcio Roubach – participação especial
Marilu Bueno – Tetê
Marina Miranda – Nair
Mauro Mendonça – Horácio Penteado
Mayara Magri – Babi
Miguel Rosemberg – diretor do colégio
Milton Moraes – participação especial
Monah Delacy – Graziela
Neide Aparecida – enfermeira (participação especial)
Neusa Borges – empregada de Toni (participação especial)
Nina de Pádua – Ivete
Norma Geraldy – Dona Biloca
Nuno Leal Maia – Fábio Coutinho
Oberdan Junior – Xande
Paulo Figueiredo – participação especial
Paulo Pinheiro – secretário do colégio
Pedro Rocha – motorista de Horácio
Rafael Álvares – Cecéu
Regina Restelli – Kátia (participação especial)
Reynaldo Gonzaga – Dr. Antonio (participação especial)
Ricardo Vooght – repórter
Roberto Pirillo – Tony
Rogério Cardoso – agiota
Rogério Fróes – Martim
Rômulo Arantes – participação especial
Ronnie Von – participação especial
Silvio Perroni – Nanato
Sônia Regina – Alice


EQUIPE

Coordenação de produção: Maria Alice Miranda e Vicente Lobato
Equipe de produção: Mauro Raposo, Celso Santos, Renato S. Carneiro, Benvindo Caetano, Delphin Correa, Margareth Azeredo, Sergio Eduardo e Almir Chagas
Edição: Célio Fonseca e Manoel Jorge da Silva
Assistência de direção: Célio Azevedo
Produção de arte: Irene Black
Cenografia: Jorge Moreira e Ana Maria Mello
Figurinos: Sonia Gallotti
Guarda-roupa: Zenilda Barbosa
Pesquisa: Ana Maria Blota
Continuidade: Celimar Brito Chaves
Maquiagem: Eric Rzepecki
Equipe de maquiagem: Rita Luzia de Souza, Mercedes de Mattos, Terezinha de Souza e Terezinha de Oliveira
Contra-regra: Ademir Nunes Fontes
Iluminação: Silvio Carneiro e Manoel Raimundo
Câmeras: Julio Santos, José de Oliveira e Evandro R. de Oliveira Imagens de externa: Ricardo Gonzaga
Sonoplastia: Sergio Seixas
Apoio musical: Marcio Antonucci
Produção musical: Guto Graça Mello
Trilha sonora nacional: Francisco S. Junior
Trilha sonora internacional: Sidnei de Oliveira
Efeitos sonoros: Marcos Caetano
Trilha incidental: Aluisio Didier, Sergio Saraceni e Roger Henri
Gerência de operações: Mário Rogério Ambrósio
Produção executiva: Lya Mara
Gerência de produção: Carlos Henrique Cerqueira Leite
Direção de produção: Manoel Martins

Fonte: Memória Globo - Fotos: Acervo/ Globo, Geraldo Modesto, Nelson Di Rago