domingo, maio 18, 2025

Guarda Municipal de São Carlos capacita agentes de outras cidades para uso do sistema SINESP CAD

Guarda Municipal de São Carlos capacita agentes de outras cidades para uso do sistema SINESP CAD

A Guarda Municipal de São Carlos iniciou, na última segunda-feira (12/05), no campus 1 da FESC, na Vila Nery, o sexto treinamento sobre a implantação do sistema SINESP CAD – Central de Atendimento e Despacho. A tecnologia oferece suporte a serviços públicos emergenciais, integrando o atendimento entre forças de segurança pública e outros órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, PRF e Guardas Municipais.

O objetivo do sistema é otimizar a gestão de recursos, reduzir o tempo de resposta e aprimorar o planejamento operacional. Por meio de uma plataforma de Tecnologia da Informação, o SINESP CAD permite o registro e gerenciamento de ocorrências acionadas por números de emergência (153, 190, 191, 192, 199), cobrindo todas as etapas do atendimento — da solicitação ao encerramento — e promovendo a integração entre agências em níveis municipal, estadual e federal.

São Carlos é o Ponto Focal do SINESP CAD e tem papel estratégico na implantação do sistema em 51 cidades, por meio de um Acordo de Cooperação entre municípios. Além do treinamento no Estado de São Paulo, a cidade também auxiliou na capacitação de agentes de quatro cidades do Paraná, e realizou a implantação do sistema em Teresina (PI), Limeira (SP), São José do Rio Preto (SP) e Osasco (SP).

Nesta edição do curso, participam Guardas Municipais das cidades de Franca, Lins, Pedregulho, Pontal, Rafard, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Conceição, São Simão, São Vicente, Serrana e Ubatuba.

O prefeito de São Carlos, Netto Donato, visitou a FESC na quarta-feira (14/05) para dar as boas-vindas aos agentes. “A adoção do SINESP CAD representa um avanço importante para a segurança pública. Ganhamos agilidade, precisão e integração entre os órgãos de atendimento emergencial. Ver nossa Guarda Municipal se consolidando como referência na capacitação de outras corporações é motivo de orgulho. Esse é o resultado de um trabalho sério, que demonstra nosso compromisso contínuo com a segurança da população”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Segurança Pública, Michael Yabuki, ressaltou que o sistema já tem impactado positivamente a segurança da cidade. “O SINESP CAD tem promovido mais agilidade na troca de informações entre as forças de segurança e uma integração mais efetiva com os demais órgãos de atendimento. Isso se traduz em mais eficiência e qualidade na prestação dos serviços emergenciais à população”, afirmou.

Para o comandante da Guarda Municipal de São Carlos, Célio Ramos, o treinamento representa uma etapa importante na consolidação do sistema em outros municípios. “Além de integrar os atendimentos de emergência, o sistema melhora a comunicação entre as forças de segurança e otimiza o uso dos recursos disponíveis. É um avanço fundamental para as Guardas Municipais envolvidas. São Carlos tem se destacado como Ponto Focal e estamos orgulhosos de compartilhar nossa experiência com outras cidades. Quanto mais capacitados estivermos, melhor será o atendimento prestado em situações críticas”, afirmou.

A capacitação seguiu até sexta-feira (16/05), na FESC Vila Nery, localizada na Rua São Sebastião, 2828.