São Paulo irá receber o Pan-Americano de Maratona, dia 27 de julho
São Paulo vai receber o Campeonato Pan-Americano de Maratona no dia 27 de julho. A Associação Pan-Americana de Atletismo (APA) anunciou a data e a sede da competição no início desta semana (12/5). O Pan vai ser disputado juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores nas distâncias da meia maratona e maratona. A largada dos 42,195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros paulistanos, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.
São Paulo é a maior cidade brasileira e a quarta metrópole do mundo em população (12,3 milhões de habitantes), um destino cobiçado pelo turismo por ser cosmopolita, pela gastronomia e cultura também. A APA ainda destacou como pontos favoráveis as temperaturas de São Paulo, entre 16 e 28 graus, e a largada no icônico Pacaembu, onde foram realizados os Jogos Pan-Americanos de 1963 (cerimônia de abertura).
A possibilidade de juntar na mesma corrida atletas de elite e de toda a área pan-americana e corredores de rua surgiu de uma parceria da CBAt com a Iguana Sports, organizadora da SP City Marathon, que integra o calendário mundial de corridas de rua, com regras da World Athletics, tem distâncias aferidas por medidor oficial, Permit e Selo ouro da CBAt.
As inscrições dos atletas, integrantes de comissões técnicas e oficiais serão feitas até 31 de maio por formulários próprios a serem encaminhados para a Confederação Brasileira de Atletismo (bra@mf.worldathletics.org e tecnico@cbat.org.br) com cópia para a APA (asociacion.panamericana.de.atletismo@athleticspanam.com). Cada federação filiada poderá inscrever quatro atletas por gênero para a disputa por equipe (serão considerados os resultados dos três primeiros).
"Em conversas com a CBAt percebemos que seria possível acomodar dentro dessa nossa prova, a SP City Marathon, o Pan-Americano de Maratona. Será importante contar com a presença de atletas desses países todos no Brasil porque prestigia o atletismo. E também para a cidade de São Paulo perceber a importância desse tipo de evento esportivo aqui", disse Paulo Carelli, CEO da Iguana e diretor de prova da SP City Marathon.
"É importante, estratégico, que o Brasil sedie eventos das áreas Sul-Americana e Pan-Americana. É uma forma de trazermos para o Brasil atletas de nível internacional para competir com os nossos atletas, fundamental para seguirmos com o nosso desenvolvimento. E foi possível fazer isso numa prova tradicional, que tem o Permit e Selo Ouro CBAt, um garantia de uma boa entrega. A oportunidade de uma chancela internacional é importante e o Brasil poderá participar com uma delegação completa dando oportunidade de evolução e desenvolvimento técnico aos nossos atletas", disse Cláudio Castilho CEO da CBAt.
Foto: Thiago Diz/Divulgação