segunda-feira, abril 14, 2025

Jangadeiro de Ouro abre 300 vagas gratuitas para professores em projeto de qualidade de vida

Jangadeiro de Ouro abre 300 vagas gratuitas para professores em projeto de qualidade de vida

O projeto Jangadeiro de Ouro está com matrículas abertas e oferece 300 vagas gratuitas para professores das redes estadual, municipal e particular do município de São Carlos. A iniciativa é voltada à promoção da qualidade de vida dos educadores por meio da Capoterapia – prática que alia elementos da capoeira, música e atividade física, com foco no bem-estar.

Os interessados podem o Mestre Taroba, Diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo, diretamente na sede do Jangadeiro, localizada na Rua Antônio Marcasso, nº 20, esquina com a Rua Primeiro de Maio. Residencial Sílvio Villares, Lagoa Serena, em frente à antiga Faber-Castell.

A pré inscrição pode ser feita, também pelo e-mail tarobasc@yahoo.com.br, ou pessoalmente no horário das 9hs as 12hs e 15hs as 20hs as terças-feiras e quintas-feiras, inicio das aulas dia 14 de Maio de 2025.

A Capoterapia é um projeto social que visa levar saúde física e emocional aos participantes, promovendo alívio do estresse, combate à depressão e melhoria do condicionamento físico. Nesta nova etapa, o foco será nos professores, que enfrentam diariamente desafios intensos e muitas vezes não contam com programas específicos de cuidado com a saúde.

Ainda neste mês de abril, será realizada em São Carlos a 7ª Mega Jornada da Capoterapia do Estado de São Paulo, evento durante o qual o Mestre Taroba deve anunciar oficialmente essa nova proposta do projeto voltada aos profissionais da educação.

Com mais de 44 anos de trabalho voluntário em São Carlos, Mestre Taroba destacou que já tentou apresentar a minuta do projeto social às autoridades educacionais locais. Foi recebido de forma cordial pela senhora Débora, responsável pela Secretaria de Educação do Estado em São Carlos. No entanto, até o momento, não obteve êxito em agendar uma reunião com o secretário municipal de Educação e atual vice-prefeito, Roselei Françoso. O mestre aguarda a oportunidade de apresentar o projeto, que considera essencial para os educadores.

“Trabalhar com prevenção é o melhor remédio. Temos muitos professores lutando contra depressão, cansaço físico e emocional. É preciso oferecer iniciativas que valorizem quem dedica a vida a educar nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A estrutura do Jangadeiro conta com um espaço amplo e diversos instrumentos musicais, proporcionando um ambiente acolhedor para as aulas.

História da Capoterapia em São Paulo

A Capoterapia surgiu em Brasília em 1998 através do senhor Gilvan Alves de Andrade ( Mestre Gilvan); como uma vertente inclusiva da capoeira, voltada ao público da terceira idade, mas hoje atende pessoas de todas as faixas etárias. No Estado de São Paulo, Mestre Taroba e o atual diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo, foi pioneiro na implantação da Capoterapia, iniciando um trabalho modesto que, ao longo de mais de duas décadas, se expandiu para diversas regiões. São Carlos foi a primeira cidade paulista a instituir um grande programa de qualidade de vida para a melhor idade – experiência que agora será estendida aos professores.

“Com certeza, os educadores têm muito a ganhar com este projeto”, concluiu o mestre, em declaração à Assessoria de Imprensa do Jangadeiro de Ouro.