quinta-feira, maio 15, 2025

Há 43 anos ia ao ar o final da série O Incrível Hulk

Há 43 anos ia ao ar o final da série O Incrível Hulk

A série que foi ao ar pela rede de TV CBS, tinha Bill Bixby como Dr. David Banner, Lou Ferrigno como Hulk e Jack Colvin como Jack McGee.

O filme piloto de duas horas para a televisão, que estabeleceu as origens do Hulk, foi ao ar em 4 de novembro de 1977. A série teve 82 episódios que foram originalmente transmitidos pela CBS durante cinco temporadas de 1978 a 1982. Foi desenvolvido e produzido por Kenneth Johnson, que também escreveu ou dirigiu alguns episódios.

Em 1988, os direitos autorais foram adquiridos da MCA/Universal pela New World Television para uma série de filmes de TV para concluir o seriado que teve o episódio final exibido em 12 de maio de 1982.

Os direitos de exibição foram, por sua vez, transferidos para a rival NBC. New World (que em certo momento possuía a Marvel) produziu três filmes para televisão: A Volta do Incrível Hulk" de 1988 (The Incredible Hulk Returns), dirigido por Nicholas J. Corea, "O Julgamento do Incrível Hulk" de 1989 (The Trial of the Incredible Hulk), dirigido por Bill Bixby e A Morte do Incrível Hulk de 1990 (The Death of the Incredible Hulk) dirigido por Bill Bixby.


- Sinopse

Depois da morte da esposa, o Dr. David Bruce Banner procura um modo de liberar uma força desconhecida, que supostamente todos os humanos teriam, para protegerem seus entes queridos. Ele descobre que a radiação gama poderia lhe dar essa força e, para não ferir ninguém, ele a testa em si mesmo. David não sentiu nada diferente logo após o teste mas depois descobriu que ao se sentir raivoso ou pressionado, transformava-se num homem monstruoso, de pele verde, grande e musculoso. O repórter Jack McGee descobre esse segredo e tenta culpar o gigante verde pela morte de uma pessoa em um acidente e passa a perseguir o Dr. Banner, que tenta fugir, ao mesmo tempo em que busca uma maneira de se curar das transformações.

- Elenco principal

  • Bill Bixby: Dr. David Banner.
Bill nasceu o 22 de janeiro de 1934 em São Francisco, Califórnia, EUA. Entre muitos outros trabalhos que fez em seus mais de trinta anos de carreira, ficou muito conhecido quando protagonizou a série de televisão O Incrível Hulk, exibida originalmente entre 1978 e 1982, em que atuou e produziu. Com o término da série, participou de filmes de televisão que deram continuidade à história do Hulk até a sua morte, contada no filme de 1990 intitulado A Morte do Incrível Hulk. Apareceu também em forma de desenho em um episódio de Os Padrinhos Mágicos.

Em 1989, Bill conheceu Laura Michaels, que tinha trabalhado em um dos seus filmes do Hulk. Eles se casaram um ano mais tarde, no Havaí. No início de 1991, Bixby foi diagnosticado com câncer de próstata e submetido a tratamento. Ele havia se divorciado no mesmo ano. No final de 1992, amigos apresentaram-lhe a artista Kliban Judith, viúva de B. Kliban, um caricaturista que tinha morrido de uma embolia pulmonar. Bixby e Judith se casaram no final de 1992, apenas seis semanas antes de encerrar sua direção na série Blossom.

No início de 1993, após começar a circular rumores sobre sua saúde, Bixby revelou ao público sua doença, discutindo sobre ela e sobre a energia necessária para mantê-lo vivo. Como resultado, ele fez várias aparições como convidado em shows, tais como, The Entertainment Tonight, The Today Show e Good Morning America, dentre muitos outros.

O câncer de Bixby progrediu e foi diagnosticado como terminal. Em 21 de novembro de 1993, seis dias após a sua atribuição definitiva sobre a série Blossom, ele morreu de complicações de câncer de próstata, em Century City, Califórnia. Sua esposa e um amigo de longa data do ator, Dick Martin, estavam a seu lado. Suas cinzas encontram-se na propriedade Kliban Maui. Uma semana após sua morte, a família de Judith construiu um memorial privativo para o ator.
Foi casado com Judith Kliban, Laura Jane Michael e Brenda Benet.


  • Lou Ferrigno: Hulk.
Ferrino é um ator, produtor, fisiculturista, e dublador americano, mais conhecido por interpretar o Hulk na série de televisão "O Incrível Hulk", e nos filmes Incrível Hulk (1977), O Incrível Hulk (2008) e Hulk (2003). É casado com Carla Ferrigno desde o 3 de maio de 1980 e tem três filhos.

Ele nasceu em 1951 e teve um papel importante no universo da Marvel, tanto em televisão como em filmes e desenhos animados.

Logo após seu nascimento, sofreu uma infecção no ouvido, perdendo de 75% a 80% de sua audição, mas os seus pais só descobriram quando ele tinha 3 anos de idade. Começou a levantar peso aos 13 anos de idade, e após se formar na Brooklyn Technical High School em 1969, Ferrigno estreou na NABBA Mr Universe e ganhou um título da IFBB Mr. America e mais dois títulos da IFBB Mr. Universe consecutivos. Em 1974, ficou em segundo lugar em sua primeira participação no Mr. Olympia. No ano seguinte, chegou ao terceiro lugar, e sua tentativa de vencer Arnold Schwarzenegger foi tema do documentário Pumping Iron (1975). Após a competição, Ferrigno abandonou o circuito.

Apesar de não vencer Schwarzenegger no Mr. Olympia em 1974, Ferrigno voltou a competir em 1975, 1992, 1993 e 1994, ficando em terceiro, décimo segundo, décimo e segundo lugar em sua última competição.

Participou das duas versões cinematográficas de Hulk, em 2003 e 2008, ambas no papel de um guarda. Também dublou o personagem no segundo filme, após uma proposta do diretor Louis Leterrier na New York Comic Con de 2008.

Com o fim da série O Incrível Hulk, Lou conseguiu ainda estrelar outra série, chamada Trauma Center, que se originou de um episódio da série The Fall Guy (no Brasil, Duro na Queda) de 1981. A série trata-se de uma equipe médica especializada em emergências traumáticas. A série teve curta duração, e infelizmente não ajudou em sua carreira.

Lou partiu então para uma série de produções classe "Z" para os cinemas, que exploravam mais seu porte físico do que suas habilidades como ator, como Hércules, Simbad e outros. Também emprestou sua voz para uma série de desenhos Marvel com o personagem Hulk. Quando a idade impossibilitou o retorno as competições de fisiculturismo e os papéis ficaram escassos na tevê e cinema, Lou precisou partir para outra profissão e tornou-se Xerife-Assistente do Condado de Los Angeles, em 2006. Ferrigno continua na profissão de xerife.

Seu novo trabalho rendeu uma participação na série cômica Reno 911! (exibida pelo canal FX) interpretando ele mesmo. Nas duas produções solo do Incrível Hulk para o cinema, Ferrigno fez aparições especiais, além de emprestar sua voz ao Gigante Esmeralda.

Em junho de 2009, Lou Ferrigno foi contratado pelo cantor Michael Jackson como seu treinador pessoal. O objetivo era preparar o cantor para a maratona de 50 apresentações que seriam realizadas no Reino Unido. Ele inclusive participou do filme/documentário Michael Jackson's This Is It, falando sobre o convívio com o cantor antes de sua morte.
É casado com Carla Ferrigno desde o 3 de maio de 1980 e tem três filhos. Foi casado com Susan Groff.

  • Jack Colvin: Jack McGee.
Jack Colvin nasceu o 13 de outubro de 1932 em Kansas, EUA. Era ator e diretor e foi conhecido pelo seu trabalho interpretando o repórter Jack McGee no seriado de TV O Incrível Hulk, exibido entre 1978 e 1982.

Com o término da série, participaria ainda de um filme para televisão, que daria continuidade a história do Hulk como A Volta do Íncrivel Hulk. É também lembrado como Dr. Ardmore no clássico terror Brinquedo Assassino de 1988.

Em 1 de dezembro de 2005, Jack Colvin morreu vítima de um derrame cerebral, aos 71 anos.



- Elenco de apoio:

  • Mariette Hartley: Dra. Carolyn Fields.
Mariette nasceu o 21 de junho de 1940 em Connecticut, EUA. É atriz e autora, conhecida pelo seu trabalho na série de TV O Incrível Hulk (1977-1982), Pistoleiro do Entardecer (1962) e O Homem da Califórnia (1992). É casada com Jerry Sroka. Foi casada com Patrick Boyriven e John Lucian Sorrenti.

  • Dick Durock: Hulk DelFrye / Dr. Jeffrey Clive.
Dick Durock nasceu o 18 de janeiro de 1937 em South Bend, Indiana, EUA. Era ator e foi conhecido pelo seu trabalho na série de TV O Incrível Hulk (1977-1982),  Conta Comigo (1986), O Monstro do Pântano (1982) e Sem Medo da Morte (1976). Foi casado com Jane Durock.

Interpretou uma criatura semelhante ao Hulk na série de televisão O Incrível Hulk (The Incredible Hulk) no episódio de duas partes intitulado "The First", onde foi revelado que David Banner não foi o primeiro homem a se tornar uma criatura. Outro cientista acidentalmente criou uma cerca de trinta anos atrás enquanto da mesma forma procurava uma maneira de usar radiação para aumentar a força. "The First" continua a ser um dos episódios mais populares da série.

Morreu o 17 de setembro de 2009 em Califórnia, EUA.

- Criado por: Kenneth Johnson

- Narrado por: Ted Cassidy

- Tema de abertura: The Incredible Hulk Theme

- Tema de encerramento: The Lonely Man


- Lista de Epsódios

1ª Temporada
1 - O Incrível Hulk
2 - Morte em Família
3 - O Último Assalto
4 - O Animal Interior
5 - Culpas, Modelos e Crimes
6 - Terror em Times Square
7 - 7-4-7
8 - Hulk Ataca Lãs Vegas
9 - Não Dê ao Motorista Uma Chance de Desforra
10 - Vida e Morte
11 - Terremotos Acontecem
12 - Reportagem nas Docas

2ª Temporada
13 - Casado
14 - O Horror de Antowuk
15 - Ricky
16 - A Ponta do Arco-Íris
17 - Uma Criança em Apuros
18 - Um Outro Caminho
19 - Alice na Discoteca
20 - Instinto Assassino
21 - Parem as Prensas
22 - Fuga de Los Santos
23 - Fogo Selvagem
24 - Um Lugar Solitário
25 - Como Um Irmão
26 - Assombração
27 - O Homem Misterioso (Parte 1)
28 - O Homem Misterioso (Parte 2)
29 - O Discípulo
30 - Sem Fuga
31 - Espíritos Ancestrais
32 - A Confissão
33 - O Quarto do Silêncio
34 - A Desforra

3ª Temporada
35 - Metamorfose
36 - Fúria Cega
37 - A Super Dotada
38 - A Prisão
39 - Mágico Favorito
40 - Jake
41 - Atrás do Volante
42 - Volta ao Lar
43 - O Golpe
44 - Babalaô
45 - O Refém
46 - Imagem Quebrada
47 - Pesadelo
48 - A Vidente
49 - Fuga Para o Lar
50 - Anjos de Barro
51 - A Loteria
52 - A Médium
53 - Difícil Impasse
54 - A Máscara da Morte
55 - Equinócio
56 - Nove Horas
57 - Na Linha de Fogo

4ª Temporada
58 - O Meteoro (Parte 1)
59 - O Meteoro (Parte 2)
60 - Queda Livre
61 - Lado Escuro
62 - Choque Profundo
63 - Tragam-me a Cabeça do Hulk
64 - Pista de Alta Velocidade
65 - Adeus Eddie Cain
66 - O Rei da Praia
67 - Museu de Cera
68 - East Winds
69 - O Primeiro (Parte 1)
70 - O Primeiro (Parte 2)
71 - Trágico Acidente
72 - Entrevista com Hulk
73 - O Anão Lutador
74 - Danny
75 - Modelos

5ª Temporada
76 - O Fenômeno
77 - As Duas Madrinhas
78 - Veterano
79 - O Santuário
80 - Triângulo
81 - Escravos
82 - A Ameaça


- Curiosidades
  • A série de TV foi produzida pela CBS e é baseada no personagem Hulk dos quadrinhos da Marvel Comics.
  • Lou Ferrigno, o intérprete do Hulk, é o único ator do elenco principal que continua vivo.
  • Bill Bixby morreu em 1993 por causa de um câncer na próstata.
  • Durante as cinco temporadas da série, muitos atores familiares aos telespectadores, ou que mais tarde se tornaram famosos por seus trabalhos subsequentes, fizeram aparições na série, incluindo: a futura co-estrela de Falcon Crest e Castle, Susan Sullivan, no piloto original; Brett Cullen, também da Falcon Crest ; Kim Cattrall, do famoso Sex and the City; Ray Walston, co-estrela da primeira série de Bixby, My Favorite Martian; Brandon Cruz, co-estrela de The Courtship of Eddie's Father; Lou Ferrigno, que além de estrelar como o Hulk, apareceu em um episódio ("King of the Beach") como um personagem diferente; a ex-esposa de Bixby, Brenda Benet; e em um papel não creditado, o fisiculturista e lutador profissional Ric Drasin como o Hulk semi-transformado em "Prometheus" (partes 1 e 2).
  • Mariette Hartley ganhou o Primetime Emmy Award de Melhor Atriz Principal em Série Dramática por suas aparições como Dra. Carolyn Fields no episódio "Married" (também conhecido como "Bride of the Incredible Hulk") na segunda temporada.
  • Stan Lee e Jack Kirby, a equipe de escritores e artistas que criou o Hulk para a Marvel Comics, fizeram aparições na série. A participação especial de Kirby foi no episódio "No Escape" da segunda temporada, enquanto Lee apareceu como jurado em "Julgamento do Incrível Hulk" (o filme pós-série de TV em 1989).