quinta-feira, julho 31, 2025

Com premiações milionárias, Copa do Brasil impulsiona clubes de menor orçamento nas oitavas de final

Com premiações milionárias, Copa do Brasil impulsiona clubes de menor orçamento nas oitavas de final
A Copa do Brasil ganhou uma nova dimensão para clubes e torcedores devido suas altas premiações que seguem transformando a realidade financeira de clubes de todas as divisões. Cada equipe classificada para a fase de oitavas de final já garantiu R$ 3,6 milhões, e quem avançar às quartas embolsará mais R$ 4,7 milhões. Ao fim do torneio, o campeão pode somar até R$100 milhões, considerando os bônus acumulados desde as fases iniciais.

As premiações, iguais para todos os clubes a partir da terceira fase, representam um crescimento de cerca de 5% em relação à edição anterior. Para os clubes de menor orçamento e que iniciaram o torneio desde a primeira fase, chegando às oitavas, como CSA, Retrô (Série C) e CRB (Série B), por exemplo, o montante acumulado já ultrapassa R$ 9,4 milhões, uma injeção financeira crucial para o planejamento do restante da temporada.

“O impacto dessas premiações para clubes com orçamento mais enxuto é gigantesco. Muitas vezes, um bom desempenho na Copa do Brasil permite a quitação de dívidas, reforços no elenco ou até investimentos em infraestrutura. É um torneio que, além de esportivamente emocionante, pode mudar o patamar financeiro de uma equipe”, afirma Cláudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil, empresa que gerencia a carreira de mais de 115 atletas no país.

Adversário do Cruzeiro, o CRB segurou um 0 a 0 contra o líder da Série A, no jogo de ida em pleno Mineirão. O bom momento dentro de campo também pode ser visto com um fruto do que está sendo feito fora das quatro linhas, como a conquista de parceiros comerciais estratégicos. O acordo de patrocínio da BETesporte com o CRB, por exemplo, é o maior da história de um clube do estado, conforme divulgado na data do anúncio oficial por André Carneiro, presidente do comitê gestor da equipe. O contrato contempla a exposição da marca no espaço nobre do uniforme, em backdrops, conteúdos nas redes sociais e publicidade nas placas nos Centros de Treinamentos. A casa de apostas, que também é nordestina, se orgulha de poder contribuir para o fortalecimento do futebol local.

"É gratificante ver que o investimento da BETesporte vem gerando bons frutos para o CRB, que eliminou o Santos, um gigante do futebol nacional, e agora vai enfrentar o Cruzeiro. Nosso objetivo é fortalecer as equipes que estão fora dos grandes centros, principalmente no nordeste, que é nossa terra natal. Estaremos na torcida para que o CRB conquiste um bom resultado e avance na competição", diz Vinicius Nogueira, CEO da BETesporte, que também patrocina o CSA.

Caso avance para a próxima fase, os R$ 4,7 milhões representam, aproximadamente, 6 vezes a folha salarial mensal de CSA e Retrô-PE, que vão para o jogo da volta com um empate sem gols contra o Vasco e uma derrota para o Bahia por 3 a 2, respectivamente. Uma classificação representaria a entrada de recursos muito importantes para clubes que vivem uma fase de reestruturação e tentam se aproximar da elite do Campeonato Brasileiro. O clube pernambucano, por sua vez, que com o avanço até as oitavas de final já garantiu R$ 7.783.500 em premiação, já superou sua arrecadação de todo o ano de 2023, que foi de apenas R$ 5.272.001 – o balanço financeiro de 2024 ainda não foi divulgado.

Entre os grandes, o campeonato também é tratado com muito prestígio. Tudo isso graças ao impacto financeiro e de visibilidade que a competição gera. “A Copa do Brasil tem um papel único no calendário do futebol brasileiro justamente por permitir que clubes de diferentes realidades compartilhem o mesmo palco. Isso gera narrativas emocionantes e oportunidades valiosas de exposição para marcas que querem se conectar com a paixão do torcedor de forma genuína. Cada rodada é uma chance de gerar valor dentro e fora de campo”, conta Bruno Brum, CMO da End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

Confira os valores de premiação por fase da Copa do Brasil 2025:


1ª fase | 80 clubes

Grupo I (Série A): R$ 1.543.500

Grupo II (Série B): R$ 1.378.125

Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 830 mil


2ª fase | 40 clubes

Grupo I (Série A): R$ 1.874.250

Grupo II (Série B): R$ 1.543.500

Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 1 milhão


3ª fase | 20 clubes + 12 clubes = 32 clubes

Grupo I (Série A): R$ 2.315.250

Grupo II (Série B): R$ 2.315.250

Grupo III (clubes participantes da Série C, D e outros): R$ 2.315.250


Oitavas de final

R$ 3.638.250


Quartas de final

R$ 4.740.750


Semifinal

R$ 9.922.500


Final

Vice-campeão: R$ 33.075.000

Campeão: R$ 77.175.000