Edson Ferraz cobra melhorias em infraestrutura e segurança viária na região sul de São Carlos
O vereador Edson Ferraz protocolou nesta semana duas indicações importantes voltadas à melhoria da mobilidade urbana e da segurança viária na região sul de São Carlos, contemplando bairros como o Condomínio Espraiado, UFSCar, São Carlos VIII, Jardim Tangará, Jardim Munique e Jardim Itamaraty.
A primeira solicitação refere-se à limpeza do acostamento da Rodoviária Guilherme Scatena, no trecho entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Condomínio Espraiado, bem como à instalação de cerca de 7 a 8 luminárias públicas nos postes já existentes em frente ao condomínio. O local, que atualmente apresenta acúmulo de entulho, mato e ausência de iluminação, é utilizado diariamente por pedestres, ciclistas e motoristas e está entre os pontos de maior vulnerabilidade no período noturno.
“A ausência de luz nesse trecho tem gerado um cenário de insegurança e muitos relatos de risco, especialmente à noite. Já temos os postes instalados — falta apenas a instalação das luminárias. É uma ação simples que pode evitar acidentes e outros tipos de ocorrências”, explicou o vereador.
A segunda indicação trata da aplicação de raspa de asfalto (material fresado) em uma via de terra localizada ao lado do Horto Florestal, em frente ao Condomínio Espraiado. Trata-se de uma via estratégica que liga a região do Horto, Espraiado e Parque Ecológico a diversos bairros da zona sul, como São Carlos VIII, Jardim Munique, Jardim Itamaraty e adjacências. O pedido inclui também a possibilidade de extensão até o bairro São Carlos VIII, beneficiando centenas de famílias e aliviando o tráfego em rotas mais movimentadas.
Uso como atalho e ligação entre bairros
Segundo Edson Ferraz, essa via tem sido cada vez mais utilizada como atalho alternativo por motoristas que desejam evitar o tráfego intenso da Rodovia Washington Luiz, especialmente após as obras de ampliação da rodovia. O trecho conecta diretamente a região da UFSCar a bairros habitacionais da zona sul, funcionando como rota estratégica para deslocamentos diários, inclusive de trabalhadores e estudantes.
“O fluxo aumentou bastante, com carros e até veículos de carga passando por ali. Quando chove, vira lama. Quando está seco, a poeira afeta moradores e quem trafega. A raspa de asfalto é uma solução de baixo custo e rápida execução que já teve bons resultados em outras regiões da cidade”, destacou o parlamentar.
As duas indicações foram encaminhadas ao Poder Executivo e agora aguardam análise técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Foto: Andréia Rosa